Introdução
Mini Motorways procura por meio da simplicidade trazer um jogo que une gerenciamento com puzzles. E surpreende por prender o jogador em muitas horas de gameplay, com um aspecto arcade que lembrará muita gente de sua infância.
Aqui o objetivo principal é superar a própria pontuação e pensar em soluções ainda mais engenhosas para melhorar as estradas em nossas cidades.
O jogo foi lançado para Steam no ano de 2021, e agora em maio de 2022 chegou para Nintendo Switch e Mobile.
Jogabilidade
Primeiramente, temos vários mapas para selecionar. Vale lembrar que os mapas terão diferentes estruturas para criar suas estradas. Além disso, os desafios também vão ficar evidente. Por exemplo, um local com rios e apenas uma ponte que liga as regiões, possivelmente vai ser um gargalo para os carros se locomoverem.
Outra coisa que fica evidente é que o foco está no jogador se superar a cada partida, permitindo que mais passageiros possam ir de um lugar para outro de forma rápida. Também vai ser possível seguir desafios diários e fazer comparações do seu melhor com o de outros jogadores.
Agora, falando sobre a jogabilidade em si. Dentro do mapa, inicialmente temos casas e locais de destino, e nosso objetivo é criar estradas entre esses pontos, de forma que o trânsito funcione bem para que todos possam se locomover.
De tempos em tempos, recebemos uma nova quantidade de estradas para colocar, e temos opções de escolher entre algumas formas de melhorias, como por exemplo: pontes, túneis, rotatórias, semáforos, entre outros. Com isso fica evidente, a necessidade de uma estratégia, pois os recursos são limitados e precisamos melhorar o trânsito com o que temos.
Muitas vezes o ideal, de poder criar mais de um caminho para não congestionar, pode não ser possível. Então vai depender de muita criatividade e procurar soluções melhores para os momentos. Pois, muitas vezes uma rotatória que foi muito útil para uma determinada situação, pode não ser a melhor com os novos pontos que aparecem.
Além disso, novas cores de casas e estabelecimento vão surgindo, e vai ser nossa missão rever se as soluções anteriores são boas agora.
O objetivo final é evitar que qualquer um locais de acesso, os quadrados com vários pontinhos dentro, fiquem lotados, senão é game over.
Logo, perceberemos que o principal objetivo está em ser melhor que antes. Mas não espere muitas informações de como melhorar, pois o jogo também é simplista quando o assunto é tutorial.
Sentimentos
Mini Motorways gerou um misto de sentimentos em mim. A cada nova estrada, eu tentava pensar se aquela era a melhor posição, e isso me ajudava a superar cada novo desafio. Ao mesmo tempo, cada novo mapa me ajudava a aprender novas combinações e desafios.
Mas também teve um fator negativo, pois, em muitos momentos, não fica claro qual o efeito que uma certa peça trará. Afinal, um semáforo aqui seria melhor ou uma rotatória? Criar caminhos curtos demais, vai concentrar o trânsito aqui? E, porque em algumas situações houve concentração de carros nessa região, mesmo quando eu criei caminhos alternativos para os carros?
Pode dar a sensação que faltou explicação em algumas situações, ou a sensação de progresso não foi tão clara. Mas não se engane, a maior parte do tempo os sentimentos são bons e empolgantes, todavia não tem como negar que exista a sensação de que faltou algo para deixar mais claro o como cada peça se encaixa melhor em nossas construções.
Trilha sonora e Arte
Minimalista é a melhor definição que temos para trilha sonora e arte. Aqui, o objetivo está em ser simples, e bem pontual. Então as estradas são apenas traços, e temos apenas de puxar de um ponto a outro. Apenas teremos uma cor, e pequenos carrinhos percorrendo os caminhos. Mesmo quando criarmos algo maior, como uma ponte ou um túnel, o detalhe visual é mínimo. E isso não chega ser um problema, pois a essência do jogo consegue ser passada muito bem.
Também vai de encontro com a ideia de criar um gerenciador que não exija horas de estudo para entender o funcionamento, o que seria até um obstáculo em telas pequenas como a do Switch. Aqui a simplicidade encaixa perfeitamente no console da Nintendo. Você pode controlar o jogo até pelo toque, o que vai ser uma maravilha para jogar no modo portátil.
A trilha sonora pouco vai aparecer, também minimalista. Entretanto, para um jogo com foco em Puzzle, acredito que a música não deva tirar a atenção do jogador, enquanto ele constrói suas estradas. Porém, um detalhe interessante, é que quando um carrinho chega a seu destino, ele toca uma nota musical. Dessa forma, conforme a cidade cresce, o fluxo de carros cria uma música própria.
Inovação
A ideia de construir cidades não é nova. Entretanto, aqui temos a ideia de criar apenas caminhos, sendo que a cidade cresce sozinha, e nossa função é ligar estes prédios e casa que aparecem. E é por meio dessas diferentes abordagens de construir um caminho, por meio de estradas, de túneis, pontes e outros, que Mini motorways funciona.
Embora a ideia possa parecer limitada, ou que não prenderá o jogador por muito tempo, vai ser fácil passar horas tentando melhorar sua pontuação. Apesar de diferir de Tetris em vários aspectos, a sensação de um jogo arcade e com desafios de pontuação, torna a experiência dos dois até que parecida. E não vai demorar muito para ser associado a uma sensação de infância.
Conclusão
Mini motorways é um jogo que busca prender o jogador na simplicidade. Já que aqui nada tem grandes visuais, grandes trilhas sonoras e até o desafio de puzzle acaba não sendo um grande desafio. Então, o grande acerto desse simulador é entregar por meio da simplicidade algo único e ótimo para passar o tempo, muitas vezes é apenas isso que queremos.
Em um momento que a indústria busca cada vez mais trazer complexidade e gráficos ultrarrealistas, Mini motorways vai na contramão, para atingir um público diferente. Mas que fique claro que isso em nenhum momento é um fator negativo do jogo, pois a sua simplicidade traz uma experiência completa e muito bem executada. O que faz com que comparemos a algumas experiências clássicas como Tetris e jogos do Atari.
*Chave cedida para análise
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