Introdução
Guilty Gear iniciou seu legado em 1998. Desde então, por diversas gerações, inovou e trouxe muito além do básico em fighting games. Na Evolution (ou EVO para os íntimos) Championship de 2019, Daisuke Ishiwatari anunciou o mais recente título da série. De lá para cá, houve diversas versões demo do jogo com direito a bastante feedback da comunidade gamer sobre pontos que poderiam melhorar. Agora, finalmente, temos acesso a um dos jogos mais aguardados do ano: Guilty Gear Strive.
Com lançamento mundial em 11/06/2021, disponível para Playstation 4, Playstation 5 e também para Steam. Desenvolvido e publicado por Arc System Works, BANDAI NAMCO Entertainment Europe e Sega.
Anime em game (ou game em anime)
Guilty Gear Strive é um jogo de luta conhecido por sua complexidade, ambientação, profundidade e trilha sonora. Nem falamos que a história faz parte desse contexto por sua complexidade que atravessa consoles. Entretanto, não faz diferença, o game tem um bom sistema de luta e consistente para manter jogadores jogando de maneira online e offline.
Diferentemente dos títulos anteriores, Strive tem menos modos para se aventurar no título. Porém, os que têm, são bons e vão consumir bastante tempo de jogadores hardcore ou casuais. Os modos são:
Tutorial
Aqui onde o jogador aprende o básico do jogo como movimentação, função de botões e tudo mais. Mas bem básico. Mas ele que abre a porta para o modo Mission.
Mission
Este modo de Guilty Gear Strive proporciona ao player aprender as noções elementares das lutas. À medida que vai desbravando o mapa de missões, os desafios se tornam mais complexos. Porém, nada tema. Pois existe a possibilidade de assistir demonstração de como executar as missões. Dessa forma, mesmo jogadores que nunca tiveram contato com a série se sentirão mais confortáveis em confrontar o desafio.
A dificuldade dessas missões são sequenciadas. Ou seja, se alguém conseguiu completar as missões 1-5, por exemplo, terá a base para para realizar a a missão 6 e assim por diante. Mesmo que o jogador tenha um relacionamento antigo com a série Guilty Gear, recomenda-se ainda completar essas tarefas.

Arcade
Jogo de luta deve ter um modo arcade. Alguns jogos de luta focam apenas na parte competitiva. Por isso, dão pouca ou nenhuma importância para essa modalidade que gerou o gênero “jogos de luta”. Em Guilty Gear Strive, há um sistema que a dificuldade da CPU acompanha a habilidade do jogador. Caso ele tenha muita facilidade para derrotar o videogame, o próximo adversário será mais difícil que o anterior. Então, a disputa com a máquina fica mais interessante. Dessa forma, fica confortável para iniciantes e mais desafiador para os veteranos.

Survival
Outro clássico do gênero fighting game. O modo consiste em o jogador enfrentar todos os personagens do game com apenas uma barra de energia. Entretanto, Guilty Gear Strive resgata sua forma diferenciada de fazer a batalha de um contra todos. Depois de um certo número de vitórias, aparece um personagem bem mais forte para enfrentar. Assim, deixando sua tarefa de sobrevivência mais difícil. Bem divertido para aqueles que querem testar suas habilidades.
Training
Os e-sports ganham cada vez mais popularidades. Assim, são bem competitivos. A fim de preparar os jogadores tanto para batalhas online e offline, Guilty Gear Strive proporciona um modo de treino completo. Pois nele, o jogador pode criar situações diversas de combate para avaliar as melhores estratégias a seguir. Além de praticar aqueles combos marotos e testar alguns personagens. Ou seja, você pode recriar aquele momento que você não tinha ideia de como evitar e acabou perdendo a luta. Então, pode praticar como sair desse tipo de tática e desenvolver um contra ataque sem a necessidade de esperar enfrentar aquele oponente novamente.

