Introdução
Arise: A Simple Story, um jogo que poderia conter um pouco do que cada um de nós vivemos em nossa vida. Isso vai variar de momentos de alegria, de separação, de dor e de amor. Afinal, isso é viver, sentir cada um dos sentimentos e continuar adiante. Aqui temos um adventure com puzzles que usa de uma mecânica diferenciada para prender o jogador e torná-lo bem único.
Foi lançado originalmente em 2019 para Playstation, Xbox e PC. E agora, em 28 de abril de 2022, a publisher Untold Tales e a desenvolvedora Piccolo Studio trazem o jogo para Nintendo Switch.
Mas, vamos saber mais sobre como Arise pode te conquistar aos poucos.
História
Cada fase de Arise representa um novo sentimento. A história vai ser contada de forma minimalista, com ‘papéis’ que encontramos, ou estátuas que vimos.
No fim, ambos querem mostrar os momentos da vida do senhor que acompanhamos em toda nossa jornada. E um fato bem curioso, que a principal mecânica jogo está relacionada ao tempo, e é justamente sobre isso essa história, sobre o tempo que passou deste homem e o que ele viveu.
Não vai ser difícil se cativar com cada um dos sentimentos mostrados, e cada ‘flash’ que passa, pois essa história tem partes que poderiam ser da história da vida de qualquer um de nós.

Jogabilidade
Quando falamos de gameplay, temos o principal destaque deste jogo: a mecânica de tempo. Assim que entramos em uma fase, temos a possibilidade de avançar ou retroceder o tempo. E é com isso que realizamos a maioria de ações. De forma inteligente, resolvendo os diversos puzzles do jogo, somos capazes de derreter o gelo, dependendo da posição do sol, ou até virar girassóis.
Mas, além disso, é possível usar essa mecânica em animais, por exemplo, sabemos que determinado momento do dia a abelha passa por ali, então usamos o tempo para conseguir o momento exato para segurar nela. Cada fase vai ser única e vai apresentar uma nova forma de usar o tempo.
Também será possível durante a jornada, andar, escalar e até mesmo pular. Entretanto, aqui encontra o principal problema do jogo, a falta de polimento. Em várias situações, não fica claro que podemos pular, e até vai passar a sensação que os controles não funcionam direito. Às vezes você vai estar no alto e acha que pode pular e morre, mas em outros lugares você pode cair da mesma altura sem problemas.
Com isso, vai ter uma certa frustração em seu gameplay. Por mais que seja extremamente prazeroso resolver os puzzles com o tempo, essa falta de critério do ‘pular’ que leva a morte do personagem, acaba sendo frustrante.
Trilha Sonora
As faixas de Arise tendem a ser sutis. Logo, na maior parte do tempo elas são apenas um leve som ao fundo. Entretanto, nos momentos de tensão, sua intensidade aumenta. Assim ajudando para criar um clima ideal para cada situação.
Então esse acaba sendo mais um ponto muito bem desenvolvido pela equipe de criação, mesmo que você não vá se lembrar muito das faixas quando o jogo acabar.
Arte e Gráfico
A arte é simples, mas combina muito com tudo que o jogo apresenta para nós. As cores são bem escolhidas nos dando as emoções certas em cada parte da história. Sejam na alegria em tons mais claros e vivo, e com tons mais escuros para o medo e a tristeza.
Além disso, os momentos são ilustrados para fazer o jogador sentir carisma pelo personagem e pela sua história. Ela até pode ser simples, mas afinal, somos seres humanos que vivemos boa parte dessa história em nossas próprias vidas. Ou seja, é difícil não se emocionar, e a parte visual auxilia demais nisso.
Já os gráficos deixam um pouco a desejar, por apresentar muitas vezes polígonos que parecem mal desenvolvidos, como na grama.

Inovação
Arise usa o tempo para permitir que nós realizemos ações ao nosso arredor. Então, essa mecânica acaba por ser o principal destaque do jogo e também sua inovação.
Além disso, a cada novo ambiente aprendemos uma nova forma de lidar com essa mecânica: seja para subir em uma abelha, esperar a orientação do sol mudar para atravessar em um girassol, e até esperar um gelo derreter para passar pelo rio.
Acredito que esta acaba por ser também uma metáfora para a própria história, que tenta contar uma história simples, justamente com o passar do tempo do personagem. Além de ilustrar então uma ação, ela acaba refletindo com o passar dos anos de uma vida.
Desempenho
Esse jogo foi analisado no Nintendo Switch. Com isso, temos um hardware mais limitado que faz com que quedas de frames sejam sentidas em algumas situações.
A principal causa do frame inconstante está relacionado com a mecânica de andar com o tempo. Esta tem uma necessidade computacional mais complexa, o que faz com que o portátil da Nintendo tenha dificuldade em manter um bom desempenho.
Conclusão
Arise vai te encantar a cada nova fase e a cada nova maneira de usar o tempo para realizar uma ação. Além disso, cada detalhe vai deixar evidente o amor colocado nesse trabalho e como criar uma experiência tão única é extremamente satisfatório para o jogador.
Em uma indústria onde o que se destaca principalmente são shooters, ver um jogo focado em sentir e em entender o seu arredor se torna cada vez mais raro. Logo, com certeza esse deve ser o principal motivo para apreciar uma obra como essa.
* Chave cedida para análise
Conheça outras análises nossas aqui.