Introdução
2021 foi um ano cheio de incertezas no mundo dos jogos. Logo no começo do ano, tivemos o adiamento de Hogwarts Legacy e Gotham Knights para 2022, sendo estes os primeiros adiamentos de muitos que veriam pela frente.Então, grande parte dos “gigantes” acabou ficando para o próximo ano.
Quando isto começou a ocorrer, meu primeiro pensamento é que teríamos poucos lançamentos de destaque. De certa forma, essa situação ocorreu, pois não tivemos um título super bombástico que ficou sendo falado por todo o ano. Portanto, esse fator acabou refletindo até mesmo no TGA, sendo que não está evidente como em anos anteriores, qual game será o vencedor.
Felizmente, pela ausência de jogos grandes em 2021, os indies tiveram a oportunidade de brilhar. Assim sendo, este ano tive a oportunidade de experimentar diversos jogos independentes que realmente se destacaram. Portanto, chegou a hora de conversarmos um pouco sobre eles….. os melhores, os crocantes….. os melhores jogos de 2021 em uma lista feita por mim Léo, também conhecido como a pessoa com opiniões mais controvérsias da equipe. (embora aqui entre eu e você caro leitor, 99% das críticas são totalmente acertadas 😉 )
8) The Caligula Effect 2
O game apresenta uma narrativa interessante e que faz o jogador refletir durante a experiência. Com um gameplay semelhante à Persona, a história apresenta um grupo de jovens presos em uma realidade simulada. Assim sendo, quando percebem a situação que se encontram, eles decidem escapar e correr atrás da verdade.
O principal destaque em The Caligula Effect 2 é o questionamento sobre até que ponto vale a pena lutar por algo. Pois, os jovens presos dentro daquela falsa realidade possuem uma vida relativamente boa, mesmo que ela não sendo real. Logo, durante a narrativa do título, veremos os heróis se questionando sobre seus propósitos em adentrando reflexões que também farão o jogador refletir. Confira a análise neste link.
7) Doki Doki Literature Club
É, eu sei o que você está pensando. “ESPERA, Léo, porque você está colocando uma visual novel de romance nesta lista? alguém pare este cara imediatamenteeeee”. Bom, admito que quando eu ouvi falar sobre este game, meu primeiro pensamento foi que era melhor eu ir jogar Minecraft que eu ganhava mais. Entretanto, fui convencido a dar uma chance, pois de acordo com o meu amigo, Doki Doki é mais do que aparenta ser.
Felizmente, ele estava certo. O game apresenta uma aventura visual novel que começo como qualquer outra. Nosso protagonista é um personagem sem rosto, e a premissa inicial é que entremos em um clube de literatura a pedido da melhor amiga dele. Depois que aceitamos este pedido, a narrativa começa e devemos conversas com as garotas no clube, escrever poemas e ficar mais próximo delas.
Assim sendo, ao avançar da história tudo parece normal e basicamente o que já era esperado do game. Entretanto, em determinado momento da narrativa, acontece um plot twist e tudo muda… o jogador então se depara com uma série de acontecimentos inesperados que o farão questionar a realidade apresentada no título e a real intenção das personagens presentes no clube de literatura. Confira a análise neste link.
6) Maid of Sker
Maid of Sker foi uma das grandes surpresas de 2021. Particularmente, eu sou uma pessoa que dificilmente se agrada com terror (essa situação também se aplica aos outros gêneros). Entretanto, Maid of Sker apresenta uma proposta simples e cumpre ela de forma adequada. Na história, o protagonista Thomas Evans parte em uma jornada até um misterioso hotel em busca de sua amada esposa desaparecida.
Ao chegar no local, ele se depara com estranhas criaturas guiadas pelo som, que irão persegui-lo por todo o local. Então, nosso principal objetivo, é sobreviver, encontrar nossa esposa e escapar daquele inferno na terra. O grande destaque do game, é a sua ambientação e trilha sonora.
Pois, Maid of Sker sabe apresentar ambientes e uma trilha original que, enquanto são aterrorizantes e melancólicas, conseguem emocionar o jogador em uma situação que deixa até mesmo os players que não curtem tanto o gênero nos jogos, ficarão imersos na narrativa. Confira a análise aqui.
5) The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition
É,eu sei, OMG, Skyrim em 2021, o homão da po### Todd Howard não supera esse jogo. Mas sendo sincero, nós fãs também não. Skyrim é um dos mais influentes RPGs já lançados. O game mudou de forma brusca o funcionamento do gênero RPG, se tornando um marco e um dos jogos mais vendidos da Bethesda. Entretanto, será que o game realmente merece tanto destaque?
