Novas possibilidades
A criação de um modo sem construção no Fortnite é algo discutido pela comunidade já fazem alguns longos anos. E atendendo os pedidos, essa novidade chegou ao Battle Royale recentemente. Assim gerando muito hype entre a comunidade e expectativa. Criando a discussão sobre como os desenvolvedores iriam adaptar as mecânicas e deixar a experiência mais acessível.
A retirada das construções em Fortnite não é algo tão simples assim. Pois as construções são um dos pilares e um de seus diferenciais. Mas talvez a complexidade tenha sido decisivo na demora para a chegada da novidade. Então o modo chamado Construção Zero foi anunciado 29 de março porém agora de forma definitiva. Pois anteriormente estava apenas como beta dentro do jogo. E agora com um modo exclusivo, todos os tipos de jogadores tem a opção de como preferem ter sua experiência.
O lado bom da mudança
A chegada do Construção Zero em Fortnite traz com ela algumas mudanças. Agora as partidas estão mais objetivas. Principalmente com os sistemas de loot. Anteriormente os jogadores perdiam muito tempo. Seja procurando por itens e armas ou usando a picareta para farmar madeira e ferro por exemplo. Agora há mais tempo para dedicar aos combates, os deixando mais objetivos e mais abertos também. Afinal, não existem mais construções.
O que mais incomodava os jogadores casuais não é o fato de poder construir uma barreira ou outra para poder se proteger. Mas sim o fato de no meio de um combate, aparecer um player fazendo construções gigantescas. Quando não se tem muita experiência ou até paciência, grandes construções pode ser praticamente fatal. Afinal enquanto o jogador mais experiente se esconde, ele torna o combate mais vertical. Com isso mais possibilidades. E se o jogador casual não conseguir utilizar a mesma estratégia terá que gastar muita munição para destruir tudo o que foi construído. Então além de ser cansativo é mais lento e desigual. Mas que agora não existe mais.
Adaptando as mecânicas
E talvez o principal fator para a demora dessa novidade chegar tenha sido sua complexidade. Provavelmente foi um grande desafio adaptar todas as mecânicas de gameplay e não deixar tudo simples demais. Portanto retirar um dos pilares do game é mudar toda a sua forma de pensar. Anteriormente, algumas construções (não as gigantescas é claro) eram essenciais para acessar certas áreas no mapa. Como por exemplo andares mais altos de algumas casas, prédios ou o topo de algumas montanhas. Em eventos especiais os desenvolvedores colocam alguns itens que possa ajudar também. Mas é sempre temporário e não faz parte da jogabilidade padrão.
Agora em Fortnite foi adicionado um escudo adicional e fixo. Ele tem 50 pontos e recarrega automaticamente após um certo tempo. Assim ele serve para compensar alguns combates em campo aberto. Anteriormente podíamos construir e nos proteger, agora não mais. Dessa forma, o escudo ajuda a tomar um pouco mais de dano sem ser tão prejudicado ou pego de surpresa. Além disso, ele faz com que precisamos adaptar nossa movimentação nos confrontos.
Agora também temos uma nova mecânica de corrida. E para utilizá-la, existe também uma barra de energia também. Ela pode nos ajudar em duas situações. Em primeiro lugar, ela é bem importante para os combates. Principalmente em lugares abertos no mapa. Aliado ao escudo adicional, nós conseguimos sair de situações desfavoráveis com uma maior velocidade. Em segundo lugar, ela nos ajuda a chegar em lugares onde normalmente seriam impossíveis de alcançar sem as construções. Agora quando corremos, se pularmos com o personagem, o pulo chegará em distâncias maiores. Assim a possibilidade de chegar em alguns lugares que seria tirada agora volta ao game.
Os pontos negativos
Mudanças quase sempre são bem vindas. Contudo nem todos são beneficiados com algo novo. Nesse caso, para o cenário competitivo. Agora em Fortnite o player precisa adaptar seu posicionamento para não ficar em desvantagem. Afinal os pro players precisam readaptar sua jogabilidade. Isso faz com que quase todo o treinamento dele precisa ser mudado. Isso acaba gerando um maior incomodo e desinteresse para quem estava acostumado com as construções.
Outro ponto que não agradou todos é a mudança nas partidas se tornarem mais rápidas e com dinâmica diferente do que era antes. Com as construções, mais possibilidades de estratégia existiam. Era necessário farmar mais itens e saber o momento correto para usá-los também. Agora a estratégia se resume a encontrar o inimigo e entrar automaticamente em combate com ele.
Além disso, uma reclamação frequente é o fato de Fortnite ter se tornado bem parecido com outros battle royale do mercado. Como Apex e Call of Duty: Warzone. Agora com um único diferencial de ser em terceira pessoa. Mas ainda tendo PUBG como um concorrente bastante parecido também. Afinal as construções eram o que tornava Fortnite tão especial e diferente dos outros que temos no cenário.
Ficou melhor mesmo?
O adeus as construções de Fortnite foi muito bem vindo e foi bem aceito pela comunidade no geral. Agora as partidas estão mais rápidas, dinâmicas e muitas vezes mais justas. Apesar de alguns tipos de jogadores não gostarem da ideia, a Epic foi muito inteligente em achar uma maneira de adicionar esse modo. Eles não retiraram o modo antigo para deixar o novo e sim adicionaram um exclusivo. Deixando a experiência completamente acessível para todos os tipos de jogadores. Então, quem quiser construir, existe um modo. O mesmo serve para quem não gosta de construir.
Outro ponto positivo para a Epic é o fato de não ter adicionado completamente o Construção Zero em Fortnite. E sim começar como algo temporário, para sentir o feedback da comunidade e ajustar algo se necessário. Então podemos considerar que os desenvolvedores tiveram sucesso com essa grande novidade. Agora além de deixar tudo mais democrático, abre uma porta para trazer mais pessoas que não jogavam mais ou que nunca tiveram o interesse para experimentar o game.