Introdução
Wartales é um jogo que promete entregar a essência de um RPG clássico. No game, controlamos um grupo de mercenários que deve lutar para sobreviver em um mundo medieval infestado por uma praga e pela violência. Assim sendo, teremos que lidar com bandidos, fome e até mesmo os perigos da natureza, como frio e o calor. Além disso, o título terá confrontos contra criaturas ameaçadoras, como lobos e outros animais.
Durante está aventura, a grande promessa da desenvolvedora, é que teríamos uma jornada de RPG que levaria os jogadores ao limite. Pois, os desafios enfrentados no game, não seriam fáceis. Está situação exigiria uma grande estratégia do jogador, sendo preciso um grande gerenciamento de recursos para a sobrevivência do grupo de mercenários. Além disso, os combates são por turnos e desafiadores, o que torna os confrontos do jogo únicos.
O game atualmente se encontra em acesso antecipado. Assim sendo, a desenvolvedora garante que durante o ano de 2022, a obra receberá uma série de melhorias e novos conteúdos. Além disso, a Shiro Games promete que irá ouvir atentamente o feedback dos jogadores, para que novos updates cheguem frequentemente e melhorem cada vez mais o jogo. Portanto, deixo claro que minhas impressões sobre Wartales são de uma versão com o desenvolvimento ainda em progresso e futuramente algumas coisas podem mudar.
Portanto, será que Wartales, mesmo em estado de desenvolvimento, consegue entregar adequadamente toda está premissa e essência de um RPG clássico? Confira agora em mais um preview do Garota no Controle.
O título foi desenvolvido pela Shiro Games e lançado em acesso antecipado no dia 1 de dezzembro de 2021 para PC, via Nuuvem.
Uma criação de personagens completa
Logo que Wartales começa, temos que criar nosso personagem e os membros que nos acompanharão durante a jornada. Portanto, o título faz um bom trabalho em apresentar uma boa variedade de opções, que incluem o background dos personagens, o visual e até mesmo o objetivo de nossa aventura. Ao fazermos estas escolhas, nossos protagonistas começaram imediatamente com uma vantagem e desvantagem. Durante a minha aventura eu escolhi o caminho dos aprendizes, que me forneceu 30% mais influencia, entretanto, menos 30% XP de acompanhantes, ou seja, meus companheiros ganham menos experiência durante o game.

Este elemento permite que cada jogador comece a sua aventura de uma forma única e diferente, sendo esta uma escolha crucial para o progresso dos personagens em Wartales. Além disso, podemos definir a habilidade e equipamento de cada um dos membros da nossa equipe inicial de 4 integrantes. Logo, é possível escolher entre machados, espadas e até mesmo arco e flecha. Minha recomendação, é sempre ter um arqueiro no grupo, pois, ataques a distância fornecem uma grande vantagem no game.
A primeira batalha
Após criarmos nossos personagens, o game logo introduz o jogador em uma primeira batalha. O título possui uma visão isométrica, e um sistema de batalhas por turnos. Portanto, é preciso planejar de forma precisa os ataques, usando as habilidades iniciais que cada personagem do grupo possui. Embora este confronto inicial sirva como um tutorial, já fica evidente que o jogo não irá facilitar as coisas. Portanto, não temos aqui um indicativo dos comandos que os personagens devem fazer, sendo que cabe ao jogador descobrir por si só o que cada ação faz.
Alguns aspectos do gameplay poderiam ter sido melhor introduzidos
Está falta de indicativo funciona em alguns aspectos de Wartales, como o combate por exemplo, pois isto estimula ainda mais o pensamento estratégico do jogador. Entretanto, o jogo poderia ser mais intuitivo em segmentos de sobrevivência, pois, a falta de uma indicação clara, pode facilmente fazer com que os personagens morram de fome, da forma mais inesperada possível. Embora tenhamos no mercado games que se propõem a deixar os jogadores mais livres para que eles usem a sua intuição e então descubram o que deve ser feito, este acaba não sendo o caso de Wartales.
Pois, ao mesmo tempo que o jogo não fornece indicativos para coisas complexas, ele acaba explicando coisas básicas, como o sistema de contratos nas cidades. Falarei mais disso adiante sobre isso, entretanto, já adianto que o game poderia ter sido melhor trabalhado ao explicar de forma clara os sistemas mais complexos.

O clássico combate por turnos
Em relação ao combate, temos um clássico confronto por turnos. Temos pontos de ação, que podemos usar para realizar ataques nos inimigos, sendo que é necessário um real planejamento para ataca-los, pois, a inteligência artificial dos capangas no título é surpreendente. Eles tentarão franquear, alcançar lugares mais altos e realmente apresentar um desafio se os jogadores não ficarem atentos. Além disso, as lutas possuem uma boa variação de formas de confronto, o que faz com que seja preciso adaptarmos a nossa forma de ataque dependendo o vilão que estamos enfrentando. Minha dica é, use sempre um personagem com arco e flecha, pois ele trará uma grande vantagem para o grupo.
Explorando um mundo perigoso
Em Wartales, o grupo de mercenários irá explorar uma nação repleta das consequências da praga e violência. Assim sendo, ao explorarmos o mundo aberto do jogo, adentraremos cidades, vilarejos e até mesmo montanhas em busca de recursos e de trabalhos. Nestes locais, encontraremos NPCs que irão fornecer informações e trabalhos para os personagens.

