Introdução
Descubra os mistérios das Deep Woods, cenário principal de The Wild at Heart. Desse modo, duas crianças muito amigas irão se encontrar e se ajudar em sua jornada para cumprir “O Plano” combinado entre eles.
Logo, a dupla encontra pelo caminho “spritelings” que serão de grande ajuda no jogo. Outros seres também estão presentes, como os guardiões Greenshields tanto quanto criaturas perigosas presentes na escuridão do bosque.
Assim, The Wild at Heart é um título indie de aventura com elementos de puzzle e estratégia. Além disso, temos uma lista de indies que selecionamos com muito carinho. Acesse este link para conferir.
Então, o jogo foi criado pelo estúdio Moonlight Kids e lançado pela Humble Games em 19 de Maio de 2021. Se encontra disponível para PC Windows e MacOS e também Xbox One.
Conto de um Bosque Profundo
Wake e Kirby, uma dupla de crianças infelizes com suas vidas e o lugar onde moram, planejam partir em uma aventura para fugir do motivo de suas tristezas. Eles batizaram essa viagem de “O Plano”.
Em primeiro lugar, Wake é o primeiro a surgir na história morando numa humilde casa junto de um pai ausente desleixado e não preocupado com o filho, pelo que parece. Dessa maneira, o garoto junta seus itens para viagem para a Deep Wood (Bosque Profundo) como combinado com sua amiga. Em seguida, pega seu Gustbuster que parece um aspirador de pó personalizado, que no lugar de poeira suga pequenos objetos, e inicia sua jornada.
Ao passo que adentra no bosque, mesmo trazendo junto seu mapa pessoal do lugar, acaba por se perder do local marcado com Kirby. Enquanto procura por alguma pista da amiga, acaba perdendo as esperanças por um tempo, onde de repente aparece uma pequena criatura que se assemelha com uma planta com braços e pernas, um spriteling (ninfa).
Nesse momento, ao seguir a criatura que o atrai acaba se encontrando com um dos guardiões da floresta, um dos Greenshields conhecido como Grey Coat. Ele explica para o pobre garoto sobre os perigos da escuridão da noite e a função da ordem ao qual pertence. Logo, Wake acaba por ajudar seu novo amigo e conhece aos poucos outras figuras que integram o grupo.
Encontrando Kirby
Durante suas andanças pelos ermos da Deep Wood, Wake encontra sua grande amiga Kirby cujo temia ter se perdido como ele. Por fim, sem mais preocupações, os dois autores do Plano seguem em sua grande aventura juntos.
Sendo assim, Kirby em suas viagens solo diz ter encontrado diversos outros tipos de ninfas que não só a ajudaram, mas lhe fizeram companhia e se divertiram juntas.
Antes de saírem do local do reencontro, a menina encontra algo estranho e brilhante. Ao se aproximar descobre que é um misterioso lampião que emite luzes bruxuleantes. Sem saber muito do que se trata, a dupla leva o item com eles para descobrir para que serve. Uma sombra de alguém ameaçador os observa de uma certa distância, naquela ocasião.
Greenshields versus The Never
De acordo com o líder dos guardiões Greenshield, o velho mago Grey Coat, o Deep Wood é a morada dos espíritos da natureza que se localiza próximo a mata atrás da casa de Wake. O detalhe é, nem todo mundo consegue enxergar a passagem para o bosque místico provando que o garoto aventureiro possui aptidões mágicas apesar de estarem dormentes ainda.
De fato que, o motivo do bosque ser de difícil acesso é justamente para se proteger de invasões. Porém, os ancestrais dos Greenshields usaram o local para prender uma grande ameaça conhecida na época como The Travelers, evitando que destruíssem o mundo material.
Então, Grey Coat revela que a ordem dos Greenshields está em decadência, sendo que o velho mago assumiu o posto de líder após a morte dos dois líderes anteriores. Logo, a ordem dos guardiões precisa de mais integrantes e Wake surge em um momento oportuno quando os Travelers se fortalecem cada vez mais, conhecidos agora como The Never.
Com isso, pela queda da presença dos Greenshields, Grey Coat e seus amigos Scrap Heap, os gêmeos Can Dance e Can’t Dance dentre outros, começam a se mexer. Assim, para evitar que o The Never encontre um jeito de se libertar da Deep Wood e ameace o mundo de Wake e Kirby.
Gameplay – Instrumentos e Craft
Todavia, o gameplay de The Wild at Heart possui elementos curiosos como o aparelho de sucção Gustbuster de Wake, o lampião de Kirby, as várias formas dos spritelings dentre diversas outras coisas.