Story
O modo história de Guilty Gear Strive é sensacional. Caso esteja cansado de jogar e ainda quer algo de Guilty Gear, pode simplesmente assistir ao modo história. Contudo, necessita de conhecimento de língua inglesa ou japonesa (você escolhe) para acompanhar.
Sabemos que a história é longa e tem várias reviravoltas. O universo Guilty Gear é vasto. Para ajudar jogadores novos não se sentirem perdidos, a Arc System Works providenciou em seu site quadrinhos e os modos história de títulos anteriores. Dessa forma, o jogador pode se situar nesse universo. Pode conferir diretamente o site aqui.
Heaven or Hell
Guilty Gear Strive mantém o estilo de luta rápido. Porém, não tão agitado como em títulos anteriores. A respeito dos controles, houve pouco mudança. O estilo de cinco botões permanece. Por um lado, os combos foram reduzidos, para ficar um jogo mais acessível. Por outro lado, o dano dos personagens aumentou bastante permitindo que as lutas acabem rápido.
A novidade desta versão é o Wall-Break. A mecânica de quebrar parede é para situações que a luta é movida para algum dos cantos. Então, se um adversário recebe muito dano no canto, o muro se quebrará e ambos oponentes cairão em uma nova arena no meio do cenário. Mesmo que tenha sofrido muito, o jogador em desvantagem vai ganhar uma oportunidade de escapar do “canto da morte”.
Jogadores clássicos “sentirão” mais essa nova modalidade de Guilty Gear. Entretanto, pessoas que jogaram pouco ou nunca jogaram jogo de luta não terão problemas em aprender o jogo. E o melhor, de forma natural.

Todos só pensam em Rollback
Sem os fliperamas, a disputa entre players ficou quase que restrita ao mundo online. A fim de dar uma melhor experiência, fluidez nas lutas e estabilidade na conexão, Arc System Works implementou o Rollback Netcode. Para não entrar muito na parte técnica, digamos que esse sistema permite o jogo “adivinhar” os próximos frames durante as ações dos jogadores. Caso erre a “previsão”, ele corrige para o que foi comando entre os oponentes. Um sistema com boa aceitação na comunidade de jogos de luta e que é praticamente um item obrigatório para o gênero.
Os lobbies tiveram suas melhorias em relação às versões demo que foram liberadas para o público antes do lançamento. Durante as demos, dificilmente conseguia uma luta pelo próprio sistema de saguão de batalha. Pois esse sistema não permitia que os jogadores “se cruzassem” com facilidade. Então, você poderia tentar enfrentar uma pessoa, e por questão de distância pouco perceptível, outro jogador acabava por pegar sua partida. Agora, existem estações de combates em que o jogador escolhe uma posição (esquerda ou direita) e aguarda um oponente. Ou, pode procurar uma estação de combate com espaço remanescente e enfrentar um jogador que esteja esperando um adversário.

Gráficos de Guilty Gear
Quando esta nova geração de Guilty Gear estreou lá na era Playstation 3, lançou um sistema de gráficos que virou referência de qualidade no mundo fighting game. Pois essa técnica permite fazer modelos 3D parecerem desenhos japoneses. Assim, permite efeitos de rotações durante as lutas, algo impossível em jogos feitos com sprites. Em Strive, esta técnica foi aperfeiçoada e deixou o jogo com aspecto visual primoroso. Não há muito o que falar além de que os gráficos são excelentes e agradam os olhos mais exigentes.

“Smell of the Game”
A série Guilty Gear nasceu sob a influência da música. Dessa forma, há tantas referências a bandas, músicas, cantores e afins do mundo musical, que não caberia em um post. E Guilty Gear Strive continua esse padrão de excelência tanto de músicas como de efeitos sonoros. Assim, a trilha sonora do jogo encaixa muito bem na atmosfera do título, no ritmo das lutas e ainda combina com a personalidade de cada personagem. Mesmo fora do game, o jogador vai cantarolar as músicas.
“Smell of the Game” é a música tema deste episódio.
Destroyed
Guilty Gear Strive criou uma hype enorme. E com toda a razão. Entretanto, algumas coisas podem não agradar a todos. Primeiramente, o comando Destroyer , o qual permitia vencer o Round com um único golpe (bem difícil de acertar). Se o jogador errasse, não teria sua barra de especial (ou Tension) até o próximo Round. Embora uma mecânica pouco utilizada, faz falta.
Quantidade de personagens também deixou a desejar. A quantidade inicial é de 15 personagens. Apesar de ter fama de um host bem variado, a quantidade fica abaixo do esperado. Além disso, faltou uma quantidade maior modos offline. Por exemplo, um modo bem divertido e clássico é o modo M.O.M. Bem parecido com o Survival. Talvez, essa seja a razão de ele não ter dado as caras.
Slash!
Guilty Gear Strive faz jus ao hype criado. Ainda que tenha ficado “mais simples”, não perde em profundidade. Jogadores antigos não terão dificuldade em se adaptar. Muito menos, novos jogadores terão problemas em aprender e a curtir o jogo. Ainda que falte alguns modos offline, diversão não faltará.
*Análise feita em Playstation 4 Fat com chave cedida