Introdução
Little Nightmares é um jogo de quebra-cabeça e plataforma com elementos de terror, desenvolvido pela Tarsier Studios e publicado pela Bandai Namco Entertainment. O jogo foi lançado em 28 de abril de 2017 para as plataformas Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One, ficando disponível no ano seguinte também no Nintendo Switch.
Um lugar escuro e sem esperança
Little Nightmares começa com Six, uma criança frágil com uma capa de chuva amarela, presa em um lugar conhecido como The Maw. Seu objetivo é escapar desse lugar assustador, cheio de corredores escuros, uma cozinha com cozinheiros medonhos que querem te usar como ingrediente e até mesmo um sapateiro cego com braços gigantes.
O jogo não conta uma história direta. Em vez disso, ele usa o cenário e os sons ao nosso redor para nos fazer adentrar em um terror psicológico de primeira. Usando sempre ambientes e objetos relacionados ao terror infantil como camas em locais escuros, sombras arrepiantes e canções cantadas de longe, temos aqui um quebra cabeça para montarmos e então interpretar o que está acontecendo.
Em nossa jornada pelos cenários, nos deparamos com referências a inocência, caos e materialismo. Tudo é apresentado de uma forma bem sutil, cabendo ao jogador encaixar as peças.
Embora, para alguns, a falta de um enredo contado de forma direta possa incomodar, eu não tive esse sentimento. Muito pelo contrário, como o jogo não conta de forma detalhada o que está acontecendo, me senti muito mais curioso para explorar seus ambientes. Por isso, sempre estava em busca de pistas, como quadros e objetos, para que eu pudesse ligar os pontos e tentar entender o que estava acontecendo naquele local.

Jogabilidade
Não fugindo muito do padrão de jogos plataforma, podemos nos mover para a direita, esquerda e avançarmos para o fundo do cenário. Em alguns momentos também podemos escalar objetos, embora aqui, às vezes, o comando não funciona bem. Embora não fuja do padrão de outros jogos plataforma, os movimentos são suaves e quase sempre bem responsivos.
Aqui também temos vários quebra-cabeças para resolver, como arrastar um objeto para escalar para o próximo cenário ou até mesmo conseguir acesso a chave de um cadeado que está impedindo nosso progresso.

Inimigos Variados
Outro grande destaque são os inimigos. Embora apareçam em pouca quantidade no jogo, normalmente um por capítulo, eles são bem variados tanto em questão de aparência, como também no nível de desafio que eles oferecem. Portanto, cabe ao jogador descobrir qual tática será mais eficaz contra ele.
O primeiro inimigo que enfrentamos é o sapateiro, com longos braços mortais, porém é cego. Por isso, em meu gameplay, a melhor tática que encontrei foi me mover o mais lentamente possível, fazendo barulhos de forma proposital em lugares estratégicos para chamar a atenção dele.
Avançando mais no jogo, também enfrentamos o cozinheiro. Ele foi mais complexo de se esquivar, sendo que melhor forma de escapar dele foi apenas sair correndo como se não houvesse amanhã.
Uma coisa que me incomodou um pouco foi a dificuldade do jogo. Embora tenhamos que planejar bem os nossos movimentos, depois de um tempo o jogo se torna fácil até demais, tanto nas perseguições como nos quebra-cabeças.

Embora seja um jogo imersivo, Little Nightmares pode ser finalizado em apenas 2 horas. Porém, o jogo possui vários itens escondidos, e se seu objetivo for o de coletar todos, pode elevar o gameplay para até 5 horas.
Mundo cheio de Nightmares
A ambientação do jogo é sensacional, instigando uma sensação de solidão e tristeza profunda, construindo com maestria a atmosfera assustadora e horripilante do jogo.
Uma das coisas mais importantes em jogos de terror, é utilizar os sons da maneira correta. É preciso passar a sensação de que cada movimento seu pode ser o último, causando assim o sentimento de sempre estar em perigo.
Desse modo, Little Nightmares constrói um ambiente de tensão com o som de madeira rangendo, o barulho de pisar em poças d’água e até mesmo o som de objetos sendo quebrados ao fundo.

Isso dito, o jogo não tem uma trilha sonora muito presente. Para que o jogo mantenha o ambiente sombrio, as músicas aparecem apenas em momentos de tensão, o que considero um grande acerto. Isso permite ao jogador ouvir a respiração de Six, principalmente em momentos que estamos próximos de inimigos.
Em momentos de perseguição, uma trilha agitada entra em ação, para aumentar ainda mais a tensão e terror da cena.
Conclusão
Embora seja uma experiência curta, com momentos de ações que não respondam tão bem, Little Nightmares cumpre seu papel de ser um bom jogo de terror psicológico, e recomendo para quem curte jogos como Limbo e Inside.