Que venham as estrelas!
Ah! O brilho das estrelas. Quem não gosta de se admirar com a beleza de um céu estrelado? Mais bonito do que isso, é só quando aparecem em volta do seu Pokémon favorito!
Nesse guia, eu vou te ajudar a correr atrás dos shinies mais legais disponíveis no Pokémon Legends: Arceus, para deixar o seu pasto cheio e multicolorido! Então, aumente o volume do seu Switch, ou da sua Tv ,que é pra ouvir bem o barulho das estrelas, e bora para o guia.

O tal do Shiny
Primeiramente, o que é um pokémon shiny? Na verdade é muito simples: um shiny é um pokémon de cor diferente, como se fosse uma skin. Não tem diferença alguma de força, de golpes, ou habilidades. É somente uma variação rara na aparência, feita para os colecionadores.
Eles existem desde a segunda geração em Johto (Gold/Silver/Crystal), e, desde então, vem despertando o interesse e a curiosidade dos jogadores ao redor do mundo. Além disso, desde o início, eles são caracterizados não só pela cor diferente (até porque, alguns deles nem mudam de cor), mas também pelas estrelas que aparecem ao encontrarmos os abençoados. Por isso, a comunidade deu o nome de ‘’shiny’’ que significa brilho/brilhar/brilhante.
Agora, vamos aos shinies no Legends. Tudo começa com as probabilidades. Aqui, temos uma chance inicial de 1/4096 de encontramos um shiny na natureza (ou overworld), e esses são os full odds, ou seja, com a probabilidade básica e menos favorável. Mas, como em todos os jogos, existem formas de melhorar essa probabilidade.

A introdução do Research Level
Primeiramente, temos o Research Level.
No Legends, nós temos algumas pequenas tarefas a cumprir com cada pokémon, por exemplo, capturá-lo ou derrotá-lo dez vezes, etc. Então, ao completarmos, e relatarmos ao professor Laventon no acampamento, ele registra tais progressos, e, quando atingimos o nível 10 no Research Level, a sua chance é dobrada, ou seja, vai para 1/2048.
Também podemos ir mais além. Ao completarmos a dex do Pokémon, nós alcançamos o nível Perfect, e isso melhora ainda mais a probabilidade, deixando 1/1024. Portanto, o primeiro passo que você deve fazer é deixar o Research Level do Pokémon desejado no nível 10 (lembrando que, isso normalmente é um processo tranquilo).
E, por fim, ainda é possível conseguirmos um item chamado Shiny Charm. Nós o conseguimos depois de deixar todos os Pokémon da Pokédex com Research Level 10. Então, o professor nos presenteia com esse item maravilhoso. Ele melhora sua probabilidade ainda mais, e acumula com os níveis de pesquisa. Assim que você consegue o charm, a probabilidade sobe de 1/2048 para 1/819. E se, você estiver com status Perfect, ela chega a 1/585! O que já deixa tudo bem gratificante!

O entra e sai constante
Mas, como funciona essa caçada? Bom, é bem simples. Como eu expliquei na análise, Legends Arceus tem mapas abertos, porém separados. Então, temos um processo: Vamos para a vila, fazemos o que quisermos lá, e depois vamos ao portão para escolher em qual área ir.
Sendo assim, no momento que escolhemos uma área, todos os pokémon dela são gerados. Então, o shiny que pode aparecer naquela área já está escolhido! Ou seja, é muito simples: Você abre o jogo, vai pra vila, salva seu progresso e entra na área. Vai até onde o pokémon que você quer caçar está, confere se é shiny. Se não for, você simplesmente fecha o jogo e abre de novo, voltando assim para Jubilife e entrando na área novamente.
Lembrando que, esse método funciona para os Alphas também, ou seja, cada vez que você entrar novamente na área desejada, todos os Pokémon mudam e assim, você tem chance de achar um shiny (mesmo que não seja o que você procura). E, não se esquecem de salvar em Jubilife Village! Nesse método, o save deve ser feito na vila, sempre!

Abençoados sejam os Mass Outbreaks
Em seguida, vamos para o segundo método, e, sem dúvida, o mais legal: Os Mass Outbreaks.
O fenômeno conhecido como Mass Outbreak acontece quando encontramos quatro Pokémons da mesma espécie em uma área específica, e isso faz com que vários deles fiquem aparecendo (ou spawnando) em sequência, podendo gerar entre 10 e 15 pokémon em um único outbreak (lembrando que esse número varia, e é gerado de forma aleatória).
Além disso, os Mass Outbreaks tem uma probabilidade muito melhor dos encontros no overworld! Quando eu digo muito melhor, eu quero dizer muito melhor mesmo!
Um Mass Outbreak, sozinho, tem uma probabilidade de 1/158 de encontrarmos um shiny. Caso você possua o Research Level 10 do Pokémon que está no outbreak, a probabilidade vai para 1/152. Se, estiver no nível Perfect, ela vai para 1/141.
Agora, caso você tenha o Research no level 10, e ainda com o shiny charm, você terá 1/137. Porém, o mais absurdo, é ter o Research Perfect, e o shiny charm, deixando você com a probabilidade insana de 1/128! O que é algo simplesmente inacreditável! Nunca foi vista uma probabilidade tão boa assim na franquia. Realmente é muito difícil você não conseguir o seu shiny, se persistir.

