Mais aventuras no mundo de Bugsnax
The Isle of Bigsnax é uma expansão gratuita de Bugsnax, jogo original que foi um dos primeiros lançamentos do PlayStation 5, lançado em 12 de novembro de 2021. O título foi desenvolvido e publicado pelo estúdio Young Horses. Primeiramente, o game chamou tanta atenção por chegar gratuitamente na PS Plus logo no seu lançamento. Posteriormente, descobrimos que se tratava de uma grata surpresa pela sua estética e toda a sua criatividade.
E, 5 meses após seu lançamento, finalmente temos The Isle of Bigsnax, em 28 de abril desse ano. Agora, vamos visitar um novo bioma prometendo mais de 100 desafios, 30 missões e quase 200 colecionáveis disponíveis. Além disso, agora Bugsnax: The Isle of Bigsnax também está disponível no Xbox e no Nintendo Switch.
Nova história
A história se passa antes dos acontecimentos da campanha de Bugsnax. Aqui, voltamos acompanhados de alguns de nossos companheiros para investigar essa nova ilha, chamada Snaktooth, localizada próxima da ilha do primeiro game. Contudo, agora tudo é bem maior, com a ilha tendo praticamente o dobro do tamanho do primeiro bioma. Também podemos dizer logo de cara que os Bugsnax que iremos encontrar são bem maiores do que os que já estamos acostumados. Por isso o nome Bigsnax.
Além do novo mapa, Bugsnax acerta trazendo temáticas super importantes e relevantes. Como, por exemplo, o personagem Chandlo e a sua ansiedade de ficar longe de seus amigos. Ou Shelda e Flooty falando sobre temas delicados como a relação entre fé e ciência. Já que a campanha é um pouco menor, há pouco tempo para aprofundar nesses assuntos, então eles algumas vezes são apenas arranhados. Mesmo assim, é interessante, servindo como um estímulo ou provocação para o jogador pensar mais sobre esses tópicos. Isso da um ar um pouco mais sério para a nossa campanha.
Sobre a duração, ela dura cerca de 4 horas, podendo se estender dependendo do quanto estamos dispostos a explorar esse novo mapa e aprender sobre os Bigsnax. Algo que é bom, pois essa duração é suficiente para não deixar a experiência recheada de conteúdo irrelevante ou cansativo.

Várias novidades
Em Bugsnax: The Isle of Bigsnax praticamente tudo o que vemos é novidade. Realmente, são poucos os Bugsnax que vimos no título de 2021. Então, logo de cara, já temos vários personagens novos e jeitos diferentes para aprender seus padrões. Sem contar que agora a ilha é totalmente diferente, então temos cada cantinho novo para poder explorar.
Algumas novidades chamam a atenção. A maioria delas não são tão inovadoras assim, porém são sempre bem-vindas, além de fazerem diferente durante a gameplay. A primeira e mais interessante delas é que temos nossa própria casa. Ou pelo menos uma cabana. Na ilha de Snaxburg somos apresentados às cabanas e agora isso foi expandido. Nossa cabana começa pequena e bem vazia, mas com o tempo podemos expandi-la. Para isso, existem mais de 180 opções de decorações diferentes.
Ela está conectada a uma caixa de correio, onde recebemos algumas atividades para completar. Os Grumpus nos enviam alguns desafios e cada vez que concluímos algum, recebemos um bilhete de agradecimento e alguns itens como presente. Essas atividades servem como um incentivo maior para explorar a ilha de Bigsnax e a maioria dessas atividades são criativas e pouco se repetem.
Outra novidade, é que temos a possibilidade de coletar chapéus, ou o chapéu Bug, para colocarmos em nossos Bugsnax. Essa é uma novidade estética, que não possui nenhuma diferença para o gameplay ou para a nossa progressão. Mas é uma diferença que nos dá novas possibilidades.
Agora a novidade mais interessante de toda a expansão é o fast-travel. Então agora podemos viajar de maneira mais rápida, evitando longas caminhadas pela ilha. Esse foi um favor determinante para que o tempo de duração da campanha seja reduzido.

Os Bigsnax e os Puzzles
Agora temos Bigsnax, os Bugsnax gigantes, e forma de capturá-los muda completamente. Por exemplo, eles ignoram totalmente nossas armadilhas e ferramentas que usamos para capturar os Bugsnax normais. Para isso, espalhado pela ilha de Snaxburg, encontramos uma substância chamada Tempero Encolhedor, que podemos coletar e jogar nos grandes Bigsnax. Com isso, ele vai encolher até ficar num tamanho aceitável, e assim conseguiremos capturá-lo normalmente. Entretanto, para gerar uma certa dificuldade, essa substância tem duração de apenas 30 segundos, e quando acaba, a criatura volta ao seu tamanho normal
Apesar do Tempero Encolhedor e do tempo para utilização, não será fácil encarar um Bigsnax. Como eles são totalmente diferentes dos que já vimos na ilha anterior, precisaremos estudar muito bem o comportamento de cada um deles, assim como seu design e suas formas de defesa. Este é mais um ótimo trabalho do estúdio, pois eles poderiam facilmente reciclar vários monstrinhos e as formas que eles agem, quando aqui vemos totalmente o contrário. Não me lembro de ter encontrado um que se repetia durante a campanha.
Sobre os puzzles, eles continuam lá, e ainda muito criativos. Alguns até são fáceis de se resolver, porém, o game repete a fórmula que deu certo no título original em introduzir diferentes níveis de resolução dos quebra-cabeças. Alguns são bem fáceis e simples, mas alguns outros demandam bastante atenção e tentativas.

Trilha sonora e desempenho
A trilha sonora de Bugsnax foi um grande acerto na experiência de 2021. E aqui não temos muito o que acrescentar, o estúdio manteve o cuidado em deixar tudo bem parecido com o que já conhecemos. O famoso “em time que está ganhando não se mexe”. Aqui cada ambiente da ilha tem uma trilha diferente. O mesmo para situações onde estamos tentando capturar os Bigsnax.
Sobre o desempenho do jogo, ele está rodando super bem nos consoles da nova geração, o que acontecia no primeiro título. Porém, o original teve muitas queixas de constantes quedas de FPS nos consoles da geração anterior. O que é de se estranhar, pois o game é bem polido. Contudo, essa preocupação se mantém para a DLC, pois a performance está parecida com o que já vimos, então pode ser que ela se mantenha inconstante nos consoles da geração anterior.
Conclusão
Bugsnax: The Isle of Bigsnax faz jus ao nome expansão. Ele acerta em cheio expandindo tudo o que vimos no jogo original no lançamento do PlayStation 5. Além de estar disponível em novas plataformas, ele traz muito mais conteúdo do que o original. Além disso, não é atoa que o nome do DLC é The Isle of Bigsnax, já que aqui tudo é maior. Agora que os Bugsnax são gigantes, precisamos mudar totalmente nossa forma de agir para conseguir capturá-los.
Além disso, a ilha também justifica o termo Big. O novo mapa tem praticamente o dobro de tamanho do que já vimos anteriormente. Entretanto, o game não é recheado de conteúdo repetitivo e desnecessário. Então temos aqui é uma experiência totalmente nova, ideal para quem gostou de Bugsnax e estava com saudade desse mundo. E para quem não o jogou por algum motivo, tem uma ótima oportunidade de conhecer o título.