Introdução
This War of Mine: Final Cut é um game que apresenta o lado triste, realista e pesado da guerra. Na maioria das representações destes conflitos que temos nos games, assumimos o papel de um soldado. Logo, nosso objetivo quase sempre é sermos um herói que está lutando pelo nosso país a favor dos ideais de liberdade. Entretanto, a guerra é mais complexa do que isso e a representação que temos nos jogos, acaba romantizando estes atos de violência, com o objetivo de tornar o gameplay mais atrativo e emocionante para os players.
Assim sendo, em títulos como Call of Duty e Battlefield, o protagonista parece um super soldado que avança por várias situações impossíveis, atirando e destruindo tudo pelo seu caminho. Isto tudo, sem uma consequência aparente para as pessoas presentes naquela região, ou seja, os civis. Entretanto, This War of Mine: Final Cut chega para nos mostrar outra perspectiva sobre a guerra, uma mais realista. Pois, no game assumiremos o papel de pessoas comum tentando sobreviver as consequências de um conflito armado. Portanto, será que o jogo consegue realmente entregar uma experiência interessante e que mostra aos jogadores o outro lado da guerra? Confira agora em mais uma análise do Garota no Controle.
This War of Mine: Final Cut foi desenvolvido pela 11 Bit Studios e lançado no dia 9 de maio para Xbox Series X|S e PlayStation 5. O game também está disponivel no Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC.
O lado trágico da guerra
Em This War of Mine: Final Cut os jogadores podem escolher entre diferentes histórias para começar. O game apresenta um bom número de personagens, cada um com suas próprias histórias e dificuldades. Temos um homem que precisa cuidar de sua filha pequena após a morte da sua esposa, um jovem perdido em meio a uma cidade com nevasca e até mesmo um casal de idosos. Embora cada um destes personagens possuam suas proprias histórias, eles compartilham do mesmo grande problema… ter que sobreviver em uma cidade que está sendo devastada pela guerra.
Assim sendo, o game funciona na base de dias. Temos um relógio na parte superior da tela e ao decorrer do tempo temos que encontrar suprimentos, alimentar as pessoas presentes na casa e tentar construir o máximo de recursos possível para que todos se mantenham vivos. Em relação a história, este aspecto não é muito importante aqui. Pois, quando a guerra começou, a vida passada destes sobreviventes acabou. Não importa mais suas antigas profissões, os seus hobbys e muito menos os problemas mundanos. A partir de agora,a única coisa que importa é sobreviver a todo o custo.

O game faz um excelente trabalho ao demonstrar este aspecto de perda. Principalmente quando estamos jogando com personagens que possuem uma criança. Pois, elas sempre citam como sentem falta de ir à escola, brincar com os amigos e da vida quando ela era mais fácil. Logo, This War of Mine: Final Cut consegue emocionar e cativar o jogador a todo momento justamente por demonstrar o quão triste é a situação de pessoas que perdem tudo de uma hora para a outra, apenas para que homens no poder possam demonstrar quem é o mais forte por meio de guerras sem sentido.
Mantendo a sanidade e a luta pela sobrevivência
Em This War of Mine: Final Cut não são apenas os suprimentos que importam. Pois, ao decorrer dos dias, o psicológico dos personagens também irá ficar cada vez mais abalado. Isto se potencializa ainda mais, quando não conseguimos comida e temos poucas noites de sono. Assim sendo, é importante sempre ficarmos atentos a estes detalhes. O jogo não irá pegar leve com os jogadores. Pois, por mais que os primeiros dias pareçam fáceis, o título apresenta uma série de eventos ao decorrer do tempo que irá tornar a situação complicado para os players. Pois, cada vez que o período noturno chegar, teremos que tomar uma importante decisão.
Manteremos a guarda na casa ou exploraremos a cidade em busca de suprimentos? Está é a decisão mais difícil de ser tomada em This War of Mine: Final Cut. Pois, se sairmos em busca de recursos, nossa casa ficará vulnerável a ataques de bandidos ou soldados, que não terão nenhum receio em atacar brutalmente os residentes que estão ali em busca de qualquer recurso.

Durante a minha experiência, joguei com os personagens de pai e filha. Logo, a cada noite eu tinha que decidir se deixaria ela sozinha e desprotegida ou sairia em busca de comida. Está decisão era extremamente difícil de ser tomada, pois, nos dois casos, algo extremamente trágico poderia acontecer. E foi exatamente isto que aconteceu. Eu sai para coletar recursos, a casa foi atacada e a menina ficou traumatizada e em estado catatônico permanentemente.
A busca por suprimentos
Em This War of Mine: Final Cut, quando o periodo noturna chega, devemos escolher um dos vários locais disponíveis nas redondezas para encontrarmos recursos. Cada um destes ambientes apresentará uma descrição com uma parcela de itens que temos mais chances de encontrar. Por exemplo, ao explorarmos uma escola, temos maiores chances de encontrar comida. Entretanto, ao irmos até um hospital, podemos nos deparar com uma maior porcentagem de medicamentos.

