Em um mundo cada vez mais tecnológico, é difícil de se espantar com a onda de Vtubers que tem invadido a internet. Mas você sabe o que é um Vtuber?
Virtual Youtubers
Como o próprio nome já diz, são youtubers virtuais. Ou explicando de um jeito melhor, são pessoas que escolhem um avatar (que pode ser 2D ou 3D) para aparecer no vídeo em vez do seu rosto de verdade.
O estilo comumente usado é o de anime, é claro. Considerando que a primeira Vtuber é a japonesa Kizuna Ai, que não apenas é uma Vtuber, como também uma personagem sustentada por uma inteligência artificial.

Kizuna Ai e a origem das Vtubers
Essa personagem iniciou sua carreira em 2016 com a criação do seu canal no youtube. Desde então, sua popularidade só aumentou.
Os conteúdos que ela oferece incluem desde vídeos de gameplay, à performance de músicas originais, como uma Idol mesmo.
Atualmente, ela está com a sua carreira pausada, após anunciar um hiato indefinido. Mas não se preocupe! Existem diversas opções no mercado para todos os gostos.
Isto, porque, além de Kizuna ter sido a vtuber que iniciou essa febre, ela também colocou em evidência as produtoras por trás das Vtubers.

Hololive e as agências de Vtubers
Sim, é isso mesmo que você leu. Existem agências de talento que gerenciam as Vtubers. A mais famosa delas é a Hololive, a agência japonesa responsável por lançar no mercado as mais famosas Vtubers que conhecemos hoje.
Nomes como Gawr Gura, Korone, Calliope e Pekora são algumas das agenciadas. E que (não) coincidentemente estão entre as 10 Vtubers com mais inscritos no youtube.
Essa agência auxilia no debut das carreiras das Vtubers, e ainda constrói todo um universo cinematográfico com as histórias de cada uma.
Indo além do Japão, a Hololive hoje conta com uma divisão dedicada às Vtubers que falam inglês e também com a sua divisão da Indonésia.
Outra agência que vem crescendo no mercado de Vtubers é a VShojo, inteiramente dedicada às youtubers virtuais que falam inglês.
A Ironmouse, uma Vtuber que vem ganhando bastante espaço na cena local é uma das agenciadas pela VShojo.

Mas como tudo isso funciona?
Como eu disse lá no começo, o que caracteriza um Vtuber é o fato dele ser um modelo virtual. Para isso, existem diversos programas que auxiliam na hora de criar um modelo 3D animado.
Muitas Vtubers desenham seus próprios avatares, assim como também já existem diversos artistas especializados em criar modelos de Vtubers.
Por isso, nomes como VRoid, VTube Studio e FaceRig são alguns dos programas mais usados por aí. E para fazer o modelo funcionar, esses programas normalmente utilizam tecnologia de motion capture. Aquela mesma usada no cinema e videogames, onde você captura movimentos e expressões e aplica em um modelo 3D.
Embora não tenha um visual da anime como as Vtubers da Hololive, a CodeMiko é uma Vtuber que já mostrou o lado nada glamuroso desse meio.
Como mostrou em uma das suas streams, ela usa todo um traje de captura de movimento. Isso inclui luvas, botas e até mesmo um capacete para capturar suas expressões. E tudo isso reflete em um modelo extremamente realista.
Entretanto, a CodeMiko é um dos casos raros em que uma Vtuber revela a pessoa por trás do personagem. Muitas preferem esse formato justamente por poder criar um personagem sem revelar o seu rosto.
Mas, como você já deve ter imaginado, um equipamento assim é incrivelmente caro. Portanto, uma tecnologia de captura de movimento ainda não é algo tão acessível para qualquer um.
Conteúdo é que não falta
Seja gameplays em lives, vídeos jogando conversa fora, performances musicais ou entrevistas, conteúdo é o que não falta por parte das Vtubers. E em um mercado ainda em ascensão, vemos cada dia mais o número aumentar. O que dá ainda mais opção para quem gosta!
Embora o Brasil ainda esteja tímido nesse meio, já é possível encontrar algumas Vtubers brasileiras por aí.
Por onde começar?
Se você se interessou pela proposta de assistir avatares virtuais produzindo conteúdo para o youtube, essas são algumas da Vtubers mais evidência atualmente!
- Gawr Gura com 3,94 milhões de inscritos
- Kizuna Ai com 3,09 milhões de inscritos
- Mori Calliope com 2,04 milhões de inscritos
- Pekora com 1,93 milhões de inscritos
- Marine com 1,91 milhões de inscritos
Considerando que boa parte das maiores Vtubers ainda são de origem japonesa ou que falam apenas inglês, ainda existe essa barreira linguística para quem tem interesse em conhecer esse nicho.
E existem Vtubers homens?
Embora em menor número, e até mesmo menos populares que as garotas, Vtubers homens existem sim!
Por isso, como pudemos ver, os principais canais das youtubers virtuais ainda são predominantemente de linguagem japonesa, não é de se espantar que muitos Vtubers homens também sejam do Japão.
Existe até mesmo uma divisão da Hololive dedicada aos homens! Chamada Holostars, ela é responsável por assessorar nomes como Yokoku Roberu e Aragami Oga.
E assim como a garotas, eles também produzem conteúdo similar.

O poder de uma comunidade
Portanto, não se espante se cada vez mais o termo Vtuber começar a surgir por aí! Mesmo com sua enorme popularidade, ainda podemos considerar um nicho bem específico na internet.
Entretanto, graças aos fãs que popularizam as Vtubers ajudando com traduções e legendas, logo teremos uma explosão dessa bolha!
E você? Se interessou pelas Vtubers?
Gostou do texto? O Garota no Controle tem muito mais!