O encontro de duas histórias
As Dusk Falls é um jogo do gênero interativo e narrativo, sendo o primeiro projeto desenvolvido pelo estúdio INTERIOR|NIGHT e publicado pelo selo Xbox Game Studios. O título chega para Xbox One, Séries S|X e PC em 19 de julho. Além disso, ele será lançado diretamente no Game Pass e estará disponível também para Xcloud. Ele foi anunciado em uma Xbox Showcase em 2020 e um dos motivos que chamaram a atenção no jogo, foi o fato de o estúdio ser formado por ex-funcionários do estúdio Quantic Dream, referência em narrativas, responsável por jogos como Heavy Rain e Detroit: Become Human.
O título conta com localização completa para o português brasileiro, incluindo legendas e dublagem.
*Chave cedida para análise
Narrativa e história
As Dusk Falls se passa no Arizona em 1998 e conta duas histórias que fatalmente se conectam. A primeira delas é de uma família, pai, mãe, filha e avô, que estão na estrada e viajando para algo que a princípio seria umas simples férias. A segunda é de uma família de 3 irmãos que estão fugindo da polícia após tentar assaltar a casa do xerife da cidade onde eles moram. Durante a fuga as duas histórias se conectam em um pequeno hotel de beira de estrada.
As histórias são separadas em 2 livros, cada um dividido em capítulos. O primeiro livro se chama Colisão e é basicamente a história principal de As Dusk Falls e conta todo o desfecho do Motel Desert Dream. O segundo livro se chama Expansão, desbloqueado após a conclusão do primeiro, e se passa vários anos depois. Este livro foca nos traumas causados pelos eventos em Coilsão, em como a família de bandidos escapou e em como a filha da primeira história lidou com tudo o que aconteceu. Contudo sempre deixando claro os dois pontos de vista diferentes sobre a mesma história.
As Dusk Falls é um jogo narrativo. Ou seja, com foco na história, algo semelhante a The Walking da Telltale, Detroit Become Human ou Life Is Strange. Principalmente, em como nossas escolhas definem o rumo da história. Algumas decisões precisam ser tomadas em um período de tempo, dando uma maior urgência à narrativa. Porém nem sempre as decisões são exatamente boas ou algo que queremos fazer. E esse é o destaque do gênero no geral, algo que As Dusk Falls acerta em cheio.

Gráficos e direção de arte
As Dusk Falls tem belos gráficos, apesar de esse não ser o maior destaque aqui. O grande diferencial é que ele conta com uma direção de arte completamente diferente. O que chamou a atenção desde o anúncio foi a animação em estilo Stop Motion, diferente de animações tradicionais. Então não conseguimos ver os protagonistas falarem ou se moverem, apenas uma sequência de fotografias. Além disso, essas fotografias têm um estilo de cor bem semelhante a uma pintura em aquarela, algo que tira um pouco do realismo, porém combina perfeitamente como estilo Stop Motion utilizado.

Dublagem
O jogo conta com uma localização completa para português do Brasil, algo que é extremamente positivo. A dublagem no nosso idioma ajuda muito a entender a história e na tomada de decisões. Pois às vezes precisamos fazer tudo muito rápido. Além disso, ela torna o game mais atrativo para o público brasileiro.
Apesar de ser boa na maioria do tempo, a dublagem incomoda em alguns momentos por ser muito caricata, ou não passar exatamente a sensação que a cena tenta transmitir. Outro ponto que incomoda é o fato de atores adultos interpretarem as vozes de crianças. Isso deixa a dublagem bem mais genérica e bem diferente do que colocar crianças reais.
“Gameplay”
Em As Dusk Falls os poucos momentos em que realmente temos gameplay são durante as decisões, sejam elas cruciais para a história ou não, e as pequenas explorações de cenário. Quando precisamos tomar uma decisão importante, a tela começa a tremer levemente e precisamos escolher entre duas alternativas que dividem a tela. A partir daí, um indicador mostra que essa decisão é importante para a história.
Apesar de fazer as escolhas não ser algo tão complicado, As Dusk Falls comete uma pequena falha nesse quesito. Quando a tela congela e precisamos decidir entre as opções, podemos arrastar o botão analógico até a opção que queremos, como se estivéssemos utilizando um mouse. Porém caso utilizamos o botão direcional do controle ele vai alternando direto entre todas as alternativas que temos disponíveis em tela. Assim nos fazendo poupar um bom tempo caso seja uma decisão crucial para a história. A segunda opção é bem mais prática, porém o game não informa os jogadores que temos essa opção mais rápida e dinâmica. Então até aprendermos que essa opção existe, corremos o risco de não tomar decisões a tempo.
Por ser um jogo com pouca interação com os cenários e sem a necessidade de movimentar o personagem, a jogabilidade de As Dusk Falls é fácil demais. Nos momentos de interação e tomadas de ação rápidas mesmo quando erramos o botão indicado na tela, nada acontece. Podemos tentar novamente até acertar caso ainda tenha tempo.

