Introdução
Bff or Die é um jogo de puzzles coop, desenvolvido pela ASA Studio, que coloca até quatro jogadores para trabalharem juntos para superar armadilhas e escapar de monstros. Originalmente lançado para PC em 2018, agora chega para Playstation, Xbox e Switch no dia 27 de novembro.

Uma pequena ajuda dos seus amigos
Como o próprio nome diz, é preciso muito dos jogadores se ajudarem para sobreviver neste jogo. Cada jogador controla um alienzinho brilhante neon, que irão viajar por diferentes masmorras para coletar “Orbees”, criaturinhas luminosas, que escaparam de sua nave, e que são necessários para reenergizá-la e voltarem para casa. Cada masmorra é um pequeno puzzle diferente, e o objetivo de cada uma é coletar todos os orbees da fase, e tendo todos os personagens sobrevivendo até o final. Coletar todos os orbees começa como uma tarefa fácil e trivial, mas que vai se tornando cada vez mais difícil, conforme as mecânicas do jogo evoluem e novos perigos e obstáculos são adicionados.
Nas primeiras fases, temos salas pequenas com algumas barreiras, mas logo começam a aparecer múmias que seguem seus personagens e conseguem matá-los com um toque. Fugir delas seria fácil, não fosse o fato de que as fases são compostas por labirintos, com becos sem saída e caminhos que não são fáceis de se perceber quando existe um risco de vida envolvido. Complica mais quando o jogo adiciona botões no chão que quando alguém pisa, muda as paredes do labirinto de lugar, e esse alguém pode ser um jogador ou monstro. Mas você não precisa fazer tudo isso sozinho, pois seus amigos irão te ajudar a resolver esses puzzles. Além do trabalho em equipe ser essencial para superar os obstáculos, é preciso reunir todo mundo para fazer um “High-Five” da vitória para poder concluir a fase.

Podendo formar uma equipe de até quatro jogadores, todos devem se coordenar para realizar essas tarefas. Não é preciso que o mesmo personagem pegue todos os Orbees, então os jogadores podem se separar para cuidar de cada ponto do mapa. Alguns equipamentos vão sendo liberados com o tempo para ajudar nessas tarefas. O primeiro que você recebe é um “Pegador”, uma luva que consegue pegar um jogador, ou monstro, e levá-lo para outro ponto do mapa. É essencial para alcançar Orbees dentro de salas fechadas, ou agarrar um monstro que está muito perto do seu amigo. Outra ferramenta interessante é um drone que consegue atrair os monstros para um determinado ponto, mas que deve ser usado com cautela por ter energia limitada.

BFF or Die é um jogo que faz um bom trabalho em criar puzzles que incentivam o trabalho em equipe. Como cada jogador deve se encarregar de uma tarefa, em que um controla os equipamentos e o outro percorre o labirinto, os jogadores naturalmente se separarão para realizar seus papéis e se ajudarem, já que a sobrevivência de cada um depende do outro, especialmente daquele que se voluntaria a ir pelos labirintos. A falta de consequências pelas falhas torna o gameplay desse jogo algo bem casual e relaxado, onde perder não gera muita frustração, no máximo reclamações que o outro não fez o seu trabalho direito (a culpa nunca é nossa, lógico). Com sua estrutura de coletar orbees coloridos dentro de um labirinto e sendo perseguido por monstros que matam em um toque, esta é quase uma reimaginação do jogo do Pac-Man, com outra identidade visual, e com coop.
Bonitinho, mas…
BFF or Die é um jogo Coop divertido, mas também tem vários probleminhas que atrapalham, especialmente na apresentação. O gameplay é legal, consegue usar umas ideias criativas com o uso das diferentes ferramentas que vão aparecendo ao longo do jogo. Porém, mesmo que as mecânicas evoluam, a apresentação das fases, com sua arte e música, não dão a mesma sensação. É realmente difícil vender a ideia de que estamos progredindo quando todas as fases têm a mesma estética egípcia, e a música fica no mesmo loop a cada 2 minutos, e isso que tanto a arte quanto a música são boas no começo, mas sua grande repetição acaba cansando.

A música tem uma batida muito legal, e começa de forma bem animada. O design dos personagens, sua nave, o cenário das fases, tudo é muito carismático e cheio de cor, especialmente os personagens que brilham com uma cor neon. Porém, ouvimos a mesma música repetidas vezes em loop quando estamos jogando, e cada fase tem o mesmo cenário, mudando o layout do labirinto e a posição dos monstros e armadilhas. Muito rápido isso torna o jogo cansativo e diminui o quanto eu consegui aproveitá-lo, o que é uma pena, pois a primeira impressão que o jogo passa é muito boa.
Portanto, BFF or Die é um jogo que eu posso recomendar para jogar algumas partidas com amigos numa tarde, só para descontrair. Mas acho que sessões de jogo mais longas se tornam difíceis devido aos problemas que o jogo apresenta.
*Análise realizada com chave concedida.