Assim sendo, é importante que os jogadores fiquem atentos aos recursos que estão mais em falta, para poderem escolher o lugar ideal para explorar. Ao chegarmos nestes ambientes, teremos que enfrentar alguns desafios. Por exemplo, ao irmos até o hospital, podemos nos deparar com outro grupo de sobreviventes saqueando a localidade. Assim sendo, é possível adentrarmos o local furtivamente e saquear apenas o necessário, ou, podemos lutar e tentar roubar os itens das outras pessoas. Cabe aos jogadores decidir a melhor abordagem, entretanto, os personagens não são lutadores e nem soldados. Embora possamos encontrar ou fabricar armas no game, elas são limitadas e o uso é recomendado apenas em situações extremas.
Gerenciamento da casa
Em This War of Mine: Final Cut teremos que gerenciar a nossa casa. Como somos refugiados em uma guerra em andamento, normalmente este local é caracterizado por um prédio destruído no qual temos que explorar em busca de suprimentos e então construir coisas que serão úteis para a sobrevivência. Logo, podemos usar uma mesa de construção e fabricar móveis como camas para descansarmos, coletores de aguá e até mesmo um banco para sentarmos e recuperarmos o folego. Recursos são limitados no game, portanto, sempre teremos que escolher quais craftings serão os mais importantes para sobrevivermos. Assim sendo, muitas vezes teremos que abrir mão do pedido de alguém da nossa casa, para fabricarmos algo realmente útil.
Para exemplificar, na situação de pai e filha, podemos craftar um balanço para que a garota consiga se divertir e distrair a mente por um tempo. Entretanto, ao fazermos isto, estaremos sacrificando suprimentos importantes que poderiam ser usados para construirmos algo mais relevante para sobreviver.
Troca de itens e outros sobreviventes
Além disso, ocasionalmente, outros sobreviventes irão bater na porta perguntando se queremos trocar alguns itens. É preciso ter atenção nisso, pois muitas vezes está é uma oportunidade única que temos de obter comida e medicamentos. Minha recomendação é sempre estocar o máximo de comida e medicamentos logo nos primeiros dias. Pois, ao decorrer do tempo eles se tornarão mais difíceis de se conseguir e o preço para troca se torna muito alto. Além dos vendedores, teremos outros sobreviventes que baterão na porta querendo se juntar ao nosso grupo. Normalmente eles têm algo em troca para oferecer que pode ou não ser vantajoso. Por exemplo, na minha jornada eu aceitei a ajuda de uma cuidadora de crianças que bateu na porta.

Quando ela se juntou ao grupo, ficou mais fácil manter a filha do protagonista calma, pois, a cuidadora sempre estava conversando com ela. Além disso, podemos assumir o controle dos outros sobreviventes quando eles se juntam ao grupo. Logo, é importante observarmos o background deles, pois, eles podem ter algum conhecimento útil que irá nos ajudar a encontrar mais recursos. Por exemplo, a cuidadora sabia que na escola podíamos encontrar mais comida. Portanto, ao irmos buscar recursos com ela temos uma pequena chance de encontrar mais alimentos.
Trilha sonora
This War of Mine: Final Cut apresenta uma trilha sonora melancólica que representa a situação que os sobreviventes estão passando. Embora inicialmente tenhamos a impressão que ela é repetitiva, é exatamente este o sentimento que a faixa quer transmitir. Pois, as pessoas ali estão vivendo uma mesma rotina de desespero, medo e angustia diariamente, em um loop de sofrimento. Logo, a trilha consegue transmitir acertadamente a melancolia constante que os personagens estão passando a todo momento. O único segmento que as faixas variam um pouco é quando explorarmos novos locais em busca de suprimentos.
Durante estes trechos, as músicas somem por completo e temos apenas o barulho constante de tiros, explosões e sirenes de fundo. O intuito disso é representar o quão perigoso é aquela situação que estamos e que podemos ser atacados por soldados atirando ou uma bomba pode simplesmente explodir acabando com tudo. O game faz um excelente trabalho ao transmitir este sentimento aos jogadores, pois, é verdadeiramente assustador irmos atrás de suprimentos.
Gráfico e desempenho
Os visuais de This War of Mine: Final Cut conseguem transmitir o sentimento pesado da obra. Temos uma cidade que está sendo destruida pela guerra, pessoas em situações abaixo da dignidade humana vivendo nas ruas e no geral, o título transmite um aspecto sujo por meio do visual artístico. Isso fica evidente principalmente na casa principal do protagonista, que sempre é representado como um prédio quebrado que já foi atingido pela guerra. O game também mantém um aspecto minimalista na representação de itens básicos como móveis e objetos, pois, tudo é descartavel, logo, não é preciso que eles tenham um grande destaque.
Outro aspecto visual de destaque são os personagens representados com uma foto de uma pessoa real em preto e branco. Isto representa que após a guerra, toda a alegria e cor presente na vida deles foi devastada. Restando apenas o vazio, dor e sofrimento, em uma luta constante por sobrevivencia, para que eles possam um dia encontrar a cor, ou seja, alegria na vida novamente.

Em relação ao desempenho, minha experiencia foi no Xbox Series S. O game funcionou de forma adequada, não tive nenhum travamento e nem quedas de FPS.
Conclusão
This War of Mine: Final Cut é um game que cumpre totalmente a sua proposta. O título demonstra de uma forma crua o outro lado da guerra e como ela é prejudicial para as pessoas que querem apenas sobreviver. Logo, no jogo teremos que nos deparar com vários escolhas importantes que irão impactar diretamente na sobrevivencia dos personagens e com os acontecimentos ao redor deles.
Por fim, o game consegue ser uma lição importante sobre a guerra e demonstrar que ela não acontece da maneira romantizada que outros games costumam demonstrar. Portanto, mais do que apenas um jogo, This War of Mine: Final Cut é uma reflexão sobre humanidade e sobre as coisas que realmente importam na vida.
*Chave cedida para análise no Xbox Series S