Introdução
A série Windjammers tem um carisma forte. Mesmo sendo uma franquia não muito popular. Depois de quase 30 anos, resolveram lançar uma continuação para esse título que nasceu no saudoso NEO GEO. Ao perceber, logo ao iniciar o jogo, que ele foi produzido pela Dotemu, uma coisa eu poderia ter certeza: vem boa qualidade aí. Afinal, foi ela que trouxe de volta a franquia Streets of Rage de forma primorosa.
A jogabilidade lembra muito a daqueles jogos de fliperama de shopping que duas pessoas ficam empurrando discos para fazer um “gol” no adversário. Mas, lógico, nosso título em arte 2D traz muito mais. Então, acompanhe nossa análise desse jogo que vai fazer você querer colocar óculos escuros e arremessar disco nos outros.
Windjammers 2 vem esquentando seu verão (o console não, por favor) no PC, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Xbox Game Pass & Xbox Game Pass para PC em 20/01/22.
O campo do disco
Windjammers 2 é um jogo de arremessar discos unindo elementos de vôlei, handebol e o videogame Pong. Assim, dois personagens jogam um contra o outro em uma pequena arena fechada campo de pontos de cada lado. Uma rede divide o campo em dois. Esse campo de pontos é dividido áreas. Para cada área há uma pontuação atribuída a ela. De forma simples, quanto mais difícil de acertar, maior o valor atribuído à área. O estilo mais comum é o de três pontos para lugares “mais fáceis de acertar”; e cinco ponto para as “mais difíceis”. Essas partes podem variar de acordo com o estilo do cenário, cada uma com um número atribuído
O jogo é dividido em três sets, quem vencer dois sets é declarado o vencedor da partida. Se um set terminar empatado, cada jogador receberá um set. Então, se ao final do terceiro set, os jogadores estiverem empatados em set points, eles irão para morte súbita, sendo declarado vencedor o primeiro jogador a marcar um ponto. Além disso, há o fator tempo. Se a pontuação do set (15 pontos) não for atingida até o tempo limite acabar, ganha o jogador com mais pontos.
Os cenários possuem características únicas. Ou seja, não espere um campo e uma rede para cada cenário. A posição de pontos pode mudar. Além do que, em algumas arenas, podem haver obstáculos nas redes. Ainda, o destaque deles vai para o do Casino. Pois nele, é sempre uma aposta. Dependendo da roleta, jogador poder marcar até 8 pontos com um acerto. Dessa forma, deixando as disputas mais emocionantes.
Também há as fases bônus, bem divertidas. Por exemplo, a primeira, o jogador deve rebater todos os discos que uma máquina arremessa. Enquanto na segunda, lançamos um disco para um cachorro pegar.

Jogando os discos
Windjammers 2 é frenético, estratégico, fácil de aprender a jogar, mas difícil de dominar. Segue o padrão de seu antecessor trazendo os elementos que tornam a série divertida. Apesar de manter sua simplicidade.
Os jogadores devem jogar o disco no gol do adversário e marcar pontos para ganhar um set. Para isso, existem várias maneiras de lançar um disco, determinadas pela direção em que o jogador está puxando a alavanca. O disco pode ricochetear nas paredes laterais da arena; os jogadores podem usá-los para confundir o adversário. Outra forma de marcar um ponto é o oponente não conseguir pegar o disco, fazendo-o cair no chão. Dependendo do cenário, pode ser uma penalidade menor ou maior.
A jogabilidade de Windjammers 2 não é complicada. O jogador pode olhar o tutorial e rapidamente memorizar os movimentos. Assim, citando alguns exemplos, podemos arremessar diretamente o disco, forma curva, pegar o disco no alto e ainda há especiais. Mesmo que tenha sua simplicidade, tudo vai rápido. Mas bem divertido.
Não existem muitos modos de jogo. Basicamente o modo arcade, online e o multiplayer local. Há três níveis de dificuldade. Mesmo que não seja novo na série, recomenda-se que comece pelo nível mais fácil. Sobre o modo arcade, um fator interessante. Ele segue o sistema de créditos. De acordo com a dificuldade escolhida, você começa com mais ou menos créditos. Mas, dependendo de sua pontuação, você pode adquirir durante a trajetória. Porém, não é uma tarefa fácil.

O disco e o verão
Não subestime Windjammers 2 por ainda manter gráficos 2D. Pois é o charme do jogo. Assim como no clássico briga de rua da SEGA, Dotemu manteve um padrão alto de efeitos visuais. Os cenários são bem detalhados e vivos. Como informado antes, cada um com seu estilo.
Ainda conta com uma boa variedade de personagens. Cada um com características e atributos próprios. Ainda tem um brasileiro maneiro que tem mais velocidade que força. Falando nisso, se nunca jogou Windjammers, recomendamos escolher personagens mais equilibrados em questão de velocidade e força. Os personagens possuem finais próprios e lembram muito os “zeramentos dos fliperamas”.
Falando da música e trilha sonora, são excelentes. Porque combinam com clima noventista de praia e com todo o dinamismo das partidas.

Disco caiu no chão
Windjammers 2 entrega o que propõe. Porém, dá a sensação de faltar alguma coisa. Por ter um gameplay simples e divertido, não tem muita margem para conteúdos extras. Então, dá essa sensação de vazio. Sua dificuldade, diria que é ideal. Pois, faz o jogo “valer o investimento” pelo tempo gasto para dominar o jogo. Pois, uma coisa é saber os comandos. Outra, é saber utilizar numa partida. Terminar o modo arcade não é uma tarefa fácil. Isso pode ser desanimador para quem não conhece o jogo. Apesar de ser o adequado.

Windjammers 2 vai invadir sua praia
Windjammers 2 entrega uma experiência empolgante, divertida e viciante. Pois, você não vai querer largar o controle. Com gráficos bonitos e trilha sonora excelente, vale a conferida. Se não quiser jogar sozinho, chame um amigo. Não tem amigo, jogue online. Porque, opção não vai faltar. Divirta-se com o clima de verão a qualquer época do ano.
*Análise feita em Playstation 4 FAT com chave cedida.