A continuação de uma grande história
Marvel’s Spider-Man 2 é a aguardada sequência da história de Peter e Miles Morales. Desde o anúncio oficial durante o PlayStation Showcase de 2020, os fãs ficaram ansiosos para conhecer a nova aventura dos heróis. A narrativa agora introduz dois grandes vilões das histórias do Spider: Kraven e Venom. Outra novidade esperada era a expansão da viciante jogabilidade e também do mundo aberto, aspecto este impressionou os jogadores desde o primeiro jogo lançado em 2018.
Portanto, Marvel’s Spider-Man 2 tem um grande desafio pela frente. Expandir vários elementos introduzidos anteriormente e adicionar coisas inéditas nesta nova narrativa que agora conta com 2 Spider protagonistas. Felizmente, após 30 horas de gameplay, garantindo até mesmo o meu troféu de Platina, posso afirmar que o novo game do Homem-Aranha acerta em quase todos os pontos que busca evoluir. Para entender mais, me acompanhe em mais uma análise do Garota no Controle.
Marvel’s Spider-Man 2 foi desenvolvido pela Insomniac Games e lançado no dia 20 de outubro de forma exclusiva para PlayStation 5.
Nós vamos curar o mundo
Marvel’s Spider-Man 2 foca bastante na relação de Peter e o seu melhor amigo Harry. Durante a campanha, os dois usam um laboratório de pesquisas cientificas, para criar vários projetos que buscam aperfeiçoar a vida das pessoas e do mundo. A narrativa do jogo, pelo menos nos primeiros dois atos, apresenta um grande desenvolvimento neste tema e faz um real trabalho em criar esta meta para ambos os personagens. Harry tem o mesmo sentimento de bondade de Peter e busca fazer tudo ao seu alcance para melhorar a humanidade, da mesma forma que a sua falecida mãe costumava fazer. Assim sendo, o jogo desenvolve muito bem esta temática, até mesmo fazendo uso de flashbacks para que o jogador entenda como a amizade dos amigos é forte desde a adolescência. Portanto, este desenvolvimento acaba tornando ainda mais impactante quando segredos sombrios são revelados.
Problemas do dia-a-dia
Além dos problemas de ser um super-herói, Marvel’s Spider-Man 2 foca bastante nos problemas do cotidiano que nossos heróis precisam lidar. Por exemplo, Miles está lidando com a desafiadora fase de tentar entrar na faculdade e decidir qual rumo seguir na vida. Já Peter, por outro lado, busca estabilidade financeira e desenvolver seu relacionamento com Mary Jane. Principalmente nas primeiras horas, temos um grande desenvolvimento deste aspecto do dia-a-dia. Além disso, é interessante a forma que o jogo aborda como ser o Homem-Aranha acaba muitas vezes prejudicando a vida dos personagens. Isto acontece logo na primeira cena, quando Peter, que agora atua como professor, precisa abandonar a sala de aula para ir lutar contra o Homem Areia que está atacando a cidade.

Além disso, as missões secundárias também ajudam neste desenvolvimento do lado humano dos personagens. Este aspecto se destaca mais com o Miles, já que a maioria das quests opcionais do personagem são focadas em ajudar a comunidade no Harlem e redondezas. Não só isso, mas seu arco de desenvolvimento envolve fortes temas como vingança, perdão e redenção. Portanto, o herói terá que lidar com sentimentos conflitantes ao enfrentar um inimigo do seu passado e decidir que tipo de pessoa ele quer ser.
A última caçada de Kraven
Um dos grandes destaques durante o anúncio do game em 2020 foi a revelação de Kraven como um dos vilões. O personagem é famoso por ser uma grande ameaça e proporcionar um verdadeiro desafio ao Homem-Aranha. Em Marvel’s Spider-Man 2, o antagonista busca um inimigo digno para lutar e nesta busca, começa a caçar os heróis e os principais vilões do nosso herói.
Kraven tem um excelente desenvolvimento durante a campanha, sendo de longe o meu personagem favorito de toda a história. Ele é assustador e realmente traz um sentimento de ameaça para os personagens durante a história. O título também faz um bom trabalho dando um certo background para ele em algumas das quests, tendo até missões opcionais que dão ainda mais informações sobre suas motivações.

