Introdução
Misture ação frenética, beat’n up, rogue like, vegetais assassinos, ação constante, batidas legais, desafio no nível certo e um visual bem divertido e assim você terá Rhythm Fighter. Jogo do estúdio Coconut Island Games desenvolvido pela Echo Games. Disponível para Nintendo Switch, Microsoft Windows, Mac OS.
A história
Commander Chaos destruiu a vida pacífica dos animais e vegetais. Ele usa Dark Beat Energy, e transforma todos os vegetais adoráveis em lacaios do mal em um piscar de olhos. Eles causam estragos em todo o mundo. Incontáveis heróis animais se sacrificaram.
No momento crítico, um homem misterioso, Mr. Disco usa a brilhante Beat Energy e revive todos os heróis exaustos. Com toda a ajuda dessa força misteriosa, os heróis gradualmente dominaram uma maneira de derrotar a escuridão. Eles podem seguir a batida! Em seguida, eles embarcam em uma jornada para salvar o planeta.
O ritmo
Em Rhythm Fighter, o jogador precisa acompanhar o ritmo. Todas as ações do jogo são realizadas pelas batidas. Caso queira esquivar, bater, mover ou utilizar algum item, o jogador deve prestar atenção ao toque da música e acompanhar o som. Caso saia do tom, ação não se realizará e estará vulnerável a ataques.
Apesar de parecer complicado, existem vários apoios visuais como as barras aos pés dos personagens que indicam o tempo da batida. Além do que, as músicas são fáceis de pegar. O que facilita o trabalho de lidar também com os movimentos do jogo e situações adversas que aparecem. Toda essa mistura deixa tudo divertido.

O rogue like
O jogo possui uma pegada arcade que por si só já aumenta o fator replay. As cinco fases jogo parecem poucas, mas há muito o que jogar ali. Não existe rotina em Rhythm Fighter.
Seu perfil rogue-like contribui para que cada fase seja diferente. Além de não ter uma ordem específica para elas. Não importa a sequência, a primeira será a mais fácil e curta e a última mais longa e mais difícil. Isso faz com que cada jogada seja única.
Em cada fase há um chefe e que sua dificuldade e padrão de ataque também mudam de acordo com a ordem estabelecida das fases. O fator tempo também influencia a jogatina. Caso consiga terminar a fase em um tempo pré-estabelecido, o jogador terá acesso a itens que podem facilitar sua vida na próxima fase.

O sistema
Existe uma variedade de lutadores diferentes em Rhythm Fighter para escolher, com atributos e habilidades diferentes. Eles são desbloqueados depois de ganhar a quantidade adequada de troféus. Os troféus são dados por completar algumas tarefas do jogo, por exemplo: passar de fase, derrotar uma certa quantidade do mesmo inimigo, coletar moedas e muito mais.
Além dos troféus, o jogador ganha pontos de experiência que pode usar para deixar os personagens mais fortes reforçando habilidades básicas. Isso ajuda até os mais inexperientes a evoluir no jogo.
Na tela de inicial, o jogador pode escolher os personagens, utilizar opções de treinamento, encarar o desafio diário, ver a lista de conquistas e assim por diante.

Jogabilidade
Há duas formas de jogar Rhythm Fighter. A primeira, e mais complexa, é que as ações são as mesmas e divididas por lado do personagem. Ou seja, existe o botão que ataca para esquerda e o que ataca para a direita, o que esquiva para esquerda e o que esquiva para direita e assim sucessivamente. Como o próprio jogo explica, ela é mais difícil de dominar, mas é mais recompensadora quando dominada.
A outra forma, mais simples, o jogador usa os direcionais para indicar a posição para onde o personagem irá desempenhar a função. Caso necessite atacar um oponente à esquerda, basta apertar o direcional para o lado esquerdo e utilizar o comando de ataque no ritmo da música. Não precisa apertar o direcional se o personagem já estiver na direção para qual pretende agir.
O tipo de arma, item ou ataque também influenciam em qual estratégia utilizará para avançar nas fases. Geralmente, as armas de ataque próximos, são mais rápidas e seus ataques podem ser feitos para cada batida da música. Entretanto, armas de longa distância precisam carregar entre um tiro e outro. Dessa forma, o jogador terá que estar mais atento ao som e esperar a próxima batida em que a arma carregará o tiro.
Essa forma de jogar faz com que o jogador “não fuja” do ritmo. Há momentos de desespero em que talvez aperte os botões rapidamente e sairá das batidas. Se isso ocorrer, a contagem de acertos seguidos é interrompida e qualquer bônus de ataque contínuo será perdido.
O som
Jogo de ritmo tem de ter música boa e é o caso de Rhythm Fighter. As músicas são bem gostosas de ouvir e fáceis de acompanhar. Não será estranho, ao parar de jogar, você assobiar ou cantarolar a trilha do jogo.
Por mais que pareçam batidas genéricas, são bem boas de ouvir e fáceis de acompanhar para executar os comandos do jogo. Um ponto legal de notar é como os personagens batem a cabeça no ritmo da música. É um exemplo de como não precisa de algo muito elaborado para fazer algo bom.

Visual
Outro ponto forte do jogo. O visual dos personagens combina com a temática além de ter nomes bem legais (Spice Lee é o meu favorito). Os cenários possuem diversos detalhes além do tom cômico que faz tudo parecer mais engraçado.
Um jogo brilhante e colorido. Os efeitos de acerto podem distrair o mais desatento dos jogadores, mas nada que atrapalhe a experiência. Não houve diferença entre jogar na tela do Switch para a da TV. A qualidade se manteve a mesma.

Conclusão
Você jogará Rhythm Fighter por horas. Sua dificuldade progressiva fará com que sempre tenha a “saidera”. As músicas contagiantes não te deixaram enjoar do game. A progressão de atributos e personagens sempre te instigarão a ver até onde pode ir. Os desafios internos do jogo darão um tempero a mais ao gameplay.
Jogo altamente recomendado para fãs de jogos de ritmo e para novatos no gênero. Ele não tem uma imersão de jogos AAA, mas cumpre o que promete. Momentos de lazer descompromissado te aguardam nesse jogo que é uma mistura de vários gêneros.
Rhythm Fighter já disponível para Switch e PC.
*Análise feita em Switch padrão com chave cedida