Wildcat Gun Machine é um Bullet Hell e Dungeon Crawler traz uma boa progressão e variedade de armas, conquistando o jogador de primeira pela sua excelente direção de arte. Com um bom polimento e um combate cadenciado o jogo entrega muito do que promete.
Foi desenvolvido e publicado pela Daedalic Entertainment para todas as principais plataformas (Steam, Nintendo Switch, Xbox e ps4). Isso dito, ele não é isento de defeitos como abordaremos a seguir, mas certamente é um título de fácil apreciação para os fãs do gênero.
Estrutura
Wildcat Gun Machine não se estrutura de maneira muito inovadora, mas nem precisa. De uma maneira geral, a estrutura da maior parte das dungeons que o jogador percorre é a mesma. Ou seja, você acessa uma nova área, ganha uma nova chave, derrota um semi-boss periodicamente e avança para a área seguinte. E embora eu saiba que essa é realmente a estrutura mais comum e serve para designar a maioria dos RPGs, ela acaba se tornando um pouco maçante por aqui.
Com pouca variedade de tipos de sala, o jogo funciona basicamente em ir para uma nova sala, derrotar uma horda de inimigos e repetir isso por bastante tempo, até você encontrar uma chave. Nesse ponto o jogador acessa uma nova área, e repete o processo.
O problema (ou solução para alguns jogadores) é que o jogo não conta com basicamente nenhuma história ou lore. Então a experiência consiste apenas disso, algo que pode ficar cansativo rápido caso o jogador não se envolva logo de cara na jogabilidade.
O que quebra esse ritmo são apenas, as lutas contra boss.
Chefes poderosos
Se o jogo se propõe a focar somente na gameplay, ele oferece desafios à altura, com uma seleção interessante e variadas e chefes semi chefes que oferecem bastante desafio ao jogador. Embora alguns chefes sejam mais fáceis que outros, eles oferecem uma progressão de dificuldade razoável.
E é importante dizer isso, pois eu tive a sensação contrária em relação ao restante do jogo. Nas áreas iniciais, ele é bastante fácil, com uma quantidade moderada de adversários. Embora eu soubesse que em algum momento ia escalar até o literal Bullet Hell, eu não tive uma sensação de escalada.
O jogo varia entre seções bem fáceis e consideravelmente difíceis com relativa frequência.
Embora eu possa dar um desconto para o início, onde os jogadores ainda estão se acostumando com os comandos, a inconsistência me incomodou durante a aventura toda. Ainda assim, acho que o jogo oferece desafio suficiente para entreter os jogadores mais interessados, enquanto pode impôr algumas barreiras para os novatos e casuais.
De qualquer forma, se um dos grandes fortes de Wildcat Gun Machine é sua direção de arte, nos chefes ela brilha bastante. Com belos e grotescos designs representados pela arte feita a mão do jogo, a direção de arte por si só já faz a jornada valer a pena.
E se o assunto em questão for recompensa, os chefes garantem uma grande recompensa ainda mais palpável.
Mechas, explosivos, armas e granadas
Como dito anteriormente, o jogo oferece uma ampla quantidade de armas, e isso inclui os Mechas.
Ao abater um boss o jogador recebe um Mecha que funciona como uma espécie de ultimate. Ao utilizar o poder do Mecha escolhido, o personagem ganha um período de dano massivo e invencibilidade. A animação impressiona mais uma vez nesse momento com a linda animação a 60 fps. Além disso, é um recurso valioso para os pontos mais difíceis do jogo.
Fora os Mechas, o jogo oferece uma ampla gama de armas para o jogador, entre a principal, fraca e com munição infinita, e as secundárias que possuem restrição de munição em troca de mais poder. O jogador ainda conta com um Dash e uma granada para auxiliar suas aventuras, que devem ser usados com sabedoria devido seu tempo de recarga.
Outra função interessante são os upgrades que obtemos durante a aventura. Elas melhoram, por exemplo, a velocidade de movimentação do personagem, ou a quantidade de vida. Todo esse crescimento me deu um senso de progressão semelhante aos de rogue-lite, embora o jogo não pertença a esse gênero exatamente.
A vasta gama de armas também não é tão vasta quanto parece ser a princípio. Isso, pois algumas armas ficam bastante obsoletas em comparação a outras. Ainda assim o jogador possui uma boa quantidade de estilos e opções para enfrentar diferentes situações.
Direção de arte
Sei que comentei sobre esse assunto algumas vezes durante o texto até agora, mas é impossível não dedicar um tópico só para a direção de arte desse jogo.
Desde as escolhas estéticas, até a arte final e a escolha de trilha sonora, Wildcat Gun Machine é extremamente refinado. Embora o jogo faça referência a uma boa quantidade de estética razoavelmente comuns em jogos modernos, ele consegue imprimir um estilo muito próprio através dessa mistura.
Se o jogo tem uma estética futurista, também temos “gatinhos espirituais” para quebrar a seriedade. Já se gatinhos espirituais são fofos demais para você, temos uma protagonista badass com um design empolgante. Uma ótima escolha de cores e cenários representados com excelência pela arte feita à mão. E, como cereja no bolo, temos a trilha sonora que utiliza de um estilo de eletrônica que casa muito bem com essa aventura, e ainda deixa claro as diversas influências de cenas reais da música eletrônica, não soando artificial ou genérica.
Se tudo isso ainda não é o suficiente para te agradar, o jogo ainda tem uma enorme atenção aos detalhes dos inimigos. Claro, muitos deles são bastante reutilizados, mas isso acaba sendo bem executado justamente pela qualidade dos designs.
E tudo isso culmina nos chefes assustadores, que embora tenham um design um tanto desconfortável, se apoiam no estilo Cartoon para que não sejam chocantes.
Claro, tudo isso não garante que Wildcat Gun Machine vai agradar a todos, mas vai agradar bem seu público alvo.
Mira certeira
Embora esse jogo não englobe todos os tipos de jogadores, ele é um baita título para os mais experientes com o gênero. A falta de uma história e a campanha curta, além da dificuldade mudar de repente, me desanimaram um pouco, mas ainda acho que é um título excelente para os famintos pelo gênero.
Isso dito, o contato com a boa direção de arte e a clara atenção colada no jogo, superaram facilmente os defeitos que encontrei, e tornam ele uma recomendação fácil de se fazer.
*Chave cedida para análise