Bom, sim, merece. Pois, o título apresenta um mundo belíssimo e grande para se explorar, sendo que cada local que o jogador visitar, terá uma narrativa interessante a contar. Além disso, temos um sistema de classes que permite que o player sinta o protagonista ficando mais forte ao decorrer da aventura, o que incentiva ainda mais a exploração e a imersão neste mundo de fantasia.
Embora está nova versão tenha chegado com controvérsias, principalmente por não termos legendas em português no game, o título apresenta uma série de novidades interessantes como mods do clube de criação e novas quests. Além disso, os players que tiverem os consoles de nova geração, poderão usufruir de melhorias visuais ( daquele jeito Bethesda de sempre né…) e também de um boost para 60 FPS. Portanto, Skyrim é um RPG atemporal, e não importa quantas vezes seja lançado, sempre seguirá tendo um cantinho especial no meu coração e no mundo dos jogos. Confira a análise…( quando a análise estiver pronta a incrível Nana colocará o link aqui 🙂 )
4) Resident Evil: Village
É né… quem me conhece sabe que tenho sentimentos bem controversos em relação ao queridão da vila lançado este ano. O game apresenta uma narrativa que continua a história de Ethan Winters (também conhecido como Fu#k man) em sua jornada para salvar sua filha sequestrada. Neste aventura, ele acaba indo para um vilarejo no qual se depara com diversos lordes e criaturas que irão tentar mata-lo.
O que me deixa inconformado com Village, é que a história prometeu demais, principalmente em relação a vilã Lady Dimitrescu e acabou não entregando uma história memorável. Além disso, o desenvolvimento dos personagens é baixo, algo que lembra bastante RE4, o que tornou a experiência para os fãs do lore da franquia algo totalmente decepcionante.
Tá, mas Léo, se você não gostou da história do game, porque ele está na sua lista de melhores do ano? tu é doido? Primeiramente, sim, eu sou bem loko, mas… o título está na minha lista porque apesar dele decepcionar na história, todo o resto é feito de maneira excelente.
Assim sendo, temos aqui um jogo que consegue criar uma atmosfera imersiva e aterrorizante, principalmente na vila e no castelo. Toda está imersão é elevado ao máximo, graças ao excelente level design dos locais (fingiremos que a fábrica do Heisenberg é um delírio coletivo por um momento) e também a trilha sonora. Pois, temos aqui músicas que são marcantes e conseguem até mesmo superar o antecessor, RE7, em alguns momentos.
Além disso, Village proporciona um dos momentos mais aterrorizantes que eu experienciei este ano, e isso por si só, já é um grande motivo para ele estar aqui na minha lista. Isto dito, considero que título merece estar concorrendo a GOTY, entretanto, não penso que ele vá ganhar. De qualquer forma, acredito que o “RE Vila do lobinho” é um excelente título de survival horror, mas que deixa a desejar em sua história. Confira a análise aqui.
3) Marvel’s Guardians of the Galaxy
Finalmente chegamos no Top 3 melhores jogos jogados pelo SUPER critico Léo. Quando eu vi o anúncio de Marvel’s Guardians of the Galaxy, eu não esperava muita coisa. Anteriormente, eu havia zerado o game dos Vingadores, e é né… minhas expectativas estavam bem baixas para a nova aposta da Square Enix. Felizmente, eu estava enganado, e o título dos guardiões da galaxia, foi o game que eu mais me diverti jogando em 2021.
Embora a narrativa siga o “padrão clichê super-herói” , temos aqui personagens extremamente cativantes que conseguem divertir o jogador. Eles são engraçados, apresentam excelentes diálogos e possuem uma grande sincronia, principalmente nos combates.
O herói que mais se destaca aqui é Peter Quill. Pois, ele tem seu passado explorado de forma profunda, para que os jogadores consigam entender e simpatizar com as atitudes do personagem. Assim sendo, como eu disse em minha amazing (Spider-Man) análise que você pode ler aqui, o protagonista neste game consegue superar o apresentado no filme da Marvel.
Além disso, o game apresenta uma excelente trilha sonora, que consegue transmitir todos os sentimentos que a narrativa entrega. Portanto, Marvel’s Guardians of the Galaxy é um título que é notável que foi feito com o objetivo de entregar aos fãs dos personagens uma aventura memorável e divertida. Felizmente, esta meta foi atingida.
