Introdução
O Crossover mais óbvio e perfeito de todos, a DLC Hot Wheels para Forza Horizon 5 traz uma região completamente nova para corrermos, coberta de pistas gigantes de Hot Wheels para nos divertirmos. Além de uma mudança estética, estas pistas trazem uma experiência de corrida completamente diferente do resto do jogo, sendo uma expansão perfeita para os fãs do jogo base.
A DLC Hot Wheels foi lançada no dia 19 de julho para PC e Xbox. Você pode comprar o pacote separado, ou junto dos pacotes de expansão premium, que acompanham outros conteúdos para o jogo base.
Brincadeira de Criança Adulto
Apesar de ser apenas uma marca de brinquedos, a ideia por trás de Hot Wheels é um terreno fértil para as mais diferentes adaptações em outras mídias. Ao longo dos anos, não foram poucos os jogos e filmes de animação baseados nessa franquia. Igualmente variada, são as interpretações em cima dessa ideia de carrinhos “turbinados” correndo em pistas cheias de curvas acentuadas e piruetas. Mas podemos resumir estas ideias em duas frentes. Por um lado, temos aqueles jogos onde controlamos os carrinhos de brinquedo mesmo, onde corremos pelas pistas de plástico em cenários cotidianos, como a sala de estar da nossa casa. Do outro, temos a ideia trazer estas pistas e carrinhos para o tamanho real, e tratar o brinquedo como coisa de gente grande.
Recentemente, no final de 2021, tivemos um jogo focado apenas na emoção de construir estas pistas e pilotar os carrinhos dentro de casa. O incrível Hot Wheels Unleashed agradou nossa criança interior ao nos transportar para dentro dos brinquedos, e tornando realidade as brincadeiras e imaginação de pilotar estas pequenas máquinas.
Agora, é a vez de pilotar máquinas potentes baseadas nestas mini-feras, usando todo o poder e qualidade da pilotagem em Forza Horizon 5.

Corre, Vira, Gira, Piruetas…
Os primeiros 5 minutos da DLC já começam dando uma verdadeira injeção de adrenalina nas veias. Como já é tradição para a série Forza, somos apresentados à nova região de uma forma completamente absurda, e divertida. De forma resumida, percorremos os três biomas da região (montanha, selva e deserto) a mais de 300 Km/h a bordo do novo Hot Wheels Bad to the Blade (uma espécie de fórmula 1 futurista) enquanto apostamos corrida contra outros carros da série, e um jato roxo que fica dando rasantes pela pista. Só estes primeiros minutos já são o suficiente para empolgar pelo que está por vir.
Esta corrida também deixa clara uma coisa: essas pistas são completamente diferentes do que você já experimentou no jogo até agora. Portanto, este é o maior elogio que tenho a dar para esta DLC. As pistas têm uma sensação completamente diferente de qualquer corrida que podemos participar no México. Pois, além de uma mudança estética, trazendo algo mais fantasioso do que realistas, estas pistas têm diversos truques a mais.

Por exemplo, uma pista de Hot Wheels não estaria completa sem diversos Loopings e curvas de inclinação de quase 90 graus, e isto não está em falta na DLC. Além disso, temos pistas magnéticas que prendem os carros na pista e permitem correr até de cabeça para baixo, toboáguas que dão um pelo impulso nas descidas, e pistas de gelo que tornam a direção mais desafiadora.
Outra característica importante de citar é a verticalidade das pistas. Enquanto estamos no México, as corridas tendem a respeitar as leis da gravidade e da realidade. Assim, o máximo de inclinação que temos é uma corrida pela montanha. Já no Hot Wheels, é incomum termos alguma corrida plana, com as pistas subindo, descendo, e se torcendo em um grande nó.
Novos Brinquedos
Uma DLC de Forza também precisa de novos carros. Porém, aqui eu senti que o pacote poderia ter sido melhor. No total, temos 11 carros novos, todos baseados em miniaturas existentes. A maioria você consegue completando a campanha da DLC, que já explico como funciona. Desta coleção, eu diria que escolheram poucos carros que realmente se parecem com Hot Wheels. Isto é, carros que estão mais preocupados com a parte visual do que funcional no design. No pacote, temos carros como o Deora e Bone Shaker com essa característica. Afinal, um compartimento apenas para pranchas de surfe, e uma grande caveira no capô não vão ajudar na potência e aerodinâmica do carro.

