Introdução
Overcooked All You Can Eat é uma experiência que permite realizar o sonho de estar no Masterchef. Esta versão une os dois primeiros jogos e suas DLCs em um pacote remasterizado e otimizado para a nova geração. Isto é, espere por tempos de loading menores e um gráfico mais bonito.
Desenvolvido pela Ghost Town Games, e publicado pela Team 17, o jogo foi lançado em 12 de novembro de 2020 para Playstation 5 e Xbox Series X|S.
Uma experiência boa sozinho, mas excepcional com amigos
Overcooked é um jogo feito para se jogar em grupo. Apesar de dar a possibilidade de se jogar sozinho, as fases e desafios foram construídos pensados em pelo menos dois jogadores. Então, é um party game que te força a arranjar uns amigos para jogar. Mas não é preciso fazer tudo de maneira local, já que você pode encontrar pessoas online para jogar. Aliás, o primeiro jogo não tinha essa opção, outra novidade apresentada no pacote.
O objetivo do jogo parece simples: os jogadores devem atender o maior número de pedidos possível. Assim, você receberá uma sequência de pedidos, cada um exigindo ingredientes e um preparo diferente. É seu dever cozinhar esses pratos e entregar antes de estourar o tempo.

Ao final da fase, o jogo calcula sua pontuação em relação ao número de pratos entregues, e desconta pontos para cada prato atrasado ou com ingredientes errados.
Se sinta no masterchef
É assim que defino a experiência jogando Overcooked. Quando a partida começa, temos que olhar os ingredientes necessários para cada prato, e fazer as ações para deixá-los prontos. Isto é, cortar os alimentos, assar a carne, cozinhar a sopa e lavar os pratos sujos recebidos após a entrega de uma refeição.
Embora seja simples explicar o conceito, na prática, é bem mais complicado, e é exatamente este o fator que torna as coisas divertidas. Conforme liberamos novas fases, novos obstáculos vão surgindo e é preciso que os jogadores se adaptem e façam novas estratégias.
Por exemplo, uma das fases consiste em dois caminhões em movimento, com uma parte da cozinha em cada. Portando, é preciso calcular o timing certo para não estragar nenhum alimento ou deixar a carne muito tempo no fogão e acabar incendiando a cozinha.

Caos na cozinha
Assim como em um Masterchef, preparar os pratos de Overcooked envolve uma tremenda pressão psicológica no jogador, e põe à prova a amizade daqueles que jogam. Com um tempo apertado, e diversos obstáculos que dificultam o preparo dos pratos, a situação pode facilmente sair do controle.
Enquanto um jogador cuida de cortar os legumes, outro se encarrega de assar as carnes. Porém, alguém deve entregar os pratos prontos para os clientes e lavar a louça, mas quem está cuidando da carne no fogo agora? Oh não, a sopa está queimando e acabou botando fogo no balcão! Rápido, alguém pegue um extintor para apagar o fogo! Contudo, a demora fez o cliente desistir de esperar e o prato contou como falho! Então, a culpa foi de quem?!
Apesar de estressante, essas situações tornam o jogo memorável e divertido. Você está sempre correndo pela cozinha, seja levando ingredientes ou preparando algo. Portanto, é uma experiência de adrenalina pura e muitas emoções.
Novos modos de jogo
Primeiramente, essa versão adiciona dois novos modos de jogo, o Arcade e o Assist. No modo arcade, você pode jogar em qualquer mapa que quiser, e é aqui que você pode jogar o modo versus e desafiar algum amigo para o famoso X1.
Em seguida, temos o modo Assist, que adiciona muito mais opções de acessibilidade, o que possibilita personalizar os desafios para se adequar melhor aos jogadores. Aqui, é possível fazer ajustes no tempo de entrega de cada pedido, aumentar o tempo limite da fase, tornando a experiência menos frenética, mas talvez mais prazerosa.
Melhorias visuais e muitas adições
Nesta nova versão, temos um avanço visual e de performance em relação às versões anteriores, com loadings muito rápidos, sendo quase instantâneo reiniciar a fase, se seu desempenho na cozinha não foi o ideal, ou se você acabou por incendiá-la.
Dessa forma, a arte do jogo, que já era simpática e divertida, fica muito mais bonita e com mais detalhes, por conta da resolução 4K. Do mesmo modo, a trilha sonora completa o pacote do charme, sendo bastante divertida, apesar de não muito memorável, mas cumpre o trabalho de realçar o clima de diversão para toda a família.
Além dessas melhorias, foram adicionados 7 novos cenários exclusivos, totalizando assim mais de 200 fases nessa versão, e o pacote também libera todos os mais de 60 cozinheiros disponíveis nos dois jogos.
Porém, apesar das melhorias, um problema que preciso citar é que o jogo não tem a opção de idioma em português. Por esse motivo, para quem não tem o domínio da linguá inglesa, pode ser difícil de se entender os objetivos de algumas fases, assim como os diálogos do Rei Cebola.

Conclusão
Certamente, Overcooked All You Can Eat é um excepcional party game para se jogar com amigos. Apesar de não inovar muito em relação a quem já jogou os anteriores, está versão é uma ótima experiência para veteranos e novatos da série. Com personagens carismáticos e jogabilidade frenética, é uma boa pedida para uma tarde de diversão (e brigas) com seus amigos.
*chave cedida para análise