2) Life is Strange True Colors
Life is Strange True Colors apresenta uma narrativa sobre empatia. Todos nós desde 2020, vivemos em tempos sombrios, no qual nos colocarmos no lugar do outro e entender diferentes pontos de vista é essencial. Assim sendo, a história de True Colors conseguiu me emocionar de uma forma que superou até mesmo o título original.
Pois, aqui temos uma aventura mais madura e que apresenta a visão de adultos sobre um problema na sociedade local. Então, nos jogos anteriores, o grande foco e o que faz com os games toquem o coração dos jogadores, é a forma com que nós conseguimos nos identiificar com os personagens. Portanto, aqui vemos uma Alex tendo que lidar com suas emoções e ao mesmo tempo tentando descobrir a verdade sobre o que aconteceu no trágico acidente.
Além disso, o título consegue emocionar com uma trilha sonora que se encaixa perfeitamente. Logo, nos momentos em que Alex sente uma emoção, nós players também a sentimos, fazendo com que o poder da empatia seja exalado de uma forma única. Pois, mesmo que estejamos jogando um game, ao entendermos e nos simpatizarmos com a aventura de Alex, estamos exercendo empatia. Assim sendo, Life is Strange True Colors é um título que me emocionou e deixou ainda mais claro, o quão importante é termos empatia pelas as outras pessoas para sermos pessoas melhores e ajudarmos os outros… pois, ninguém vence na vida sozinho.
1) Lost Judgment
Eu nunca fui muito fã da série Yakuza. Zerei o Kiwami, e achei ok… também joguei o Like a Dragon e da metade do jogo pra frente a cada dialogo dos personagens e rumo narrativo eu sentia vontade de tacar o monitor pela janela de tão forçado. Portanto, decidi dar uma chance para Lost Judgment, sendo que a história aqui possui um tom diferente dos games citados acima.
Bom, felizmente posso dizer que Lost Judgment superou de todas as formas as minhas expectativas e apresentou a melhor narrativa que eu experenciei este ano nos jogos. O título apresenta uma reflexão profunda sobre o bullyng e as consequências que não lidar com está situação pode ocasionar. Pois, jovens que são agredidos tanto de forma verbal como física por seus colegas, infelizmente não é algo incomum, e a principal lição que a história de Tak nos ensina, é que se quisermos mudar o mundo pra melhor, temos que fazer alguma coisa.
Além disso, o game possui um protagonista excelente e bem desenvolvido, no qual conseguimos entender suas motivações e suas ações durante o jogo. Falando em ações, Lost Judgment entrega um gameplay excepcional, principalmente durante os combates. Ao entrarmos em um confronto, podemos escolher o estilo de luta que iremos adotar e enfrentar os inimigos de diversas formas.
Outro grande destaque em Lost Jugment é a sua trilha sonora, que OMFG, cada vez que as músicas de batalhas contra chefes se iniciavam eu ficava tão arrepiado e energizado que a energia do meu corpo poderia acender as luzes de uma cidade inteira. Além disso, cada uma das batalhas contra os inimigos possuem cenas de luta que são simplesmente OUTRO PATAMAR, com destaque para a luta contra um personagem chamado Daimu Akutsu, no qual a trilha é simplesmente uma das mais fo### que eu já ouvi na minha vida.
Com uma história profunda e personagens cativantes, cenas de ação espetaculares e uma trilha sonora que arrepia até a alma, posso dizer com 100% de certeza que Lost Judgment é meu Game of The Year.
Menções honrosas
Citarei agora brevemente alguns jogos que eu joguei este ano e merecem destaque, mas que não foram necessariamente lançados este ano
The Last of Us: Parte 2– É um game de ação e aventura num mundo investado de infectados. Eu não entendia antes a grandiosidade desta obra, mas decidi dar uma segunda chance e ele se tornou um dos melhores jogos da minha vida. Em resumo, o o game é ótimo, o que estraga é o fanboy.
Forza Horizon 5– Um excelente game de corrida que conseguiu me divertir bastante, mesmo eu não sendo fã do genero.
Death Strading– Um game excelente de aventura no qual aprendemos sobre a importância de ajudarmos os outros, pois só assim, a humanidade continuará unica. Em resumo, KOJIMA TÁ ON!!!!
Marvel”s Spider-Man– Um incrível jogo do Homem Aranha que apresenta a verdadeira essência do personagem e um gameplay viciante.