Introdução
New Pokémon Snap chegou pra dar continuidade a um jogo lançado 22 anos atrás. Pokémon Snap de Nintendo 64 foi o primeiro jogo de Pokémon a detalhar os monstros de bolso em seus habitats naturais.
Desenvolvido pela BANDAI NAMCO e distribuído pela Nintendo, New Pokémon Snap está disponível para Nintendo Switch desde 30 de Abril de 2021. O jogo não tem o idioma Português como opção.
História
Primeiramente somos introduzidos ao professor Mirror e seus assistentes. Mirror, um renomado pesquisador Pokémon, nos passa a missão de explorar a região de Lental em busca de resolver um mistério. Esse mistério em questão são os Pokémon Illumina que emitem um brilho nunca antes visto em outros monstros.
Então cabe ao nosso personagem, um aspirante a fotógrafo, investigar o mistério. Municiado de uma câmera e a bordo do veículo NEO-ONE, partimos à primeira ilha chamada de Florio em busca de descobertas.
Jogabilidade
Assim como em Pokémon Snap de Nintendo 64, o jogador se mantém em movimento constante em cima do veículo de transporte. Porém a visão é livre, assim podendo ter um panorama em todas as direções para apontar a câmera.
A medida em que o jogador vai progredindo, ele libera novos itens. Esses itens, como por exemplo, uma fruta ou uma melodia podem ser usados a qualquer momento. E servem como auxilio na hora de capturar as melhores imagens dos monstros de bolso.
E claro, há a câmera. Em contrapartida ao jogo anterior aqui o personagem tem o auxílio do segundo analógico para direcionar a lente. Ao usar um analógico para mirar o foco, a câmera se movimenta em uma determinada velocidade. Ao utilizar o segundo analógico, essa velocidade dobra.
Ou seja, essa adição é muito bem-vinda pois ajuda muito quando se precisa de um movimento rápido para capturar aquela foto perfeita. Em diversos momentos esse recurso foi de muita ajuda para conseguir perseguir um Pokémon com a lente.
Por fim essa as limitações em relação à falta de liberdade de movimento podem ser frustrante para quem não conhece o jogo. No entanto, justamente as limitações que trazem aquela sensação recompensadora no final do percurso. Além de fazer o jogador querer voltar várias vezes no mesmo cenário.
Interface mínima ajuda a capturar os melhores ângulos.
Fotos sobre trilhos
As mecânicas de interação com os Pokémon vão trazer momentos hilários e impressionantes. Vale lembrar de que diversos desses momentos só são possíveis após o jogador interferir na vida dos monstros de bolso.
Jogar uma fruta para tirar um Pidgeot de seu conforto ou tocar uma melodia em meio aos Bouffalant vão render momentos ótimos para gravar em foto. A cada nova descoberta, você se sente realizado e também é recompensado por isso.
O jogo possui um sistema de pontuação que justamente visa recompensar o jogador pelo trabalho. Critérios como pose, outro Pokémon e plano de fundo influenciam diretamente na pontuação final de cada foto.
Por último temos também a raridade de comportamento dos Pokémon. Uma estrela se encaixa em um comportamento comum e quatro estrelas um comportamento raro. A interação do jogador no ambiente justamente tem como objetivo, além de captar o melhor ângulo, também conseguir comportamentos distintos dos monstrinhos de bolso.

Tudo muito bonito
New Pokémon Snap salta aos olhos a todo momento. Ao contrário do que a maioria está acostumada com a franquia principal de Pokémon, aqui as coisas são diferentes. Diferente no sentido de ver os monstrinhos se movimentando livremente pelo mundo.
É verdade que no jogo de Nintendo 64 já havia esse detalhe, mas estamos falando de 22 anos antes. Essa nova sequência com o hardware atual traz ainda mais vida para os Pokémon. Poder ver um grupo de Mantine nadando sincronizados, por exemplo, dá a sensação de mundo vivo.
Ao mesmo tempo em que apreciamos a beleza, não podemos exigir muito. O hardware do Nintendo Switch é limitado mesmo se comparado com Playstation 4, por exemplo. Não espere níveis de detalhes do cenário absurdos e nem os melhores efeitos de iluminação.
Apesar disso os desenvolvedores conseguiram extrair muito do console e assim trazer vida ao mundo apresentado. Mesmo sem fazer muito esforço, você conseguirá tirar fotos de cair o queixo com um luar brilhante ou um pôr-do-sol ao fundo.
Por último vale mencionar a interface. Boas escolhas de design e excelentes animações mostram todo o cuidado e capricho da equipe. Além disso também vale mencionar o ótimo desempenho do jogo durante toda a jogatina. Não presenciei momentos de travamentos e nem de quedas de quadro.

