Introdução
Assim como os seres vivos, os jogos também envelhecem. Porém, diferente dos seres com vida, podem envelhecer para o bem ou para o mal. Então, um jogo agora pode parecer totalmente arrojado, inovador, mas daqui a alguns anos pode se tornar apenas mais um jogo velho.
Da mesma forma que na cultura pop as coisas têm seu momento, os jogos também. Pode ser que aquele jogo, assim como uma música, tenha um sucesso passageiro. Não que ela seja ruim, mas foi feita para agradar o público daquele momento, mas que logo vieram outras obras que tomaram seu lugar e essa música ficou para trás.
Dizer que um jogo envelheceu não significa que ele não serve mais, muito menos dizer que se tornou ruim, mas que, provavelmente, seu tempo passou. Mesmo assim, há aqueles que sobrevivem ao tempo e aos gostos. Ou seja, envelhecer não corresponde à qualidade, mas está mais relacionado para quem foi feito.
Por que os jogos envelhecem?
A resposta mais adequada a essa pergunta é dizer que os jogos envelhecem porque o tempo passa. Assim como qualquer outro entretenimento, o público muda e as empresas, que buscam o maior lucro possível e para isso buscam mais público, se adéquam aos seus consumidores criando jogos ou gêneros que atendam aos novos pagantes. Então, se numa geração os fighting game foram sucessos, como ocorreu nos anos 90, em gerações seguintes pode ser a vez dos battle royale, como acontece em gerações mais recentes.
Entretanto, isso não torna ruins os jogos que trouxeram diversão numa época passada. São apenas jogos de outra época que podem não interessar ao novo público. Mecânicas, gêneros, personagens e tudo mais podem um dia não ter a mesma relevância que já tiveram. Grandes empresas de uma geração, podem se tornar equivalentes a empresas indie de outro momento.

Por que os jogos envelhecem mal?
Dizer que jogos envelhecem mal pode ser motivo de ofensa para algumas pessoas. Mas, mais uma vez, dizer que um jogo envelheceu, bem ou mal, não está relacionado a sua qualidade. Porém, pode estar relacionados a outros fatores que talvez estejam mais evidentes em jogadores mais novos.
Qualidade técnica
A não ser que a pessoa tenha jogado jogos eletrônicos desde os anos 70, não há como dizer que não existam gráficos datados. O famoso Pong agradou muita gente quando fora lançado. Mesmo que caro para época, chegou a entrar em vários lares. Ainda havia suas variações que contavam mais com a imaginação do jogador do que com o console. Porém, por mais que tenha sido importante para a história dos games, dificilmente se encontrará uma pessoa que nasceu pós-anos 90 interessado em jogar o título apenas por diversão.
De forma semelhante, muitos jogos entregaram o que podiam na época. E muitos deles foram considerados maravilhas tecnológicas nos tempos de seus lançamentos. Metal Gear Solid de Playstation 1 foi outro exemplo. Jogo considerado à frente de seu tempo em muitos aspectos, talvez não agrade novas gerações. Por mais que tenha sido uma obra-prima em sua geração, hoje, depois de tantas evoluções, se torna um jogo quebrado com problemas de movimentação, gráficos defasados e dificuldade acima da média e uma duração curta para os padrões de quem começou no mundo dos games a partir da sétima geração (Playstation 3, XBOX 360, Nintendo Wii).

Tendência de mercado
Provavelmente, esta parte pode ter o maior índice de polêmica. Pois, parte do julgamento de algumas pessoas reside no fator nostalgia. Para quem acompanhou o surgimento de várias gerações de jogos, esta pessoa terá um apreço maior pela geração que a marcou de alguma forma. Há várias possibilidades para isso: a geração que teve mais amigos para jogar junto, a geração que teve um console para chamar de seu, a geração que viu nascer e mudar paradigmas, e etc.
Contudo, como dito antes, da mesma forma que outros mundos de entretenimento mudam, tais como música e filmes, o dos jogos também muda e evolui. Uma pessoa pode ter aprendido a gostar de jogos de esportes na época em que a Sega e a Eletronic Arts tinham uma parceria para jogos do gênero na era 16 bits. Enquanto que o irmão caçula dessa pessoa pode ter desenvolvido uma predileção por RPG porque pegou o lançamento do Final Fantasy 7 para o primeiro console da Sony e achou aquilo ali o melhor estilo do mundo. E isso não quer dizer que um gênero “matou o outro”, apenas que um ficou mais popular por outros motivos. Como as empresas fazem o que é mais fácil vender, não é difícil ver que elas vão investir no que dá retorno mais rápido.

Fator (não) novidade
Quanto mais velha uma pessoa, mais “novidades” ela terá visto, pois verá muita coisa surgindo. E o inverso também acontece. Assim, para uma pessoa que já “pegou tudo pronto”, o que existe é apenas o padrão. Mas qual a relação com os jogos? Muitos jogos foram bons em seus lançamentos e tiveram melhorias no decorrer do tempo. E muito do que existe hoje é resultado das melhorias desenvolvidas no decorrer das gerações.
Por exemplo, Resident Evil, inovador, criou um gênero. Porém, seu primeiro título, comparado ao segundo, já está defasado. E isso não o tornou ruim, tanto que até hoje tem port dele para plataformas recentes. Mas, para quem começou a jogar em gerações posteriores, ele parece ser um jogo incompleto. Assim, quem viu o “jogo nascer” não é tão sensível às falhas que o jogo tem por motivos relacionados a época do lançamento. Por outro lado, novos jogadores tendem a não se sentirem à vontade para jogar por faltar elementos quem nem eram possíveis naquela época. Entretanto, se não fosse ele, dificilmente haveria o gênero survival horror.

Jogo envelhecido não é jogo ruim
Esta frase apareceu muito no texto. E teve um motivo: o jogo não agradar uma geração nova de jogadores não o faz ruim. Apesar de parecer ter uma conotação negativa, a expressão “envelhecer mal”, apenas se refere a jogos não atingiram outros públicos. Porém, não apaga os momentos felizes entregues para os jogadores mais clássicos.
Da mesma forma que não há geração melhor ou pior. Pois cada geração procurou atender às tendências daquele período em que produziu seus jogos. Dessa forma, mesmo que um jogo não agrade um irmão caçula, um filho ou filha, ele agradou anteriormente várias pessoas e pavimentou caminho para que mais jogos surgissem. Afinal, antes de ser um jogo velho, ele é um clássico.