O game também usa estes momentos para expandir a narrativo do game, sendo que a história é contada por meio de diálogos com personagens que encontramos nas cidades. Neste aspecto, Wartales acaba deixando a desejar. Pois, os diálogos não têm uma profundidade esperada de um RPG, e a maioria destes NPCs possuem apenas a função de fornecerem itens ou recursos para os personagens. Alguns deles também terão quests para oferecer, entretanto, a lore por trás destas missões não empolga e acaba sendo apenas uma justificativa para seguirmos uma linha de missão.
Em relação ao visual do mundo de Wartales, o game faz um bom trabalho em apresentar uma boa variação de locais, e uma ambientação visualmente imersiva. Assim sendo, principalmente nos locais que existem uma grande nevasca ou um clima mais perigoso, fica claro o sentimento constante de risco. Este elemento foi muito bem feito no título, o que transmite excelentemente a luta por sobrevivência dos personagens.
O sistema de escolhas e consequências poderia ser melhor
Como foi citado anteriormente, o jogo acaba deixando a desejar em alguns aspectos RPG. Um sistema que fez muita falta em Wartales é o de escolhas e consequências. Pois, ao decorrer de nossa aventura, nunca fica evidente se nossas escolhas estão sendo corretas ou não. Pois, entramos em confrontos em bandidos, compramos e conversamos com NPCs em cidades e repetimos este ciclo sempre em busca de sobrevivência. Logo, fica claro que um sistema de moralidade seria uma excelente forma de guiar os jogadores e até mesmo aumentar o elemento de estratégia durante a aventura.

Entretanto, este elemento não está presente e acaba sendo apenas citado de forma superficial durante algumas quests. Portanto, as vezes quando falamos com algum personagem secundário, ele menciona que nossa ação foi boa, porém, isto nunca ganha profundidade e nem mesmo é demonstrado de forma clara ao jogador. O game até possui um sistema de reputação que irá progredir ao decorrer da campanha, entretanto, nada é realmente aprofundado.
A fome irá levar os jogadores ao limite… pelo menos no começo
Um dos aspectos mais desafiadores em Wartales é a fome. Pois, nosso grupo de mercenários precisa se alimentar regularmente para manterem suas habilidades positivas. Quanto mais fome nossos companheiros forem sentindo, mais infelizes eles se tornarão no grupo, o que prejudicará a equipe em batalha, fazendo com os golpes deem mais dano e até mesmo que os personagens morram mais facilmente. Para contornar este problema, devemos encontrar ou comprar comida regularmente, acampar e alimentar nossos companheiros.
Entretanto, no começo do game, encontrar comida será uma situação muito complicada. Minha recomendação, é tentar caçar lobos sempre que possível, pois isto irá manter o estoque de alimentos cheio, tornando as coisas um pouco menos complicadas. Felizmente, este aspecto acaba se tornando mais fácil na medida que os personagens progredirem, logo, está é apenas uma preocupação inicial.
Trabalhos e skills
Cada personagem do nosso grupo possui uma árvore de habilidades. Então, na medida que progredirmos explorando o mundo de Wartales, ganharemos XP e pontos de skill. Estes pontos devem ser usados para aperfeiçoar as habilidades de nossos mercenários, que incluem combate, sobrevivência e exploração. Além disso, também podemos selecionar uma profissão para os personagens, sendo duas delas ferreiro e pescador. Portanto, na medida que formos realizando tais atividades, o personagem irá se tornar cada vez melhor naquele job selecionado, o que será de grande ajuda para a equipe.
O ferreiro, por exemplo, poderá craftar equipamentos melhores e mais armas para a nossa equipe. Já o pescador, fornece uma opção a mais para os players buscarem comida. Este elemento funciona muito bem em Wartales, e expande a forma que os jogadores podem sobreviver em sua jornada.
Desempenho
Minha experiencia foi no PC, com uma GTX 1650. O game é bem leve e não apresentou nenhum problema envolvendo travamentos e nem bugs. Além disso, os loadings são rápidos graças ao SSD, o que tornou a jornada fluida e instantânea.
Conclusão
Wartales é um game com grande potencial e que já apresenta alguns elementos excelentes, mesmo estando em acesso antecipado. O combate funciona muito bem, pois, é desafiador e exige que os jogadores realmente façam um planejamento durante as batalhas. Explorar o mundo do game também é algo satisfatório e que realmente faz com que tenhamos um sentimento de descoberta e curiosidade sobre os perigos que encontraremos durante a jornada. A grande variedade de locais, inimigos e formas de combate, tornam a exploração de mundo única e divertida.
Entretanto, o jogo deixa a desejar em alguns aspectos cruciais, principalmente envolvendo a interação com os NPCs e o sistema de escolhas e consequências. Embora seja possível seguir um caminho durante a nossa aventura, as escolhas do jogador acabam não sendo mostradas de forma adequada, o que não deixa evidente se estamos ou não fazendo uma real diferença na narrativa do game. Portanto, espero que ao decorrer do acesso antecipado, o título aperfeiçoe alguns dos seus aspectos de RPG e se torne o grande jogo que os fãs esperam.
*Chave cedida para preview na Nuuvem.