Já estamos na metade do ano
Ainda estamos na metade do ano, mas podemos dizer que vários jogos interessantes já foram lançados. Como a maioria dos grandes lançamentos de 2022 estão reservados para os próximos trimestres, então podemos entrar na brincadeira e definir quais são os melhores games do ano até o momento. E ao contrário do que muita gente diz, sim, tivemos muita coisa boa sendo lançada.
Para a lista, levaremos em conta algumas regras. Primeiramente, a lista contará com 5 jogos e só entrarão títulos lançados até junho. Em segundo lugar, não existe uma ordem de melhor para pior, a ideia é falar um poucos sobre os melhores, porém não fazer um ranking. E por último, mas não menos importante, Elden Ring não está nessa lista, e o porquê dele não aparecer aqui é obvio. A sua qualidade é incontestável e certamente estará nas premiações no final do ano. Então nada mais justo do que dar espaço para os amiguinhos que também merecem reconhecimento, ok?
Weird West
Weird West é um RPG com visão isométrica e com elementos de Immersive Sim situado no velho-oeste. Foi desenvolvido pelo estúdio WolfEye Studios e publicado pela Devolver Digital. O estúdio foi criado por membros fundadores da Arkane, desenvolvedora de Dishonored, Prey e Deathloop. Então toda a experiência em criar universos fantásticos e uma ótima gameplay que o estúdio de Xbox possui serviu de inspiração para Weird West.
Suas 5 campanhas, cada uma com um protagonista diferente, com vários de elementos RPG usados de forma extremamente criativa, como árvore de habilidades, e um complexo sistema de moral. Apesar de ter uma mecânica de tiro desnecessariamente difícil em alguns momentos, as suas qualidades fazem esquecermos completamente os pequenos deslizes que ele comete. Weird West chegou em maio e está disponível para Xbox One e Series, PlayStation 4, PS5 e para PC. Então vale a pena a experiência, pois é uma das grandes surpresas e um dos melhores de 2022 até agora.
Fobia St. Dinfna Hotel
Provavelmente você deve ter ouvido em algum lugar que Fobia é um marco para o desenvolvimento de jogos no Brasil. Mas, por que estão falando tanto desse título, e por que ele está nessa lista de melhores de 2022? O estúdio Pulsatrix nos entrega uma obra com muita inspiração em clássicos do gênero terror. Principalmente, se você adora explorar ambientes bem detalhados e que nos deixam imersos. Outro ponto que vale elogiar são os puzzles. São muito variados, e nem todos eles são essenciais para terminar a campanha. Caso você queira deixar um ou outro de lado, tudo bem. Contudo, certamente será recompensado caso queira literalmente quebrar sua cabeça para resolvê-los.
Então se você é um fã de Resident Evil e Silent Hill, você precisa jogar Fobia. E é sempre importante exaltar obras tão ricas e marcantes do cenário dos jogos brasileiros. O título é o mais recente dessa lista, ele chegou em 28 de junho para todas as plataformas, exceto para Switch.
Tunic
Mais um jogo isométrico na lista de melhores de 2022 até o momento. Mas Tunic não podia passar desapercebido, já que mistura muito bem ação, aventura e uma raposa muito fofa. Contudo, Tunic não é resumido apenas a isso. Ele se inspira muito no gênero souls like, então a compreensão desse mundo se dá muito a nossa exploração, seja ela por documentos ou por NPCs que encontramos na jornada.
Além disso, ele nos traz todo um entorno satisfatório. Seja pela sua trilha sonora que nos leva para uma aventura, pelo gameplay fluido e intuitivo ou por recompensar o jogador que decide explorar cada canto do mapa. Tunic lançou em 16 de março originalmente para Xbox Series e PC via Steam.
Silt
Silt é um dos jogos mais imersivos de 2022. Esse é o primeiro título desenvolvido pelo estúdio Spiral Circus. O game tem o foco na narrativa e conta com muita inspiração em clássicos do gênero, como Limbo e Inside. O título chegou em junho de 2022 e já adianto que a experiência vale muito à pena.
Na história, controlamos um mergulhador desconhecido, com o objetivo de explorar águas misteriosas a procura de mistérios esquecidos pelo tempo. O grande foco de Silt se dá no seu gameplay e na resolução dos seus puzzles. A mecânica principal se baseia em possuir outras criaturas marinhas transferindo nossa alma. Essa troca é feita a partir de algo parecido com um cordão umbilical, que sai do protagonista e faz a conexão
A partir daí conseguimos alcançar lugares e fazer coisas que nosso protagonista não consegue. Seja se teleportar para alguma região ou cortar objetos que impede nosso caminho. Além disso, os puzzles criativos e difíceis de resolver deixam as aproximadas 3 horas de campanha incríveis e com vontade jogar de novo para tentar descobrir algo novo.
Lego Star Wars: The Skywalker Saga
Star Wars é uma das franquias mais populares da cultura pop e 2022 tivemos muita novidade sobre ela. A Lego não podia ficar para trás e talvez tenha feito o melhor trabalho entre todas as mídias que exploram a franquia. Com Lego Star Wars: The Skywalker Saga não foi diferente. Aqui vimos todos os 8 títulos anteriores da franquia, mais o capítulo 9 que encerrou a Saga Skywalker. O grande destaque é que realmente temos bastante coisa nova. Então relançar todos os games desenvolvidos anteriormente, desenvolver apenas um novo e lançar tudo em uma coletânea seria muito fácil. Contudo, os desenvolvedores encheram os jogos anteriores de novidades, que fazem valer a pena jogar tudo novamente. A primeira delas é a mudança na visão da câmera.
Anteriormente ela era mais distante do personagem, porém agora ela é posicionada atrás do ombro. Assim passando uma visão totalmente diferente dos cenários e melhorando bastante no combate com armas. Além disso, teve o retrabalho e polimento de todas as mecânicas, deixando tudo com mais cara de novo.
2022 está sendo um ótimo ano
Ao contrário do que algumas pessoas dizem, 2022 está repleto de grandes jogos. Sem contar que a segunda metade do ano ainda promete muitas novidades interessantes. Por exemplo, God of War: Ragnarok, Stray, A Plague Tale: Requiem, e muitos outros. Como dito anteriormente, Elden Ring não foi mencionado nessa lista, pois como é certo que é um dos melhores jogos de 2022 para mim, iria tomar o espaço de outros títulos que também merece um carinho especial.
Nessa lista eu coloquei apenas 5 games, então bastante coisa legal ficou de fora, mas que valem a menção honrosa. São eles o ótimo Horizon Forbidden West, Rogue Legacy 2, GhostWire Tokyo, Gran Turismo 7, Kirby and the Forgotten Land e por aí vai. Se até o final do ano, todos os lançamentos que prometem ser bons, cumprirem com a promessa, teremos um ano inesquecível para a indústria.