New Super Lucky’s Tale é um jogo de plataforma em 3D, lançado originalmente em 2017, apenas como Super Lucky’s Tale. Mas em 2019 ele ganhou sua versão “definitiva”, incluindo a palavra “New” no nome para o Nintendo Switch. Posteriormente, em agosto de 2020, também chegou ao PC, PS4 e Xbox One.
Esta nova versão conta com todas as fases acessíveis, teve os gráficos refeitos, e, além disso, um novo angulo de câmera disponível. Desenvolvido pela Playful Entertainment, o game bebe das essências mais básicas dos jogos clássicos de plataforma para encantar seu público.
O Jogo
Nesta aventura você comanda a simpática raposa Lucky. Enquanto o antagonista é Jinx, um gato feiticeiro que tenta roubar um livro mágico conhecido como Livro das Eras. Contudo, as coisas saem do controle e todos são sugados para dentro dele.
Agora você precisa recuperar as páginas espalhadas e derrotar os chefes em vários mundos, para então poder voltar para casa. Todavia, o vilão gatuno continua em busca de controlar o poder do livro e vai dificultar o seu caminho.
No primeiro mundo o jogo apresenta a grande maioria de suas mecânicas. Tanto às habilidades de Lucky como o sistema progressão dentro e fora das fases. Mas, como é um jogo direcionado ao público infantil, as coisas são relativamente simples.

Lucky pode saltar, dar um pulo duplo, “surfar” de baixo da terra, pular sob os inimigos e bater neles. Durante a aventura você precisa cumprir determinadas missões e puzzles nas fases. Dessa forma, recebe as páginas do livro que são as “chaves” para liberar os próximos mundos.
É basicamente dessa forma que se dá a progressão do jogo: cumpra os objetivos nas fases, junte o número mínimo de páginas e então viaje para o próximo universo, ou continue ali para coletar itens extras.
Algo a Mais
Além da premissa básica do jogo, existe uma quantidade de atividades e objetivos bem variados. Mas eles não são obrigatórios, o jogador pode simplesmente ignorar os que não lhe agrada, visto que o número mínimo de páginas para abrir os portões para os próximos mundos é baixo.
Entre essas “missões secundarias” estão coletar no mínimo 300 moedas por fase, encontrar as letras do nome de Lucky, ao estilo Donkey Kong, e uma página secreta do Livro das Eras de cor roxa.
Além disso, você irá encontrar entradas subterrâneas nas fases. Nelas precisa resolver puzzles tais como rolar em uma bola por obstáculos ou posicionar estatuas no local certo, conquistando páginas extras do livro.
De uma maneira geral os desafios extras são agradáveis e divertidos. Além disso, são a melhor maneira de coletar moedas o suficiente para adquirir novos visuais para Lucky. Ou seja, o jogo te deixa livre para fazer apenas o básico, mas te dá motivos para fazer algo a mais.

Outro ponto alto é a variação de mecânicas. Algumas fases lembram jogos 2D, outras trazem “corridas” em 2.5D, onde Lucky corre automaticamente e você deve pular e executar movimentos nos momentos certos para vencer.
Todas essas variações alongam a experiência e tornam o gameplay mais interessante e divertido.
Aspectos Técnicos
New Super Lucky’s Tale tem uma ótima variedade de temáticas entre os mundos. Além do mais, cada um deles é único com uma ambientação bem colorida e cheia de vida, com belos modelos e paisagens. Você passará por fases desérticas, em labirintos, uma que lembra uma casa de horrores, além de bonitos cenários campestres.
Cada um dos universos apresenta uma área principal que pode explorar livremente em busca de segredos, o que torna o ambiente mais interativo.
A trilha sonora é boa, contando com praticamente uma música por fase. No mais, elas são divertidas e combinam com o clima de cada ambiente e momento. A união destes fatores trazem ao jogo uma “nova” experiência em cada novo espaço, ajudando a não torna-lo repetitivo.

Problemas
Entretanto, nem tudo é perfeito. New Super Lucky’s Tale traz telas de carregamento demoradas demais. Até mesmo as transições entre áreas próximas pode levar mais de 30 segundos. Este tempo é demasiado para um jogo recente e que, apesar de bonito e bem feito, não conta com gráficos realistas.
Para suavizar este problema, durante os carregamentos temos uma mensagem ou piada do Golem mensageiro, mas com o tempo, nem isso ajuda na demora.
Outro problema é que o jogo possui apenas um slot para salvamento. Então, cuidado para não perder todo o seu progresso.
Conclusão
New Super Lucky’s Tale não é um jogo inovador e nem tem a intensão de revolucionar a indústria. Ele se propõem a usar elementos já conhecidos de jogos plataforma, mas combina essas ideias de forma muito satisfatória.
Ele conta com uma dificuldade baixa no início e que aumenta de forma compatível com sua proposta. Para o público infanto-juvenil, será proporcionado bons desafios lógicos e de coordenação sem deixar de ser divertido. Já para os adultos, ele consegue trazer uma experiência agradável, tranquila e descontraída.
O fator nostalgia é muito forte e um bom atrativo, já que ele se inspira muito em jogos mais antigos. Além disso, com certeza vai proporcionar uma diversão sem nenhum estresse para quem joga. Sem duvida este é um game de plataforma que vale a pena de se conhecer.