Vamos falar deles, os Pokémon
Como dito no parágrafo anterior, os monstros têm vida. Não são simplesmente aqueles bichos estáticos na tela esperando você dar o comando de ataque. A interação deles com o mundo e com os outros de espécies diferentes trazem momentos únicos.
O nível de detalhes, não só graficamente falando, é muito rico. Já se perguntou o que um Wooper faz ao encontrar com um Arbok? Ou então como um Torchic se alimenta? Essas respostas estão no jogo e os detalhes dessas interações são de cair o queixo.
Eventualmente iremos chegar no ponto talvez mais discutido: quantos Pokémon têm em New Pokémon Snap? A quantidade talvez decepcione alguns, pois, não são muitos. Mas muito mais do que os presentes no jogo do Nintendo 64.
Por outro lado número de monstro de bolso casa bem com o jogo, trazendo desafios e segredos a serem descobertos pelos jogadores em todos os cenários. Se a quantidade fosse muito maior, certamente New Pokémon Snap sairia dos trilhos trazendo mais confusão do que diversão.
A quantidade dos monstrinhos na tela já são o suficiente para manter o jogador ocupado e entretido durante todo o percurso. A BANDAI NAMCO acertou em cheio a variedade de Pokémon mostrados se tratando de espécies diferentes.
Por último vale mencionar que todas as gerações estão muito bem representadas. Alguns Pokémon icônicos acabaram ficando de fora, mas no geral os desenvolvedores souberam aproveitar bem o que tinham em mãos. E também deram espaço a Pokémon menos populares, uma atitude louvável.
Os níveis
Indo desde o litoral, passando por montanhas e chegando a passar dentro de um vulcão. Os cenários tem boa variedade de ambientação e em um número que surpreende. Como já mencionado, a qualidade gráfica é muito recompensadora, mesmo se tratando dos cenários.
Os diferentes biomas foram muito bem pensados e casam muito bem com a escolha dos Pokémon. A quantidade em relação ao jogo de 22 anos atrás também surpreende. E o jogo ainda reserva umas surpresas em relação às localidades.
Falando dos níveis em si, a distribuição de monstrinhos tem uma diversidade muito bem acertada ao ponto de não deixar o jogador parado. Mas também não deixa o jogador perdido e confuso no meio de tanto Pokémon.
Os níveis também contam com rotas alternativas e com alguns pequenos segredos a serem descobertos. Lembrando que só é possível completar a Pokédex de fotos se descobrir os segredos de todos os mapas.
Por fim vale mencionar que há variantes dos níveis, como dia e noite. Essas variantes apresentam Pokémon diferentes e diferentes comportamentos dos mesmos. Há também a busca pelo Pokémon Illumina daquela região como uma variante do mesmo cenário.

A qualidade sonora
Aqui é um tópico onde só há elogios. Desde a trilha sonora aos efeitos da interface, tudo casa muito bem com o jogo. Há aqueles sons que ficam na cabeça mesmo depois de horas sem jogar e isso é algo bom.
Bem como o som emitido dos Pokémon, o famoso “cry”, também está bem trabalhado em todos eles. Está bem próximo ao que já é conhecido do desenho principal da franquia de monstrinhos de bolso.
Conclusão
New Pokémon Snap tinha expectativas altas dos fãs de longa data e também dos que conhecem o mundo Pokémon mas não tinham se aventurado em outro Pokémon Snap. Digo que sim, as expectativas foram atendidas e não há motivos para decepção.
Do mesmo modo a quantidade de conteúdo também era uma preocupação, levando em conta de que o jogo anterior era possível finalizar em duas horas. No entanto, o jogo do Switch tem conteúdo o suficiente para manter o jogador entretido por muito tempo.
Por fim, New Pokémon Snap surpreende pela beleza e pela qualidade geral do jogo. Sem travamentos ou quedas de frames o desempenho também é um primor. Se você já é fã de Pokémon Snap, certamente irá gostar de New Pokémon Snap.
Agora se você é fã de Pokémon e procura novas experiências, New Pokémon Snap é a pedida certa. Com uma proposta diferenciada e com um grande apelo, o jogo se destaca em meio a tantas outras experiências.