Introdução
Dune: Spice Wars é um jogo de estratégia, que tenta se diferenciar de outros jogos do gênero focando muito mais na política e formas indiretas de controlar o poder, do que em grandes batalhas entre exércitos.
Lançado em acesso antecipado no dia 26 de abril de 2022, Dune: Spice Wars é publicado pela Funcom, e desenvolvido pela Shiro Games, responsável também por Northgard e Wartales, com análise aqui no site. O jogo está disponível para PC pelo site da Nuuvem.
Uma mistura de estratégias
Em jogos de vídeo-game, existe o gênero da Estratégia, e dentro deste temos outros sub-gêneros, com os mais famosos sendo o RTS e o 4X. Os RTS são os jogos em tempo real, que exigem um raciocínio veloz na forma como construir seu exército e dominar o adversário. Exemplos famosos desse gênero são os clássicos da Blizzard, Warcraft e Starcraft. Já os 4X são muito mais focados no desenvolvimento de um grande império, e exigem o gerenciamento de suas cidades, bem como o desenvolvimento econômico e cultural de seu povo, além da criação de exércitos para dominar outros povos. Nestes, o foco é no longo prazo e no gerenciamento de vários detalhes de seu império. Aqui, podemos citar Civilization e Humankind como exemplos deste estilo.
No entanto, Duna não segue exatamente a fórmula de nenhum destes dois gêneros, sendo uma espécie de híbrido. Isto é, aqui devemos expandir nosso império, em um mapa dividido em regiões e cidades, mas tudo em tempo real.
A Duna
Baseado no filme homônimo de 2021, que já é baseado em uma das séries de livro de ficção científica mais aclamado de todos os tempos, Dune: Spice Wars te dá a oportunidade de lutar pelo controle de Arrakis, o planeta mais importante do universo. Para isso, você deve escolher uma das quatro facções para controlar. Temos as casas Atreides e Harkonnen, poderosas famílias de nobres do império, os Fremen, nativos do planeta lutando pela sua independência, e os Contrabandistas, se aproveitando das lutas para se esgueirar no poder.

Iniciamos as partidas com apenas nossa base central e um ornithopter (uma espécie de helicóptero com formato de libélula). Com ele, podemos começar a explorar o grande planeta deserto, buscando, principalmente, vilarejos e recursos. O mapa de jogo é separado em regiões controladas por um vilarejo, que precisa ser capturado para adicionar esta região ao seu império. O recurso mais importante que você busca é a especiaria, causadora de todos os conflitos neste universo. No jogo, ela é sua principal fonte de dinheiro, já que pode ser vendida por uma taxa que varia com o tempo. Outro recurso importante é sua água, que caso não seja suficiente para atender à sua população, pode gerar rebeliões nas cidades já controladas. Fora estes dois, também temos de considerar os materiais de construção, número de trabalhadores, e até pontos de influência e autoridade.
Com um vilarejo capturado, você pode adicionar diversas construções nela, melhorando seu poderio militar, econômico, ou político. Conforme avança, você inevitavelmente irá encontrar as facções inimigas, podendo iniciar um conflito armado, deixar o embate para os salões políticos, ou às sombras da espionagem.
Um conflito político
O grande diferencial de Dune é sua mecânica de política e espionagem. A cada dois meses no tempo de jogo, uma votação é chamada onde as facções podem votar para aprovar ou rejeitar 3 novas leis. Estas podem ajudar ou atrapalhar todas as facções, ou apenas uma em específico, e ficam ativas até a próxima votação. Por exemplo, uma lei pode aumentar o custo em recrutar novos soldados para todas as facções, enquanto outra dará um cargo especial para uma facção, o que a faz gerar mais pontos de autoridade. Para votar nestas leis, é preciso gerar pontos de influência, ganhos com construções especiais nas suas cidades, ou ao botar seus agentes secretos para trabalhar em tarefas específicas.

E aqui entra a parte de espionagem. Com o tempo, sua facção gera agentes para espionar outras facções, realizar ataques furtivos, mas também para proteger você de ataques de outras facções. Na tela de espionagem, você pode movimentar seus agentes conforme a necessidade. Assim, podemos conseguir um pouco mais de dinheiro, influência política, ou informações sobre os inimigos. Com agentes suficientes e pesquisa na área de espionagem, você pode começar a realizar atentados diretos contra a vida dos líderes oponentes, que se bem-sucedidos, podem acabar com a facção de uma vez só.
Controlando o planeta
Há diversas formas de se vencer uma partida de Duna e se tornar o senhor deste planeta. Há a conquista militar, onde você deve destruir as bases principais de seus oponentes. No caminho da conquista, você também receberá pontos de hegemonia, ganhos ao capturar regiões, derrotar inimigos, e realizar diversas atividades no jogo. Se você for o primeiro a alcançar 30 mil pontos de hegemonia, também vence.
De forma mais sutil, você pode vencer ao ser eleito como o governador de Duna. Para isso, é preciso conquistar o apoio de boa parte dos povos locais, criando alianças com as Sietchs, as grandes cidades do povo nativo do planeta. Dessa forma, você se torna elegível ao governo, e pode usar de sua influência política para guiar as eleições a seu favor.