O ”pulo do Glameow”
Mas, não adianta falar dos odds, se eu não explicar como agir no Mass Outbreak não é? Pois bem, como eu disse, assim que encontramos o fenômeno já vemos quatro Pokémon (lembrando que é possível que seu shiny já esteja lá), então, a partir daí, existem algumas opções. Ou você pode capturar um por um, ou derrotar um por um, ou derrotá-los de forma conjunta, como 2×1, ou 3×1 ou 4×1 (mas isso só funciona, de forma recorrente, com os Pokémon agressivos, não se esqueça).
E, nesse ponto de progresso, nós temos o ‘’pulo do gato’’ do Mass Outbreak.
Como eu expliquei, assim que escolhemos uma área, os encontros já são gerados, e isso inclui os Mass Outbreaks, ou seja, se você capturar todos os Pokémon existentes no outbreak, você será capaz de verificar tudo que ele tem pra te oferecer, podendo ter um shiny, um alpha, ou até um shiny alpha. Entretanto, caso você derrota um pokémon, ou vários, o resto dos encontros serão embaralhados e sorteados novamente!
Ou seja, tudo depende do seu instinto! Pensa que você tem duas opções. Arriscar a sorte embaralhando os encontros com as batalhas, ou acreditar que o outbreak já está pronto para você. Eu, particularmente, prefiro capturar e ver tudo que tem. Mas, os dois métodos são questão de pura sorte, então não existe algo errado. Além disso, assim que você capturar um pokémon e outro não spawnar, você pode ir embora do outbreak se quiser, porque não terá mais nenhum pokémon novo.

Gerando um Outbreak
Agora, vamos a alguns detalhes sobre os outbreaks. Primeiro, eles começam a aparecer nas áreas depois que nós adquirimos o Wyrdeer. Segundo, só aparecem outbreaks de Pokémon que você JÁ CAPTUROU, e isso é muito importante! Se não, pode acontecer de você ficar esperando por um outbreak que nunca irá aparecer. Terceiro, eles são totalmente aleatórios, e isso difere totalmente dos métodos dos jogos antigos, onde, quase sempre, podemos escolher qual Pokémon caçar.
Mas, é bem fácil fazer com que um outbreak apareça. Basta sair da área em que você está e voltar para a vila. Então, é só sair novamente que o porteiro irá te avisar se existe algum outbreak. Caso não esteja, é só repetir o processo que uma hora algum outbreak irá aparecer.
Então, basta você selecionar a área que deseja. Lembrando que podem aparecer vários outbreaks ao mesmo tempo, um em cada área. Nesse caso basta você escolher qual te agrada mais. Agora, chegando à área, você deve salvar o jogo no acampamento e se deslocar até o Mass Outbreak. Chegando lá você checa (seja batalhando ou capturando), se o shiny apareceu. Caso contrários, simplesmente feche e abra o jogo de novo. O Outbreak não irá mudar, mas você vai economizar os itens que gastou. Por fim, é só voltar para a vila e repetir o processo (já que irá voltar no acampamento).
Vale ressaltar que, quando você voltar para a vila, o outbreak seguinte, provavelmente, não será o mesmo que você acabou de ir. Mas, tudo é questão de persistência. Uma hora os que você deseja começam a aparecer. Outro detalhe, você também pode usar os outbreaks para colocar o pokémon no Research Level 10, já que aparecem vários ao mesmo tempo!

A chegada do fenômeno
Por último, mas não menos importante, nós temos o último método disponível no Legends: Massive Mass Outbreak
O Massive Mass Outbreak (MMO) é um fenômeno onde vemos vários pontos de interrogação no mapa, e cada um deles representa um Mass Outbreak ‘’secreto’’. Esses outbreaks são iguais aos normais, porém com pequenas diferenças. Mas antes de explicar, quero ressaltar a parte do ‘’secreto’’.
Como eu disse, eles estão marcados por um interrogação, mas podem ser revelados ao conversamos com a Mai, a NPC que guia a missão de tutorial dos MMOs, e assim ela nos pede 5 Aguav Berries para o Munchlax dela, para então revelar todos os outbreaks disponíveis.
Alguns deles podem exibir dois pontos diferentes: Ou uma estrela, ou o símbolo de uma berry. A estrela quer dizer que você enfrentará uma segunda horda de outbreak após terminar a primeira, e essa segunda horda pode conter a forma evoluída do Pokémon que apareceu no primeiro outbreak. Por exemplo, em um outbreak de Rowlet com estrela, a segunda horda pode ser de Dartrix. Ou talvez, pode ser que seja o alpha daquele Pokémon, no caso do exemplo, uma horda de Rowlets alpha, ou até, a forma evoluída alpha, portanto, uma horda de alpha Dartrix.
Já quando tem o símbolo da berry, quer dizer que ao capturarmos ou derrotarmos os Pokémon do outbreak, eles vão dropar Aguav Berries, que são essenciais para revelar as localizações.