Fora eles, os outros são um tanto “comuns”, parecendo apenas modificações de carros já existentes. Um deles, o Ford Mustang, é apenas uma skin para o carro base, adicionando alguns detalhes, mas nada fora do normal. O jogo do Hot Wheels Unleashed tinha uma seleção muito mais incomum e criativa do que a que temos aqui.
Mas, não são apenas os carros que temos de novidade. Para aqueles que gostam de criar as próprias pistas, o modo criativo ganhou uma grande atualização com mais de 80 novas peças baseadas em Hot Wheels para você soltar a criatividade e montar a pista dos seus sonhos.
Brincando de Carrinho
Bem, além de uma pista legal, e carrinhos novos, também precisamos de desafios para superar. Afinal, correr só é divertido quando temos um objetivo em mente.
Dessa forma, a DLC traz um sistema de progressão diferente do jogo base. Aqui, o desafio é provar que somos pilotos de Elite ao superar os desafios de licença. Inicialmente, temos apenas a licença de amador, o que nos limita a usar carros de classificação B para baixo. Para avançar, temos de juntar medalhas de desafio o suficiente para habilitar o desafio do nível. Vencendo, liberamos o próximo nível, o que libera carros mais potentes e novos desafios.
Portanto, para evoluir, temos de vencer as corridas e superar os desafios de Radar de Velocidade e Placas de Perigo. Além disso, temos um novo tipo de colecionável, na forma de balões flutuando em locais de difícil acesso. Para completar todos os desafios, é preciso achar uma forma de estourar estes balões. As placas de experiência também retornam, e incentivam explorar cada canto deste mapa.
Enquanto faz estes desafios, você também pode participar de um evento que conta a história da marca. Nele, pilotamos alguns dos carros novos do pacote, enquanto uma de nossas colegas do evento Horizon conta como a empresa começou nos anos 60, e foi evoluindo com o passar dos anos. É interessante saber um pouco mais da história desta marca, mas estes desafios são bem tranquilos de cumprir. Assim, fica claro que é apenas uma grande propaganda para Hot Wheels. Não que eu esteja reclamando, já que é uma propaganda com a qual eu me diverti bastante.
Esta nova forma de progresso foi bem divertida, e é uma forma simples de nos incentivar a aproveitar este mapa por inteiro.

Conclusão
Muito além de trazer uma carinha de Hot Wheels para Forza, as pistas presentes nesta DLC nos dão uma experiência completamente diferente do jogo base. Seus vários Loopings, espirais, subidas e descidas íngremes, permitem corridas completamente únicas com uma sensação muito mais “Arcade” do que as corridas no México, que ainda tentam se prender à realidade.
Uma das principais diferenças é o quão vertical estas corridas são, subindo montanhas, e descendo para vales na mesma corrida. Só isso já é o suficiente para renovar nosso interesse no jogo, mesmo que você já tenha feito tudo o que tinha para fazer na versão base.
Apesar disso, o pacote poderia até ter trazido mais coisas. Levei cerca de 20 horas para finalizar todos os desafios na campanha, um bom tamanho eu diria, mas a seleção de carros poderia ter trazido mais dos designs completamente fantasiosos que dão fama à marca Hot Wheels. Mas, é aquilo, melhor um pacote mais enxuto que traz uma experiência completamente nova do que algo com centenas de horas de conteúdo repetitivo.
Enfim, o pacote é certamente empolgante, e injeta muitas novidades ao jogo. Afinal, correr de cabeça para baixo e fazer loopings nunca deixará de ser divertido. Certamente uma boa escolha para quem já é fã dessa franquia.
*Chave cedida para análise