Introdução
Manifold Garden é um jogo de puzzle em primeira pessoa envolvendo física, mudança de gravidade e uma geometria impossível, que é uma forma complexa de dizer que as regras da realidade deste mundo são completamente diferentes da nossa.
Foi desenvolvido pela William Chyr Studio, estúdio Indie fundado por uma única pessoa, que começou o desenvolvimento deste jogo em 2012, e terminou em 2018 com apenas 6 pessoas envolvidas, o que deixa ainda mais impressionante o resultado final.
Foi originalmente lançado para dispositivos mobile e para a Epic Store em 2018, recebeu um port para Playstation 4 e Xbox One em agosto de 2020, e agora recebeu uma versão melhorada para Xbox Series X|S em 10 de novembro de 2020.
Física Impossível
Manifold Garden é um daqueles jogos feitos para fazer seu cérebro dar um nó. Sei que este é um objetivo comum em jogos de puzzles, mas geralmente eles exigem que você pense apenas na solução de um problema, usando regras já conhecidas de nosso mundo. Sabemos que se você arremessar um objeto ele irá cair em direção ao chão, que se você atravessar uma porta chegará na sala ao lado da que você estava, ou que se cair de uma plataforma irá parar no andar debaixo. Nenhuma dessas regras é necessariamente válida em Manifold Garden.
A principal mecânica deste jogo é que você pode mudar a gravidade do mundo todo para a que você desejar, basta se aproximar de uma parede e apertar o botão do controle que a gravidade toda irá mudar para fazer esta parede ser o novo chão. Isso permite que você navegue por todas as superfícies de uma sala, uma atividade essencial para resolver os puzzles. Esses puzzles geralmente envolvem levar blocos coloridos até o botão correto, sendo que cada cor representa uma gravidade diferente, portanto esses blocos “cairão” para direções diferentes. Você deve usar essa manipulação de gravidade a seu favor, pois às vezes você vai querer que um bloco “caia para cima”.

Cair para cima também é uma atividade que você realizará muito para alcançar diferentes locais. Em um dos primeiros puzzles, você chega a uma plataforma e precisa alcançar outra que está longe, com um precipício entre ambas. Como não há um botão de pular, você primeiro se sente confuso em como atravessar esse precipício.
O cenário ao longe é feito de prédios altíssimos, cujo fim não está à vista, tanto para cima quanto para baixo, e olhando para baixo é possível ver uma infinidade de outras plataformas. Logo você chega à conclusão de que sua única opção é se jogar para uma dessas plataformas abaixo. É uma queda longa, mas assim que termina, algo curioso aconteceu: você está exatamente na mesma plataforma que queria alcançar no andar de cima. E esta é a magia de Manifold Garden.
Beleza Abstrata
A grande inovação deste jogo está em seus cenários “recursivos”, isto é, eles se repetem e se entrelaçam um dentro do outro. No exemplo que dei, o jogo deixa claro que cair é uma atividade essencial para alcançarmos outros locais, especialmente se estiverem acima de nós. Nada de encontrar escadas ou plataformas, é mais fácil se arremessar no abismo que uma hora você cairá no teto da construção que você está.
E como são incríveis esses cenários. A escala de tudo neste jogo é imensa, com você visitando prédios, templos e construções com pilares e paredes que alcançam os céus, isso quando você consegue ver um fim, o que nos passa a sensação de sermos minúsculos e insignificantes nesse mundo.

Resolver os puzzles usando essa mistura de mudança de gravidade e cenários recursivos irá desafiar sua noção de espaço e de pensar fora da caixa. Assim como acontece em outro jogo de puzzle que já analisamos, o Superliminal, aqui você também encontrará portas e passagens que não necessariamente levam para onde você esperava. Muitas vezes, você irá olhar por uma janela para dentro de uma sala e ver um cenário completamente diferente do que você encontra ao atravessar a porta para entrar nessa sala.
Todo esse nó de mundos também pode levar a algumas frustrações. O jogo tenta ser o mais minimalista possível em instruções, deixando o jogador experimentar e deduzir sozinho o que deve ser feito, mas em estágios mais avançados que envolvem diversas salas e botões que dependem um do outro, em áreas distintas do prédio, com gravidades diferentes, fica muito difícil de ter uma ideia de onde começar a resolver os puzzles. Mas nada que um pouco de exploração, determinação e criatividade não resolvam.

Manifold Garden tem um design de cenário e uma história bem abstratos. Não existe uma explicação do que estamos fazendo, ou do que é este mundo, mas há algo errado com ele e devemos corrigir. O jogo se divide em 6 mundos, um para cada direção da gravidade, e o Hub central que iniciamos o jogo e retornamos ao final de cada fase, representa uma espécie de jardim, contaminado com nuvens pretas.
Ao final de cada mundo, recebemos um cubo especial que irá purificar uma parte do jardim, libertando pássaros coloridos e criando cachoeiras, criando uma vista extremamente bela. Ao final de cada fase, também somos agraciados com uma espécie de Mandala que é uma explosão de cores e beleza. O final do jogo leva este termo “Explosão de cores” ao nível extremo.

A trilha sonora complementa belamente essa sensação de prédios infinitos e um mundo completamente diferente do nosso, usando e abusando de sintetizadores. Em muitos momentos, a música que nos acompanha parece ter vindo direto do filme Blade Runner, que também abusava da escala das construções, com seus arranha-céus sem fim e construções monumentais.
Conclusão
Manifold Garden é um belíssimo jogo de puzzle que irá desafiar sua noção de como o mundo funciona, e te fará pensar de forma diferente do mundo real. Apesar de os objetivos serem simples, como levar um cubo a um botão, os cenários infinitos e a troca de gravidade complicam tudo, o que torna alguns puzzles bem confusos de se resolver, e a navegação nas fases se torna complicada, mas faz parte do desafio aprender a se orientar neste mundo. Sua arte é minimalista, com os cenários sendo normalmente brancos, mas em pontos específicos te presenteia com muitas cores.
*Análise realizada com chave concedida para Xbox Series S