Sem dúvida, a série Souls é uma das franquias mais influentes da atualidade. Demon’s Souls, Dark Souls, Bloodborne e Sekiro formam uma antologia de jogos da From Software caracterizados por sua alta dificuldade, narrativa interpretativa e combate preciso. Nós já sabemos as inspirações de Dark Souls em outros jogos, mas e suas outras inspirações? Mas sabem o que todos os jogos da série Souls tem em comum? Todos eles são inspirados, visualmente e narrativamente, por um dos mangás mais icônicos da história, Berserk.
Sobre Berserk
Berserk é um mangá da década de 90 escrito por Kentaro Miura, que conta a história de Guts, um espadachim solitário em um mundo de fantasia sombria, lidando com demônios, politicagens medievais e afins. Sua vida muda quando ele se envolve com o Bando do Falcão, um grupo de mercenários em ascensão política liderados por seu carismático líder, Griffith. Assim, a trama se desenrola, se tratando de uma obra com temas bem deprimentes e extremamente sombria.
O diretor da franquia, Hidetaka Miyazaki, é um fã assumido da obra de Miura, e já declarou sua inspiração clara. E ainda que a inspiração visual seja MUITO óbvia e a mais aparente, há outras maneiras que Berserk inspirou a série Souls.
A inspiração de Berserk para os jogos da série Souls começam bem aí: nos temas. Desse modo, um dos temas mais recorrentes do mangá de Miura é perseverança da humanidade, e como seu protagonista luta contra todas as probabilidades e sobrevive ao impossível. Assim, ainda que o universo dos jogos sejam bem únicos, e não compartilhem muitas relações narrativas diretas com Berserk, eles compartilham temas semelhantes.
A luta contra forças impossíveis, a ideia de sempre seguir contra todas as probabilidades, são temas vistos em Berserk que influenciam a série Souls em todos os aspectos, tanto em sua narrativa quanto nos seus conceitos de gameplay. No entanto, também há algumas semelhanças narrativas em alguns conceitos de cada universo…
A arte
A influência mais óbvia de Berserk na série Souls é, de longe, sua arte. Então vamos começar por isso, e depois entramos na discussão dos temas e da narrativa. Afinal, elas são debatíveis e até um pouco questionáveis… agora, a arte, bem, isso é inegável.
Todos os jogos modernos da From Software puxam inspiração em Berserk de um modo ou de outro. Certos visuais de inimigos ou personagens chegam a ser idênticos a criaturas do mangá, então… Em primeiro lugar, vamos começar listando alguns deles? Só alguns, deve ser suficiente pra convencer qualquer um.
Fera de Sulyvanh em Dark Souls 3 que é exatamente idêntica á Fera da Escuridão de Berserk.
Os esqueletos de roda também são uma inspiração óbvia.
Há centenas de outros exemplos. Como por exemplo: A capa da DLC de Dark Souls 1, Artorias of the Abyss, é bem similar á uma capa de Berserk.
A bruxa Schierke inspirou o visual das personagens Beatrice, Karla e Yuria, de Dark Souls 1, 3 e Demon’s Souls.
Em Bloodborne, o boss Ludwig é obviamente inspirado pelo cavalo possuído do mangá.
O braço mecânico de Sekiro possuí uma função bem parecida com o braço de metal de Guts.
O personagem Horace é visualmente inspirado por Bazuzo, de Berserk.
O ferreiro Andre é inspirado pelo ferreiro Godo, do mangá. Eles até compartilham uma fala em comum, “don’t get yourself killed”, dito por ambos os personagens quando o protagonista se afasta.
Conceitos similares
Em segundo lugar, é um fato que a inspiração não é apenas visual, mas também narrativa. No universo de Berserk, uma força superior, a Mão de Deus, rege o destino do mundo e da humanidade. Desse modo, o grupo de cinco entidades demoníacas manipula os eventos da humanidade á seu favor, tirando qualquer noção de livre arbítrio que possa existir nesse universo. Assim, a Mão de Deus cria um universo onde o horror e a desgraça são cíclicos, e o protagonista, Guts, tenta escapar desse destino que lhe foi imposto.
No universo de Dark Souls, um dos temas mais recorrentes é como os deuses manipulam o destino da humanidade desde seu princípio, e como a própria Primeira Chama, a força que rege esse universo, prende todas as pessoas e o mundo em um ciclo eterno de dor e desespero. Desse modo, tanto Berserk quanto Dark Souls lidam com o tema da ausência de livre arbítrio, e de lutar contra forças impossíveis. Assim, os personagens de ambas as obras tem que lidar com que seus destinos estão impostos nas mãos de forças muito além de sua própria compreensão.
Em Bloodborne, há um tema similar sob a maneira que a humanidade lida com a existência dos Eminentes, horrores lovecraftianos que também manipulam a existência da humanidade. Até mesmo em Sekiro, que é o jogo que provavelmente carrega menos do DNA de Berserk em suas veias, é possível notar alguns temas similares: o relacionamento do protagonista, Sekiro, com seu pai, Coruja, é bem similar ao relacionamento de Guts com seu pai adotivo, Gambino. Ambos lidam o trauma dos seus pais e sair da sombra dessa relação é parte do arco de personagem de ambos.
Mais inspirações
No universo de Berserk, há a existência da Marca do Sacrifício, uma maldição que surge no corpo dos mortais amaldiçoados á um destino sombrio. Aqueles marcados, estão destinados á perder sua humanidade e se tornarem os apóstolos demoníacos da Mão de Deus, ou então a serem sacrificados. Em Dark Souls, também há a presença de uma maldição, manifestada através da Marca Negra, que arranca a humanidade aos poucos e transforma seu portador em um morto-vivo.
Na direita, temos a Marca do Sacríficio. E á esquerda, a Marca do Caçador, símbolo da caçada e dos caçadores no universo de Bloodborne.
Em Demon’s Souls, um dos principais conceitos da sua trama é que uma névoa que carrega demônios cobre o reino de Boletaria. Do mesmo modo, o reino de Wyndham é tomado por Ganishka, que se manifesta em forma de névoa e invoca demônios para tomar as cidades. Em segundo lugar, em Dark Souls, há a presença de um ferreiro chamado Rickert, assim como o ferreiro de mesmo nome no mangá.
E tudo isso é só beirar a superfície. Há semelhanças em TUDO, desde descrições de itens que aludem á passagens de Berserk, ou o próprio termo “Dark Souls” usado em um painel antigo de Berserk. Sério, há dezenas de outras inspirações visuais, e seria impossível listar todas elas aqui.
Elden Ring?
Até no ainda não lançado Elden Ring, já é possível ver nos trailers as inspirações. A árvore espectral gigante do novo jogo da From é extremamente similar á árvore do mundo de Berserk.
O visual dessa personagem, vista no trailer, também é extremamente similar á personagem Farnese, do mangá. Assim, tudo indica que a From Software vai continuar se inspirado em Berserk por um bom, bom tempo.
De fato, ainda que o mangá tenha chegado a seu provável fim pela morte recente do seu autor, Berserk continua a ser uma das obras orientais mais importantes de todos os tempos, e seu legado será visto por muitos anos. Especialmente nos jogos da From, que já são quase uma carta de amor á obra de Kentaro Miura.