Além disso, o vilão também trouxe uma leva de capangas que para aterrorizar NY ao seu lado. Isto fornece ao jogador várias missões secundárias, principalmente no estilo de invadir bases, enfrentarmos todos os inimigos e obtermos informações. De forma geral, todo o arco de Kraven é um dos grandes acertos do jogo.
Nem tudo é espetacular
Embora Marvel’s Spider-Man 2 apresente muito bem a sua história nos primeiros dois atos, infelizmente a narrativa acaba se perdendo na reta final. Obviamente não darei spoilers da campanha, mas explicarei de uma maneira geral.
Quando chegamos em determinado ponto, o jogo segue um rumo totalmente diferente do qual estava construindo até então. Isso faz com que vários arcos que estavam sendo construídos não tenham um desfecho conclusivo. Em vez disso, a narrativa segue um rumo totalmente diferente e introduz novos elementos na história que a tornam totalmente uma bagunça. Infelizmente, este fator acaba influenciando o desenvolvimento de todos os personagens de Marvel’s Spider-Man 2 e no fim de tudo, a história não termina de forma satisfatória.

Os problemas na história afeta até o arco de alguns vilões. O jogo segue uma filosofia de que ninguém é mal de verdade, mas foi transformado pelas circunstâncias. Logo, sempre existe a chance de redenção. Embora seja um pensamento bonito e de esperança que combina com uma história do Homem-Aranha, o título exagera na aplicação do conceito. Logo, temos a sensação que não existem mais vilões na história, simplesmente personagens buscando redenção, e que agora são bonzinhos. Às vezes este fator funciona, como um dos principais desenvolvimentos no arco de Miles Morales, que gira em torno desta busca por redenção e perdão.
Outro personagem importante na campanha é o simbionte. Embora ele funcione de uma forma impressionante, adicionando novas camadas na jogabilidade, a narrativa em torno deste alien não funciona muito bem. Quando o foco muda para o Venom e a ameaça em torno do simbionte, o desenvolvimento sofre ao tentar manter a mesma qualidade. Semelhante ao filme de Sam Raimi, que também abordou este vilão, temos o problema em que o uso deste elemento acaba sendo corrido e usado simplesmente como um recurso para fazer a história andar.
Mundo aberto e missões opcionais
Marvel’s Spider-Man 2 apresenta uma grande evolução no seu mundo aberto em comparação ao jogo anterior. Agora temos uma nova área da cidade para explorar, adicionando novos objetivos para os personagens. Além disso, com este aumento no mapa, ambos os protagonistas receberam uma melhoria na qual agora podem planar por longas distâncias. Este novo elemento de jogabilidade adiciona uma nova camada na locomoção pela cidade, sendo que temos até desafios que exigem que o jogador faça uso desta nova mecânica. Outro aspecto que impressiona no open world é a forma que a cidade parece mais viva e as missões opcionais ajudam a transmitir essa sensação.

Além das clássicas quests de ir atrás de colecionáveis, também temos aquelas que os protagonistas realmente se conectam com os cidadãos de Nova York, com várias missões que apresentam de forma mais intima a vida do cotidiano e é nestes trechos que o game realmente brilha.. Por exemplo, uma das missões opcionais exige que tiremos fotos de vários locais de destaque da cidade. Ao fazermos isto, um velho parceiro fotografo de Peter irá ligar para o aranha e contar uma pequena história sobre o porquê daquele local ser tão importante para NY.
Se tornando os Spider-Man
Uma das grandes novidades do título é que agora podemos trocar livremente entre os dois protagonistas durante a exploração no open world. Além disso, ambos os heróis podem andar, correr, se balançar usando teias, usar golpes corpo a corpo e até mesmo ataques furtivos em alguns trechos.
Embora os Spider-Man tenham vários elementos de gameplay semelhantes, o jogo faz um bom trabalho em adicionar habilidades únicas aos heróis. Peter possui braços mecânicos em seu traje, o que fornece ao personagem uma série de golpes especiais, como levantar os inimigos no ar e até mesmo eletrocutá-los. Entretanto, as skills precisam de um tempo de espera após as usarmos, o que faz com que o jogador tenha que usar os golpes especiais de maneira tática em alguns combates, principalmente em lutas contra chefes.