Por último, há a vitória dos espiões, onde você assassina de forma sorrateira os líderes oponentes, criando uma rede de conexões e subornos forte o suficiente para se aproximar deles sem ser notado.
Um planeta hostil
Uma característica interessante deste jogo, é o fato de você ter de lutar contra o próprio planeta, tanto quanto seus oponentes. Pois, para criar um ambiente hostil, existem algumas mecânicas cujo papel é atrapalhar suas estratégias. A mais básica é o uso de suprimentos por seus soldados quando estão fora de uma cidade, que causa uma certa urgência para chegar logo em seu destino antes que se esgote. Se sim, eles podem morrer no meio do caminho. Algumas regiões de deserto profundo consomem tantos recursos, que se tornam impossíveis de atravessar. No entanto, com pesquisa suficiente em tecnologias de sobrevivência, e expansão de sua área de influência, se torna bem mais fácil de lidar com estes efeitos.
Fora isso, também temos tempestades e ataques de vermes da areia que podem acontecer a qualquer momento. Estes, são eventos aleatórios que podem causar um grande estrago em seu exército. Quando um ataque de verme de areia está prestes a acontecer, você recebe um aviso de quais unidades estão em perigo, tendo poucos segundos para levá-los longe dali. Já a tempestade, dura alguns dias no tempo do jogo, e viaja pela região, matando soldados pegos em campo aberto, e atrapalhando a produção de todos os recursos das cidades em seu caminho.

Por fim, há uma boa dificuldade em conseguir recursos no começo do jogo. Em minha experiência, há uma grande falta de materiais nos primeiros anos do jogo. Por isso, precisei negociar com outras facções e a fazer acordos onde eu claramente saía perdendo.
Ainda em acesso antecipado
Dune: Spice Wars tenta fazer as coisas um pouco diferente, mas ainda lhe falta uma certa profundidade em suas mecânicas. Como está em acesso antecipado ainda, podemos esperar que muitas coisas mudem com o tempo. No entanto, como está agora, mostra potencial, mas faltam algumas coisas.
No geral, faltam opções do que construir nas cidades ou em seu exército. Cada facção tem apenas 6 unidades disponíveis, e o limite que podemos recrutar é bem baixo. Tanto que a forma mais eficiente de usar seus soldados é colocar todos em um bolo só, pois se espalhar, eles não vão ser páreo para qualquer inimigo que vier. Quanto o gerenciamento das cidades, há poucas opções, em que você deve acaba focando em construir aquilo que produz o recurso que você precisa para agora, e esquece a cidade lá. Assim, não temos porquê revisitar uma cidade já conquistada e com os prédios que precisávamos no momento.

A parte política é bem interessante, com o processo de usar sua influência para aprovar os decretos e leis que mais te favorecem. Mas, nesse quesito, a facção dos Atreides tem uma vantagem até que injusta, já que ele já começa com uma boa quantia de votos “grátis” que não gastam essa influência.
Enquanto isso, a parte de espionagem acontece de forma quase automática. Após alocar seus espiões, eles farão todo o trabalho sozinho, e não exigem mais de sua atenção. Porém, como existe o risco de algum espião inimigo te assassinar a qualquer momento, esta parte pelo menos exige uma boa estratégia para equilibrar a proteção e ataque a seus oponentes. Especialmente no Multiplayer, adicionado a poucos dias.
Conclusão
Dessa forma, o jogo mostra potencial, e está jogável em seu estado atual, mas espero que os desenvolvedores acrescentem conteúdo em futuras atualizações. Em especial, à parte política do jogo, seu maior diferencial.
Fora isso, Duna: Spice Wars se mostra um jogo com ideias bem interessantes. A disputa por territórios produtores, algo tipicamente encontrado em jogos 4X, mas em tempo real, dá uma dinâmica diferente à experiência. Lutar para manter estas regiões significa também controlar o poder de barganha e político de seus oponentes, abrindo oportunidades para você dominá-los na base da força ou diplomacia.
Criar alianças e quebrá-las conforme sua necessidade ajuda a exemplificar o ambiente hostil deste planeta, sendo tanto seu inimigo, quanto seu aliado.
Portanto, se você gosta de jogos de estratégia, é uma boa ideia manter este jogo no radar. Mas eu aconselho esperar novas atualizações, ou uma boa promoção para pegá-lo.
*Chave cedida para análise