Escolhas e árvore narrativa
Há diversas escolhas a serem feitas durante o jogo, inclusive afetando o final das campanhas. Após o fim de cada capítulo, recebemos um resumo das nossas escolhas, algo como a moral e personalidade do protagonista. No total são 3, baseadas em Valor, Traço e Estilo de jogo. A primeira analisa a nossa moral e se as escolhas focam em beneficiar as pessoas a nossa volta ou benefício próprio. A segunda é sobre as nossas interações, se elas são pacíficas ou se optamos pelo confronto. Por último, há uma análise da dinâmica e rapidez na tomada de decisão.

Além disso, após o término dos capítulos nos visualizamos nossa árvore narrativa, com todas as decisões possíveis, incluindo as que escolhemos e as ramificações a partir de cada uma delas. Ademais, ela mostra a porcentagem da nossa escolha comparado às escolhas da comunidade. Portanto, é uma alternativa interessante que favorece o fator replay, já que somos incentivados a tentar tudo novamente mas com novas escolhas, algo que Detroit Become Human fez e foi bastante elogiado.

Trilha sonora
A trilha sonora de As Dusk Falls é muito boa e vale ser mencionada, servindo para a narrativa como um tempero de uma boa comida. Como a história é bastante imersiva, muitas vezes não prestamos tanta atenção na trilha sonora, e esse foi o foco aqui. Assim, quando as músicas aparecem durante a gameplay ou nos menus, elas chamam muito atenção e acabam se destacando. Estas músicas são todas no estilo Country, combinando perfeitamente com o game. Afinal, a história se passa no Arizona, nos Estados Unidos.
Multiplayer e aplicativo Companion
Segundo a desenvolvedora INTERIOR|NIGHT, As Dusk Falls foi pensado e desenvolvido pensado para ser jogada com outras pessoas. Por isso, o estúdio adicionou funções para multiplayer, como Modo local, para jogar com outras pessoas usando o mesmo console. Também temos multiplayer online padrão é o modo Transmissão. Esse é o mais interessante de todos, já que permite o vínculo com seu canal na Twitch, o que permite que os próprios telespectadores votem nas escolhas do jogo pelo chat da transmissão. O jogador até tem o poder de decisão mesmo com o seu chat, porém é recomendado a não fazer isso.
As Dusk Falls possui também um aplicativo chamado Companion. Até o momento não está disponível para download então não dá para saber exatamente o que ele faz. Contudo provavelmente adiciona novas funções para os jogadores terem experiências conjuntas, o que provavelmente fará com que toda essa ideia de jogar com os amigos funcione.
Conclusão
As Dusk Falls aposta em pouco gameplay porém se concentra o máximo em trazer uma ótima narrativa. Ela acerta em cheio em como contar uma história, trazendo várias alternativas e novos caminhos a seguir, fazendo jus aos jogos do gênero narrativo. Conta com um alto fator replay, apesar de seu final um pouco apressado.
Entretanto ele peca ao ser fácil demais, não dando alternativas de exploração de cenários ou diálogos opcionais com outros personagens. A simplicidade exagerada da gameplay deixa um gostinho amargo em As Dusk Falls.
Porém, se você conseguir deixar de lado esse detalhe, você encontrará uma ótima experiência. Mesmo que tenha pequenos deslizes, estes podem ser justificados por serem um novo estúdio ou por serem independentes e com isso, terem recursos limitados para desenvolvimento. Ainda mais se você curtir a trilha sonora de As Dusk Falls, excelente e nos transporta direto para o interior dos Estados Unidos, com músicas Country extremamente gostosas de ouvir.
E não podemos esquecer que se você possui o Game Pass, o título já está disponível no catálogo no dia do lançamento. Vale a pena jogar a campanha, pelo menos uma vez, já que ela dura umas 5 horas aproximadamente. Porém duvido que você irá se contentar em jogar As Dusk Falls apenas uma vez.