Além disso, em determinado momento da campanha, Peter irá obter o traje do simbionte. Logo, ele ganhará uma nova leva de ataques para usar em combate, diversificando ainda mais a jogabilidade. Outra novidade é uma barra de golpe especial que pode ser usada de tempos em tempos. Com o traje do simbionte, ao usarmos esta skill, Peter entra em um estado de fúria, executando ataques mais poderosos.
Miles também possui uma série de skills especiais únicas. Diferente do seu mentor, suas habilidades são focadas em eletricidade e algumas delas se assemelham bastante as introduzidas no seu game standalone anterior. Logo, algumas das suas habilidades incluem eletrocutar vários inimigos ao mesmo tempo, levantá-los no ar e executar golpes e até mesmo lançar um raio de suas mãos no melhor estilo Raiden do Mortal Konbat. Embora ele não tenha acesso a um traje alienígena, o jogo faz um bom trabalho na variação de golpes do personagem.
Progressão de personagens
Marvel’s Spider-Man 2 apresenta uma excelente progressão de personagens. Ao decorrer da campanha, ganharemos pontos de habilidades que podem ser usadas em três arvores de skills. Uma para cada herói e outra que apresenta habilidades conjuntas que servem para ambos os heróis. O jogo faz um excelente trabalho no balanceamento de skills, sendo que realmente sentimos nossos heróis ficando mais fortes. Além disso, o game apresenta uma série de trajes desbloqueaveis, que podem ser liberados por meio de missões principais e opcionais. O título acerta na variação de visuais, entregando estilos bem diferentes e únicos.
Impressionantes batalhas contra chefes
Outro fator que Marvel’s Spider-Man 2 acerta são as lutas contra chefes, que estãos bem desafiadoras, mesmo na dificuldade normal. Inclusive, algumas lutas envolvem enfrentar o inmigo até 3 vezes, com cada fase trazendo uma nova leva de ataques. Este aspecto deixou a gameplay mais desafiadora e corrige uma das minhas principais criticas ao primeiro jogo, que era fácil demais mesmo na dificuldade mais alta.

O fator visual também surpreende durante os confrontos contra bosses, criando lutas que até lembram God of War no aspecto épico. Um dos grandes exemplos é a luta inicial contra o Sandman que é simplesmente de arrepiar de tão absurdamente boa. Entretanto, poderiamos ter tido mais lutas com Miles e Peter lutando lado a lado. A primeira funciona muito bem, porém a maior parte das lutas envolve apenas um dos heróis contra uma grande ameaça, queo acaba sendo decepcionante.
A trilha sonora é excelente
Spider-Man 2 entrega uma excelente trilha sonora. Temos músicas épicas durante os trechos de combate e até mesmo emocionais quando algo importante acontece na campanha. O jogo transmite muito bem a sensação de sermos o Homem-Aranha por meio do trabalho sonoro, sendo que as teias, os golpes e até mesmo os efeitos mais básicos, como a eletricidade ao usarmos os poderes do Miles, impressionam com o capricho. A dublagem original é outro fator que impressiona, com o destaque sendo Yuri Lowenthal que conseguiu interpretar as várias camadas da personalidade de Peter Parker na narrativa.
Visuais impressionantes que usam todo o poder do PS5
O novo jogo do Homem-Aranha é impressionante visualmente. A desenvolvedora fez um trabalho espetacular ao apresentar os vários locais da cidade, sempre movimentadas e cheias de vida, com artes pelas paredes e até mesmo com uma boa variação visual de NPCs. Além disso, os elementos visuais como objetos, prédios, particulas e até mesmo os modelos dos personagens principais são elevados a um novo patamar no game. Para exemplificar, temos a primeira luta contra o Sandman no começo do jogo, que mostra de forma impressionante a areia adentrando os prédios e até mesmo degastando os trajes dos protagonistas. Além disso, o título faz uso de ray tracing tanto no modo fidelidade como no desempenho, entregando reflexos impressionantes que dão ainda mais vida para o mundo do jogo.

Falando em desempenho, o modo qualidade do título roda em 4K, travado em 30 FPS. Além disso, os jogadores que tiverem um monitor/TV de 120hz, tem acesso a um modo que roda em 40 FPS,mantendo a filidade gráfica. O segundo modo presente no game é o performance, que mantém uma taxa de quadros de 60 FPS, entregando apenas uma redução na resolução e alguns cortes especificos nos reflexos. Entretanto, durante gameplay, estas diferenças são praticamente imperceptiveis. Em ambos os modos, o game apresenta uma taxa consistente e não tive problemas com bugs e nem travamentos. O jogo também apresenta loadings praticamente inexistentes, inclusive durante os momentos de fast travel que são praticamente instantâneos.
Conclusão
Marvel’s Spider-Man 2 é um dos melhores jogos do Homem-Aranha. Embora tenha alguns deslizes na narrativa, o jogo impressiona com o desenvolvimento de personagens, jogabilidade e principalmente no visual. O título faz um excelente trabalho ao transmitir a sensação de ser o personagem, tanto ao jogarmos com Miles ou Peter, entregando uma boa variação entre ambos para que cada um deles transmita um sentimento único. Por fim, Marvel’s Spider-Man 2 é um título recomendadissimo e na minha opinião, um dos melhores jogos de super-herói já feitos.
*Chave cedida para análise no PlayStation 5