Com o Gustbuster, o jogador aprende logo no início a sugar montes de folhas secas que escondem alguns itens e sucata. Logo, ao pegar as sucatas elas são usadas como moeda de troca em Deep Wood. Assim, o jogador pode adquirir itens, construir e consertar lojas etc. Já o lampião de Kirby, além de sugar coisas também, pode destruir o Never e abrir caminho através das bolhas de corrupção negra espalhadas pelo bosque.
No momento em que Scrap Heap surge, o jogador passa a ter acesso ao acampamento. O local serve para dormir e encher a vida por completo, salvar e fazer com que a noite vire manhã livrando Wake do Never.
Além do mais, pode-se usar o depósito para guardar itens coletados e livrar os espaços da bolsa. Como também, Scrap Heap fornece acesso ao Craft, que consiste na criação de itens usando certas combinações.
Desse modo, é possível testar ingredientes diferentes para se descobrir novos itens. Por consequência, são criadas receitas para criar mais destes itens quando desejar.
Gameplay – Exército de Spritelings
Outrossim, Scrap Heap também dá ao jogador o acesso ao lar das ninfas, o Spirit Well (Poço espiritual), onde é possível gerenciar os Spritelings.
É possível dispensá-las ou as convocar através do poço tanto quanto gerar novos indivíduos eclodindo suas sementes, coletadas explorando o cenário. Bem como, a quantidade de ninfas que acompanham Wake e Kirby aumentam com o passar do tempo.
Além disso, as ninfas auxiliam Wake e Kirby em vários momentos. Não só elas servem como tropa de combate, mas ajudam a ativar passagens ao interagir com o cenário.
Aliás, vale ressaltar das diferenças de cores, onde as amarelas primárias, por exemplo, agem em cima de plantas e fungos mas são fracas em lugares quentes e frios. Por outro lado, as vermelhas mexem com lugares quentes e com fogo, mas são fracas contra gelo e são inúteis contra fungos. A seguir, as de gelo interagem com lagos, quebram barreiras de gelo mas são fracas contra fogo.
Bosque artístico
Lembra das animações educativas de sua infância, com artes lúdicas e de muito carisma, muitas cores e descontraídas? Somado a uma aparência que nos remete aos programas de TV como Hora da Aventura e a minissérie animada dos estúdios do Cartoon Network, O Segredo Além do Jardim. The Wild at Heart traz vários elementos de produções famosas de TV, com traços muitas vezes lembrando aquarela de uma qualidade bem refinada.
Como também temos o destaque dos personagens de conceitos de fantasia incríveis, o que auxilia em trazer o tom místico e escapista, ao mesmo tempo, bastante cômico.
Lembrando de Scrap Heap mencionado antes, que é um indivíduo que por um acidente teve um bule preso a sua cabeça. O líder Grey Coat cujo possui um braço mágico feito de madeira e o Crow’s Nest que é um bruxo de alta estatura com uma máscara que lembra um corvo, com seu amigo pássaro Worms sempre pousado em seu chapéu pontudo.
Ao mesmo tempo, os efeitos visuais também compartilham da qualidade da equipe Moonlight Kids, com grande variedade de animações. Um belo trabalho!
Sons ambientes e instrumentais
Certamente que não poderia faltar efeitos sonoros e trilha sonora que ajudassem a expandir a sensação de fazer parte dessa aventura tão tocante e viciante. Faixas instrumentais como xilofone, tambores, carrilhão, teclados, sons sintéticos, ecos profundos remetendo à profundidade de cenários, os ermos, lugares inóspitos e até fantasmagóricos.
Esse é o estilo musical executado pelo autor das trilhas de The Wild at Heart, Amos Roddy (Link Twitter – Canal Youtube– Homepage). O músico é habitante de Portland, Oregon – EUA, e também divide a profissão com trabalhos de designer. Roddy já compôs para outros títulos como Kingdom e Cloud Garden, mas também já trabalhou para a TV em animações do Cartoon Network e Warner Bros. Assim, Amos iniciou cedo sua carreira musical ao deixar seu lar do Novo México, aprendendo música por conta própria.
Finalizando o plano
Decerto que The Wild at Heart será uma grande joia que passará e marcará o coração de muitos que o jogarem. Porém, vai trilhar um caminho despercebido para muitos e a história deveria ser diferente. Todos devem jogar este título.
Sendo assim, o jogo promove horas e horas de exploração e construção de itens e coleta de ingredientes, isso sem falar na história muito gostosa de acompanhar.
Mesmo tratando de questões de vida e morte, fantasmas e bruxaria, causa um quentinho no coração em quem está passando por esta aventura. Enquanto o enredo se desenvolve, o carisma incrível que cada personagem e NPC possui acrescenta tanto na narrativa que a vontade é continuar neste ambiente para sempre.
Portanto, o game é aquele tesouro escondido muito valioso que, caso alguém encontre, ficará rico de paixão por ele.