Parecido, porém diferente
Agora, para executarmos o shiny hunt aqui, é um pouco diferente do outbreak comum. Primeiro, assim que entrarmos na área, devemos salvar em frente a Mai (para poupar tempo), então entregamos as Aguavs para o Munchlax e conferimos os outbreaks disponíveis. Se existir algum, ou alguns, do seu agrado, basta ir até eles, conferir, e se não houver o shiny, você fecha o jogo e abre de novo. Caso tenha, você pode simplesmente decorar onde o outbreak está no mapa, fechar e abrir o jogo de novo, e retornar ao local, sem gastar as Aguavs (a malandragem clássica).
Além disso, também é possível sobrevoar todos os outbreaks para ver se tem algum shiny logo de cara (caso não apareça nenhum que te agrade totalmente). Outro detalhe importante a ser ressaltado, é que os MMOs são marcados por uma chuva forte, e eles duram até a chuva acabar. Ou seja, é impossível fazer todos os outbreaks da área. Então, planeje sua rota, e só finalize os que você realmente deseja caçar, para não perder tempo! Lembrando que o esquema de voltar para a vila e assim sortear novamente os outbreaks, também funciona aqui no MMO. E eles também são aleatórios, portanto, siga persistindo!
Outro detalhe: o fato de derrotar os Pokémon do outbreak, também embaralham o Spawn da segunda horda! Ou seja, é possível ficar refazendo a segunda horda também, para talvez encontrar um shiny alpha, ou uma forma evoluída shiny, fica ao seu critério.

Zakarias e o Legends
Agora, gostaria de compartilhar a minha experiência pessoal sobre o shiny hunt no Pokémon Legends Arceus.
Eu finalizei o jogo com 180 horas e com 96 shinies no total, deixando uma média de 1,87 shinies por hora, e isso sem o shiny charm. Ou seja, realmente é muito mais tranquilo do que os outros jogos. E esse número variou entre shinies alphas, shinies de outbreaks em sua maioria, alguns no overworld e três full odds. Portanto, você não precisa realmente do shiny charm para conseguir o seu pokémon favorito. Basta apenas confiar no outbreaks e persistir!
Pokémon Legends Arceus tem muitas qualidades, e uma delas é poder ajudar no crescimento da coleção de shinies para muitos treinadores, sejam eles novatos ou veteranos. Pela primeira vez, você que nunca teve um shiny por achar muito difícil ou por falta de tempo, agora tem a chance de experimentar a sensação de choque, ao ver as estrelas brilharem, ou de ouvir o barulho do shiny e não saber onde ele está (sim isso acontece).

A prova de falhas!
Ah! E quatro últimas dicas para fechar.
Primeiro: Assim que abrir o jogo, abra o menu apertando o direcional para cima, depois aperte o ZL, clique em ‘’Settings’’ e vá até ‘’Sound Effects’’. Aumente para o dez e deixe o resto no sete ou seis. Isso vai deixar o som do shiny bem audível.
Segundo: Ainda nos settings, desativa a opção de ‘’Autosave’’, para que, caso você perca um shiny, o jogo não salve imediatamente e você não tenha como recuperar. Então, só deixar em ‘’Disabled’’.
Terceira: Isso vale principalmente para os MMOs. Sempre leve Ultra Balls, Jet Balls, Sticky Globs, Smoke Bomb e Stealth Spray. Porque as segundas hordas podem ser brutais, cheias de alphas, e todos esses itens são úteis contra eles. E isso vale para os Mass Outbreaks também, já que alguns dos pokémon são agressivos e esses itens ajudam no processo.
Quarta: Sempre que entrar em qualquer área, SALVE. Mesmo que não tenha outbreak, salve o jogo no acampamento, pois existem alguns Pokémon que são ariscos e podem fugir de você. Caso isso aconteça, você pode carregar seu save, e voltar na área onde encontrou o shiny que ele estará lá! Você também pode salvar assim que ouvir o barulho do shiny, ou vê-lo. Mas o save no acampamento é essencial!
Não vão me fazer um favor de falhar nos shinies em, Arceus me livre!!

Conclusão
Em síntese, espero que esse guia ajude você a entender como os spawns funcionam, como se portar perante os eventos, e principalmente, como não falhar em nenhum shiny! Torço para que você veja muitas e muitas estrelas pela sua jornada em Hisui. E lembre-se: Arceus abençoa aqueles que persistem.