Introdução
A SNK, no silêncio da noite, solta um trailer bombástico duplo. Pois, de uma vez só, avisa que o tão aguardado Team Awakened Orochi, Time Orochi para os íntimos, será o próximo time de DLC para The King of Fighters XV, e que o novo The King of Fighters 98 Ultimate Match Final Edition já está disponível para Playstation 4. Apesar de não ter muitas novidades, foi uma baita surpresa. Como alguém que jogou desde a versão original lá em 1998, pude acompanhar as mudanças desse título que apenas melhorou com o tempo.
The King of Fighters 98 Ultimate Match Final Edition já está disponível para Playstation 4, então bora chamar seus amigos para aquela briga de fliperama noventista.
The King of Fighters 98 até aqui
Como o nome do título sugere, sua primeira versão estreou nos arcades no longínquo ano de 1998. Naquela época, a série tinha sequências anuais. Porém, a intenção era que se encerrasse a franquia em 1997 com o fim da tão aclamada Saga Orochi. Mas, a SNK ainda estava bombando e sua maior franquia não poderia acabar. Assim, nasceu The King of Fighters 98 Dream Match Never Ends. O que acabou dando o título de Dream Match para jogos da franquia que não tivessem história.
O jogo teve foco no competitivo. Por isso, o balanceamento foi prioridade em relação a outros aspectos, e muitas coisas do jogo anterior haviam sido corrigidas. Apesar disso, ele não teve uma aceitação boa do público inicialmente. Pois, apesar de a história fazer falta no título, suas mecânicas mais justas e redução de apelações de seu predecessor convenceram de que se tratava sim de um bom jogo.
Como de costume, o jogo teve vários ports para os consoles da época. Incluindo a versão de Dreamcast, considerado o melhor port do arcade. O qual teve o ano 1999 no título devido ao ano de lançamento.
Dez anos após a estreia de The King of Fighters 98 Dream Match Never Ends, surge para arcades e posteriormente para Playstation 2 The King of Fighters 98 Ultimate Match, uma versão aprimorada para o clássico de fliperama. Infelizmente, a versão para Playstation teve uns bugs, que continuaram na versão emulada para Playstation 4. Em 2014, foi lançada a versão definitiva para Steam: The King of Fighters 98 Ultimate Match Final Edition, que passou por outras revisões. Anos depois, seu netcode foi aprimorado. E depois disso tudo, temos a versão que analisamos aqui.
Ultimate Edition
The King of Fighters 98 Ultimate Match Final Edition possui os modos já presentes na versão para computador. Em relação à versão Steam, The King of Fighters 98 não teve mudanças. Na verdade, todos os upgrades que a versão para PC teve, como lobby, tradução PT-BR e rollback netcode, já estão presentes. Ou seja, a versão Playstation pegou o ápice. Além de ter o modo NEO GEO para os mais nostálgicos.
O título possui o “arroz com feijão” de jogos de luta. Possui modos diferenciados para o jogador se divertir tanto online como offline. Obviamente, temos o modo ARCADE, o tradicional. O modo INFINITO, em que o jogador enfrenta todos os oponentes com apenas um lutador e uma barra de vida. No modo DESAFIO, há tarefas, algumas fáceis outras bem difíceis, que testam as habilidades dos jogadores. Uma ótima, tanto para veteranos quanto para novatos no game. O modo TREINO deixa a desejar em relação a jogos atuais, mas em 2008, era bem completo.
Mas é no online que o trem pega fogo. Como dito antes, o jogo tem foco no competitivo. E como não há mais fliperamas no Brasil para encontrar os amigos, jogatina na rede acaba sendo uma boa saída. Os lobbies (agora existem) podem ter mais do que duas pessoas. O ruim é que mesmo que você queira uma revanche rápida, ele volta para a tela de lobby. Na verdade, o que muda é não ter seleção de personagem. Mas nada muito incômodo se lembrarmos que se usa rollback deixando as lutas mais estáveis dando a sensação de se jogar offline. Tive a oportunidade de jogar um Brasil X Alemanha e funcionou muito bem.
Fliperama Edition
A respeito do visual e som de The King of Fighters 98 Ultimate Match Final Edition não há muito do que falar. Pois, mantém os sprites antigos, com algumas melhoras nos cenários. Se tratando de cenários, há alguns novos em relação à versão original de 98. As músicas originais se mantiveram, porém, há músicas com novos arranjos também.
Nas opções, há um menu em que se pode “editar o gráfico”. Confesso que não vi muita diferença a não ser pela opção de scanlines. Aquela que simula monitores antigos. Contudo, o visual não deixa a desejar em televisores modernos. Por outro lado, para quem não jogou as versões anteriores, pode ter aquela sensação de jogo velho.
Sobre a jogabilidade, para quem jogou o título mais recente, pode achar meio travada. Porém, temos que considerar que ela foi projetada para outra época. Também, nada muito diferente, apenas que os comandos são mais exigentes para execução de golpes especiais, por exemplo.
Final Edition
Desde Mortal Kombat 3, parece que o título Ultimate indica que qualidade vem aí. Nem sempre funciona, mas aqui funcionou, afinal, falamos de um jogo de mais de 20 anos. As apelações que tinham já foram descobertas, assim, o jogo fica limitado. Mas, ao fazer revisões, lançar novas versões “atualiza” o jogo. Assim, o título tem maiores possibilidades e dá um ar novo para o game.
O jogo possui tudo da versão PC com a vantagem de todo mundo ter a “mesma máquina”. Assim, não corre risco de ter um problema na luta por desempenho de computador alheio ou até mesmo do seu. Apesar de acreditar que isso seja difícil por ser um jogo leve.
No final, atende ao público alvo. Traz a experiência do fliperama para sua casa, com lutas estáveis em rede. Faltou mesmo foi aquele monte de gente atrás torcendo e agourando a luta como nas casas de jogos de antigamente. Ainda que seja um bom título para novatos na franquia se aventurarem, ele é focado nos veteranos. Talvez, seja por isso que a SNK lançou este jogo de surpresa.
De qualquer forma, o trabalho foi bem feito. Isso mostra que a SNK não está apenas buscando novos jogadores com seus títulos mais recentes, mas também não esquece dos seus fãs clássicos que, por algum motivo ou outro, não se enveredaram pelos novos jogos.